Após uma queda de 14.4% entre 2019 e 2020, referente aos investimentos publicitários feitos com o orçamento de marketing estipulado pelas empresas em Portugal, estima-se que este ano haja uma recuperação de cerca de 6% de investimento em comunicação Out-of-Home (OOH), 5% em rádio e 6.4% em campanhas televisivas.

Uma previsão positiva, estimada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), coloca Portugal numa posição de crescimento económico próximo dos 3.9% em 2021, com uma crescente evolução para 2022 na ordem dos 4.8%. Num período de recuperação, ao nível de investimentos empresariais, esta torna-se a altura indicada para as marcas repensarem o orçamento de marketing existente para os meses seguintes, delineando estratégias que visem a impulsionar uma melhor e mais rápida comunicação sobre os seus produtos e serviços disponíveis em mercado.

Gerir o orçamento de marketing de uma empresa deve passar pela compreensão e célere ajuste a passíveis mudanças no mercado. Tal deve impedir que o ROI (Retorno do Investimento) de uma campanha de comunicação seja, grandemente, afetado. Assim, como é que as marcas podem vir a otimizar o orçamento de marketing, num período de crescimento económico ao nível do consumo, por parte da sociedade?

Comparar ROI de campanhas passadas

Uma das principais formas de otimizar o orçamento de marketing é comparar o Retorno do Investimento (ROI) de antigas campanhas e perceber que métricas resultaram melhor: qual foi o produto/serviço anunciado; em que canal foi publicitado (ex. digital, OOH, rádio, televisão); que público-alvo foi segmentado; qual foi o valor alocado do orçamento de marketing para esta comunicação.

A melhor forma de compreender se o ROI = (Receita - Custo dos bens vendidos) / Custo dos bens vendidos) teve uma taxa de sucesso é, primeiramente, analisar qual foi estratégia pensada para este tipo de comunicação e descobrir métricas que garantirão sucesso nas próximas campanhas. A última coisa pretendida é gastar orçamento de marketing em vão, não obtendo os resultados desejados.

Descobrir onde estão os consumidores

 Em campanhas de comunicação Out-of-Home é essencial usar o orçamento de marketing de forma ponderada, estudada e certeira. Para isso, deve haver uma análise de mercado sobre a presença geolocalizada do público-alvo que a marca de consumo pretende atingir. Como? Através de dados governamentais, pesquisas de campo e relatórios de instituições como o Censos, é permitido estudar onde se encontra certo nicho populacional.

Uma localização cuidadosamente selecionada permite que as empresas obtenham, mais rapidamente, os resultados desejados na sua campanha OOH, conseguindo manter o orçamento de marketing da marca dentro do estipulado. Sem gastos extraordinários, com valores de conversão dentro do esperado.

Não investir demasiado até gerar lucro

Segundo a Entrepreneur Europe, qualquer campanha de marketing (offline ou online) deve ser iniciada em pequena escala, com segmentação do público-alvo, anteriormente bem analisada. Ou seja, o orçamento de marketing destinado para uma comunicação deve ser sempre ponderado, até se verificar que o ROI está a um valor percentual duplicado face ao dinheiro investido pela marca.

Criar campanhas multiplataforma

O orçamento de marketing deve ser investido numa sinergia comunicativa entre várias plataformas comunicacionais. Sabe-se que uma campanha OOH impulsiona os canais digitais de uma marca:
 
  • 31% em publicidade online
  • 56% em paid media
  • 80% em pesquisa orgânica

Assim, é bastante benéfico se as marcas alocarem orçamento de marketing para campanhas que possam ser comunicadas em digital e OOH. As campanhas OOH atuam como uma fonte comunicativa “memorável”, disponível no exterior durante 24 horas por dia, sem interrupções ou AdBlocking. Visa assim complementar aquilo que pode escapar à atenção dos consumidores através dos meios digitais. Cerca de 82% dos consumidores admite prestar, frequentemente, atenção a uma publicidade presente nas ruas.

Saiba bem investir o seu orçamento de marketing

Na JCDecaux Portugal, estabelecemos estratégias comunicativas estudadas e personalizadas, face às necessidades do nosso parceiro e do comportamento atual do consumidor: o que ele procura atualmente? Para onde se direcionam as suas ações de consumo?

Como líderes do mercado OOH, ajustamos o seu orçamento de marketing a campanhas destinadas a serem impactantes e memoráveis para os consumidores que pretende alcançar.