O mundo das campanhas de marketing está permanentemente a evoluir, com base nos comportamentos do consumidor. Segundo o relatório “2021 Global Marketing Trends” da Deloitte UK, baseado em questionários feitos a mais de dois mil consumidores e 405 executivos globais, determinou-se que existem novas tendências a prosperar este ano que ajudam a que uma campanha de marketing se torne icónica. Portanto, uma comunicação que fica na memória de quem consome e que, consequentemente, estimula à experiência de consumo e à posterior conversão desejada. Um em cada cinco consumidores entrevistados admitiu que apoia e deseja consumir as marcas que estejam a par das suas necessidades e ideais de consumo atuais.
O que pode transformar uma campanha de marketing, numa campanha intemporal? 3 campanhas de marketing memoráveis
Objetivo
Numa era de consumo digital, as campanhas de marketing devem ser, em contrapartida, o mais humanizadas possível. Uma campanha de marketing fica mais bem posicionada para o sucesso se:- Demonstrar os valores que alicerçam a sua marca;
- Tiver pesquisado e testado o seu público-alvo;
- Demonstrar, de forma direta, os benefícios associados ao seu produto/serviço.
Agilidade
Algo que a pandemia trouxe para o ambiente organizacional foi uma nova perceção de “agilidade”, por parte das marcas. Portanto, campanhas de marketing que consigam, rapidamente, adaptar-se ao contexto presente são vistas como muito mais memoráveis e intemporais. O recurso a mobiliário urbano DOOH (Digital-Out-of-Home), bem como a outras tecnologias, concedem maior autoridade à entidade. Porquê? Na medida em que ajudam a que esta consiga responder depressa a qualquer mudança que ocorra na atmosfera social, política ou económica de um país – com efeitos diretos na comunicação das empresas.Participação
As marcas estão cada vez mais a promover parcerias orgânicas com os seus clientes e novos consumidores a partir das suas campanhas de marketing. O que isto quer dizer? O crescente envolvimento e participação do consumidor numa campanha visa estimular uma melhor, e mais ampla, experiência de consumo.Usar o público-alvo como influencers e produtores de conteúdo pode ser feito de formas muito simples, como por exemplo introduzir um #hashtag que pretenda que os consumidores partilhem as campanhas de marketing, através dos seus canais digitais.
Experiência Humana
Manter uma mensagem humanizada nas campanhas de marketing ajuda a estabelecer sentimentos de empatia, por parte de consumidores em relação à marca. Passar a mensagem de que a marca sabe quem são os seus consumidores; que reconhece o trabalho dos seus funcionários; bem como o sucesso das partes interessadas, ajuda a que o público-alvo veja a marca como uma entidade com personalidade, humana, solucionadora e compreensiva.Talento
As campanhas de marketing devem, cada vez mais, concentrar-se em usar ativos valiosos, modernos, racionais e tecnológicos para criar uma comunicação que impacte automaticamente o consumidor. A utilização de sistemas como Inteligência Artificial (IA), softwares, sensores, Big Data ajudam as marcas a inovar, a demonstrar uma comunicação criativa e personalizada a cada consumidor.Campanha de marketing: a verdadeira vantagem
Uma campanha de marketing com um bom desempenho cria um aumento de 38% em ações de consumo via mobile, sendo 66% destes comportamentos de consumo direcionados à marca em si. Tal comprova que estruturar uma boa campanha de marketing significa também saber realizar um cruzamento entre uma comunicação offline (OOH) e o conteúdo que se partilha, através dos canais digitais da marca. O benefício sobre o investimento, em campanhas de marketing intemporais, é mais do que a curto-médio prazo.Esta conexão faz com que o claim e imagem OOH fique na mente dos consumidores, ao mesmo tempo que cria tráfego nas plataformas digitais e gera conversão. Num período em que as vendas globais, através de e-commerce, aumentaram para 22 triliões de euros (um aumento de 4%, comparativamente com 2018), as empresas devem ter em consideração como o consumidor pensa, o que o mesmo quer e que valores quer ver associados à marca, de forma a se ligar emocionalmente à mesma e consumi-la, por fim.
JCDecaux: criamos intemporalidade nas nossas campanhas de marketing
Na JCDecaux Portugal, adequamos as campanhas de marketing dos nossos parceiros consoante o seu target e o produto ou serviço que querem comunicar. O nosso principal objetivo é criar uma comunicação capaz de promover uma experiência completa e única, por parte do consumidor. Deixamos três exemplos de campanhas de marketing memoráveis, realizadas nos últimos anos, recorda-se?Campanha Dior #DiorLoveChain
Em 2017, a Dior lançou o famoso perfume Miss Dior Eau de Parfum. Para celebrar este novo produto a marca apostou em mupis DOOH, localizados nos centros comerciais Amoreiras, Oeiras Parque, Braga Parque e El Corte Inglês.A marca desafiou os consumidores a responder à pergunta “O que farias por amor?” e a tirarem uma fotografia no mupi com a sua resposta. Por cada post partilhado com o hashtag #DIORLOVECHAIN, a empresa doava 1 euro à instituição de caridade WE MOVEMENT.
Campanha Continente “A Natureza tem a Nossa Marca”
Em 2018, o hipermercado Continente transformou um abrigo de autocarro num verdadeiro laranjal, com o claim “A Natureza tem a Nossa Marca”. Para realçar a frescura dos seus produtos, a marca resolveu tornar uma paragem de autocarro, na cidade de Lisboa, numa pequena plantação de laranjas. Mais de 7.000 laranjas foram distribuídas aos consumidores que passam na rua.Campanha McDonald’s “Estende o Verão”
A McDonald’s criou uma campanha de marketing, durante o verão 2019, que se tornou memorável para os consumidores. Em paralelo com uma publicidade televisiva, a marca criou mupis, especialmente decorados com toalhas estendidas no seu interior, que foram distribuídos pelas cidades de Lisboa e Porto. O objetivo? Celebrar o verão e as toalhas da marca.Contacte a nossa equipa de profissionais e descubra as soluções de comunicação inovadoras que temos para si. Transformamos a sua campanha de marketing numa publicidade estratégica, única e intemporal.
https://www.forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2021/05/06/how-brands-can-drive-social-awareness-with-out-of-home-advertising/?sh=7768416b2b92
https://www.marketingweek.com/people-who-see-an-ooh-campaign-are-17-more-likely-to-engage-with-the-brand-on-their-mobile/
https://blog.hubspot.com/blog/tabid/6307/bid/34027/the-top-10-most-remarkable-marketing-campaigns-ever-slideshow.aspx
https://www.iab.com/wp-content/uploads/2018/10/Integration-of-Mobile-OOH.pdf
https://www2.deloitte.com/uk/en/pages/press-releases/articles/deloitte-digital-announces-global-marketing-trends-for-2021.html
https://www.forbes.com/sites/forbescommunicationscouncil/2021/05/06/how-brands-can-drive-social-awareness-with-out-of-home-advertising/?sh=7768416b2b92
https://www2.deloitte.com/content/dam/insights/us/articles/6963_global-marketing-trends/DI_2021-Global-Marketing-Trends_US.pdf