O mundo das campanhas de marketing está permanentemente a evoluir, com base nos comportamentos do consumidor. Segundo o relatório “2021 Global Marketing Trends” da Deloitte UK, baseado em questionários feitos a mais de dois mil consumidores e 405 executivos globais, determinou-se que existem novas tendências a prosperar este ano que ajudam a que uma campanha de marketing se torne icónica. Portanto, uma comunicação que fica na memória de quem consome e que, consequentemente, estimula à experiência de consumo e à posterior conversão desejada. Um em cada cinco consumidores entrevistados admitiu que apoia e deseja consumir as marcas que estejam a par das suas necessidades e ideais de consumo atuais.

O que pode transformar uma campanha de marketing, numa campanha intemporal? 3 campanhas de marketing memoráveis

Objetivo

Numa era de consumo digital, as campanhas de marketing devem ser, em contrapartida, o mais humanizadas possível. Uma campanha de marketing fica mais bem posicionada para o sucesso se:
  • Demonstrar os valores que alicerçam a sua marca;
  • Tiver pesquisado e testado o seu público-alvo;
  • Demonstrar, de forma direta, os benefícios associados ao seu produto/serviço.

Agilidade

Algo que a pandemia trouxe para o ambiente organizacional foi uma nova perceção de “agilidade”, por parte das marcas. Portanto, campanhas de marketing que consigam, rapidamente, adaptar-se ao contexto presente são vistas como muito mais memoráveis e intemporais. O recurso a mobiliário urbano DOOH (Digital-Out-of-Home), bem como a outras tecnologias, concedem maior autoridade à entidade. Porquê? Na medida em que ajudam a que esta consiga responder depressa a qualquer mudança que ocorra na atmosfera social, política ou económica de um país – com efeitos diretos na comunicação das empresas.

Participação

As marcas estão cada vez mais a promover parcerias orgânicas com os seus clientes e novos consumidores a partir das suas campanhas de marketing. O que isto quer dizer? O crescente envolvimento e participação do consumidor numa campanha visa estimular uma melhor, e mais ampla, experiência de consumo.
Usar o público-alvo como influencers e produtores de conteúdo pode ser feito de formas muito simples, como por exemplo introduzir um #hashtag que pretenda que os consumidores partilhem as campanhas de marketing, através dos seus canais digitais.

Experiência Humana

Manter uma mensagem humanizada nas campanhas de marketing ajuda a estabelecer sentimentos de empatia, por parte de consumidores em relação à marca. Passar a mensagem de que a marca sabe quem são os seus consumidores; que reconhece o trabalho dos seus funcionários; bem como o sucesso das partes interessadas, ajuda a que o público-alvo veja a marca como uma entidade com personalidade, humana, solucionadora e compreensiva.

Talento

As campanhas de marketing devem, cada vez mais, concentrar-se em usar ativos valiosos, modernos, racionais e tecnológicos para criar uma comunicação que impacte automaticamente o consumidor. A utilização de sistemas como Inteligência Artificial (IA), softwares, sensores, Big Data ajudam as marcas a inovar, a demonstrar uma comunicação criativa e personalizada a cada consumidor.

Campanha de marketing: a verdadeira vantagem

Uma campanha de marketing com um bom desempenho cria um aumento de 38% em ações de consumo via mobile, sendo 66% destes comportamentos de consumo direcionados à marca em si. Tal comprova que estruturar uma boa campanha de marketing significa também saber realizar um cruzamento entre uma comunicação offline (OOH) e o conteúdo que se partilha, através dos canais digitais da marca. O benefício sobre o investimento, em campanhas de marketing intemporais, é mais do que a curto-médio prazo.

Esta conexão faz com que o claim e imagem OOH fique na mente dos consumidores, ao mesmo tempo que cria tráfego nas plataformas digitais e gera conversão. Num período em que as vendas globais, através de e-commerce, aumentaram para 22 triliões de euros (um aumento de 4%, comparativamente com 2018), as empresas devem ter em consideração como o consumidor pensa, o que o mesmo quer e que valores quer ver associados à marca, de forma a se ligar emocionalmente à mesma e consumi-la, por fim.

JCDecaux: criamos intemporalidade nas nossas campanhas de marketing

Na JCDecaux Portugal, adequamos as campanhas de marketing dos nossos parceiros consoante o seu target e o produto ou serviço que querem comunicar. O nosso principal objetivo é criar uma comunicação capaz de promover uma experiência completa e única, por parte do consumidor. Deixamos três exemplos de campanhas de marketing memoráveis, realizadas nos últimos anos, recorda-se?

Campanha Dior #DiorLoveChain

Em 2017, a Dior lançou o famoso perfume Miss Dior Eau de Parfum. Para celebrar este novo produto a marca apostou em mupis DOOH, localizados nos centros comerciais Amoreiras, Oeiras Parque, Braga Parque e El Corte Inglês.
A marca desafiou os consumidores a responder à pergunta “O que farias por amor?” e a tirarem uma fotografia no mupi com a sua resposta. Por cada post partilhado com o hashtag #DIORLOVECHAIN, a empresa doava 1 euro à instituição de caridade WE MOVEMENT.
 

Campanha Continente “A Natureza tem a Nossa Marca”

Em 2018, o hipermercado Continente transformou um abrigo de autocarro num verdadeiro laranjal, com o claim “A Natureza tem a Nossa Marca”. Para realçar a frescura dos seus produtos, a marca resolveu tornar uma paragem de autocarro, na cidade de Lisboa, numa pequena plantação de laranjas. Mais de 7.000 laranjas foram distribuídas aos consumidores que passam na rua.
 

Campanha McDonald’s “Estende o Verão”

A McDonald’s criou uma campanha de marketing, durante o verão 2019, que se tornou memorável para os consumidores. Em paralelo com uma publicidade televisiva, a marca criou mupis, especialmente decorados com toalhas estendidas no seu interior, que foram distribuídos pelas cidades de Lisboa e Porto. O objetivo? Celebrar o verão e as toalhas da marca.
 

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