De acordo com o relatório Associação de Publicidade Exterior da América (OAAA), 68% dos consumidores está consciente que passa demasiado tempo à frente de ecrãs e a consumir conteúdo digital. Atualmente, 69% admite que passou a apreciar mais publicidade  outdoor e 45% tem a noção que um outdoor bem concretizado, a nível criativo, lhes chama à atenção.

Ao longo dos últimos 5 anos, a publicidade outdoor apresentou uma taxa de crescimento anual de 11% (CAGR). Em 2022, a popularidade das campanhas outdoor continuará a crescer devido ao burnout digital sentido, por parte de quem consome, bem como pela evolução de sistemas tecnológicos como a data em tempo real, que permite às empresas medirem mais facilmente a performance da publicidade Out-of-Home (OOH).

Os consumidores estão muito mais bem informados e exigentes, do que há 30 anos atrás, e o mercado tem de, claramente, acompanhar essa evolução. O OOH, paralelamente com design do website da marca, estratégias de SEO e criação de conteúdo, terá de integrar cada vez mais tecnologia e os interesses do seu público-alvo.

Estas são as 4 tendências para a comunicação OOH em 2022:
 

1. Localizações com destaque

A diversificação de lugares onde o outdoor é implementado continua a crescer. As empresas querem estar presentes em áreas públicas de relevo, como é o caso dos aeroportos, dos centros comerciais e as paragens de autocarro. As localizações e os formatos de mobiliário urbano são cada vez mais distintos, sendo adaptados às necessidades da marca.

Por exemplo, sabe-se que a publicidade nos aeroportos, tanto no interior como no exterior, foi uma área responsável por estimular o crescimento do mercado Out-of-Home (OOH) em 2019, com uma divisão da receita a 27%. Segundo relatório da OAAA, “Consumer Insights and Intent -Early 2022”, o acesso e a utilização de espaços como aeroporto subirá para mais do dobro, comparativamente com 2020.

Uma razão que se deve ao facto de 78% dos consumidores já estarem a planear as suas férias para o primeiro trimestre de 2022, sendo que 51% admite que vai utilizar o avião como meio de transporte (56% Boomers, 48% Geração X, 53% Millennials e 40% Geração Z).

Esteja atento às necessidades do seu consumidor e saiba para onde ele planeia deslocar-se. Garanta que a sua campanha está localizada em pontos de referência e em destaque para o público-alvo.
 

2. DOOH

A evolução do acesso a data em tempo real e a criação de softwares, que permitem que o futuro 100% programático esteja cada vez mais perto, farão com que mais marcas apostem em campanhas de Digital Out-of-Home (OOH).

Em 2022, a publicidade exterior vai adaptar-se, instantaneamente, à sua audiência. O ecossistema do DOOH evoluiu, ao longo do tempo, de modo a atender às seguintes necessidades para as marcas anunciantes:
 
  • Técnica programática avançada, onde anunciantes oferecem inventário para trocas múltiplas de anúncios (header bidding);
  • Otimização do caminho de conversão;
  • Aumento de servidores de anúncios.

O DOOH é uma tendência que não tem pretensão de regredir no segmento comunicativo  OOH, muito pelo contrário. Estima-se que o mercado global de publicidade DOOH irá crescer e atingir os cerca de 44 biliões de euros, já em 2026.
 

3. Inteligência Artificial

Ao recorrer a sistemas de Inteligência Artificial os anunciantes vão poder, facilmente, targetizar o seu público-alvo. Métodos como reconhecimento facial, sensores e outras tecnologias de IA permitem que as empresas invistam em campanhas programáticas, que irão selecionar à priori, quem deve ser impactado pela publicidade.

Existem possibilidades que vão para além do outdoor tradicional, ou seja, com localizações geográficas estratégicas com a mesma mensagem estática, presente durante 24/7. Atualmente, é possível determinar antes a persona de consumo e adaptar a performance do anúncio, com base em data existente sobre o público-alvo da marca.
 

4.Storytelling

Os consumidores encontram-se cansados do excesso de conteúdo desnecessário que vêm todos os dias na Internet, por isso, em outros meios de comunicação, como o outdoor, a atenção das pessoas tem de ser “agarrada”. A mente humana foi concebida para se envolver, emocionalmente, por factos e opiniões.

Aqui entra o poder do storytelling, como uma das tendências em comunicação outdoor para 2022. Sim, se pretende anunciar um produto ou serviço, não se limite apenas a pensar em mostrar o produto, propriamente dito, e a sua boa proposta de valor associada.

Os consumidores querem-se envolver e sentir algo. Para isso, há que se construir um bom storytelling em torno de uma publicidade outdoor, tendo como foco principal: uma personagem, demonstrar o problema e, por fim, provar que existe uma resolução.

Uma campanha outdoor com storytelling deve conter, tanto na imagem como no copy, um tipo de “personagem” e “problema” iguais ao que consumidor-tipo da marca representa e aquilo que, neste momento, está à procura. Por fim, a “resolução” é o produto ou serviço que a empresa pretende anunciar.

Publicidade outdoor: ferramentas inovadoras JCDecaux Portugal


A JCDecaux Portugal é a referência para soluções Out-of-Home (OOH), com algumas ferramentas inovadoras é possível preparar uma campanha outdoor focada no futuro:

Creation

Disponibilizamos uma ferramenta digital, conhecida como Creaction, onde é possível testar, virtualmente, o impacto e a leitura de cada criatividade no ambiente exterior, mesmo antes desta ser colocada nas ruas.

Creation é um programa único, desenvolvido a nível internacional, onde é possível testar e analisar a peça comunicativa outdoor, de modo a compreender se a mensagem publicitária vai obter o desempenho pretendido.

A ideia é que o parceiro envie várias versões possíveis da campanha outdoor que quer promover. As artes finais são introduzidas na plataforma Creaction e, posteriormente, ocorre uma simulação virtual da criatividade em ambiente urbano, no formato de mobiliário exterior desejado. O relatório é enviado com fotos e o vídeo com sugestões, ou não, de alterações que vão melhorar a eficácia da criatividade.

Creative Heatmap (VIM)

Esta também é uma ferramenta revolucionária, perfeita para a sua campanha outdoor. Com recurso à Inteligência Artificial do VIM (Visual Impact Measurement) é possível determinar as áreas de maior foco, às quais o consumidor vai prestar mais atenção, na peça comunicativa em outdoor.

A plataforma VIM mostra um mapa de calor disposto por cores, sendo que cada uma significa um nível diferente de relevância. Estas manchas de cor demonstram ao anunciante que zonas, do seu outdoor estático ou digital, vão captar mais atenção dos consumidores e que consequentemente têm a informação que mais facilmente será retida pela mente do público-alvo.

JCDecaux Portugal: acompanhamos as tendências do mundo outdoor

Siga as tendências do ramo outdoor e transforme o seu negócio numa referência à análise do pensamento de consumo atual. Inspire o seu público-alvo e faça com que se recordem dos seus valores, produtos e serviços.

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