Falámos com Rui Luís, responsável de IT da JCDecaux, sobre a solução Dynamic Content, que permite apresentar diferentes conteúdos em painéis publicitários, dependendo de variáveis externas como a meteorologia. Afinal, em que consiste e como funciona esta tecnologia?

1. O que é a tecnologia Dynamic Content, de forma resumida e não técnica? O que permite fazer?

A tecnologia Dynamic Content, desenvolvida pelo grupo JCDecaux, permite afixar conteúdos nos nossos dispositivos digitais em função de variáveis dinâmicas. A meteorologia é um exemplo comum – passar conteúdos diferentes caso esteja frio ou calor, ou caso haja chuva ou sol. Permite também concebermos conteúdos à medida, onde integramos dados externos, como notícias provenientes de um fornecedor de conteúdos, ou informação relativa à chegada ou partida de voos, cujos elementos podemos introduzir na campanha. O céu é, literalmente, o limite!
 

2. Qual a vantagem para as marcas e para as pessoas que passam na zona? Há dados sobre isto? Qual o feedback recebido até agora?

Com esta tecnologia, as marcas conseguem ajustar de forma mais rigorosa a sua mensagem ao público-alvo. Assim, e com os dados de audiência que estão associados a cada um dos nossos equipamentos, a criação de campanhas publicitárias é cirúrgica: a mensagem é transmitida nas condições ideais e de forma precisa ao público que a vai consumir.

O Grupo JCDecaux possui já uma larga experiência com este tipo de campanhas e pelos dados de que dispomos, a tecnologia Dynamic Content ajusta claramente as campanhas ao público-alvo. O feedback recebido dos nossos clientes internacionais é positivo e demonstra maior confiança nesta solução, visto ser mais eficaz e aumentar a rentabilidade do investimento em publicidade.
 

 

3. De forma muito resumida, como funciona esta tecnologia?

De forma resumida, e embora a tecnologia por trás deste processo seja complexa, é apresentada de forma simples aos nossos gestores de campanha.
 
  1. Durante o briefing da campanha, são acordadas as variáveis que terão influência e os conteúdos vídeo a passar em função dessas variáveis;
  2. Caso as variáveis sejam suportadas “out of the box” pelas nossas aplicações de gestão de conteúdos, estes são alocados às diferentes condições e a campanha é agendada para o período pretendido;
  3. Caso seja necessário um desenvolvimento adicional, os termos do projeto são acordados com o anunciante e a campanha é agendada após a implementação desse desenvolvimento.


4. Onde está instalado neste momento?

Temos campanhas de Dynamic Content em grande parte dos centros comerciais da Sonae, Mundicenter e aeroportos de Lisboa, Porto e Faro. É um caso de sucesso! Em conjunto com a Impresa, criámos conteúdos dinâmicos que entretêm e informam os consumidores sobre as principais notícias do dia.
 

5.Quais são os planos para o futuro? Onde vai estar? Como vai evoluir?

O futuro da publicidade exterior digital passa pela implementação de condições programáticas, ou seja, dar a possibilidade aos anunciantes de, diretamente, alocarem campanhas e conteúdos a equipamentos digitais da JCDecaux, sem mais intervenção humana, e com um curto espaço de tempo entre a alocação da campanha e a visualização no equipamento. Em média, e pela experiência de outras filiais onde o programático está já a dar os primeiros passos, todo este ciclo, desde a alocação, validação e até à visualização, consegue demorar menos de uma hora! É um passo importante para levar ao público, rapidamente e com o mínimo de intervenção, as campanhas dos nossos clientes.

Temos outros exemplos, como o grupo Tesco, no Reino Unido, onde o ciclo e conteúdo das campanhas é colocado em tempo real pelo cliente. Permite, por exemplo, aumentar a frequência da campanha que anuncia pão quente, às horas em que saem as fornadas de pão. Como líder mundial em publicidade exterior, podem sempre contar com o grupo JCDecaux para continuar a oferecer ao mercado outras possibilidades “quentinhas”!



Na JCDecaux, a inovação está no nosso ADN. Trabalhamos constantemente para encontrar novas soluções para velhos problemas das marcas. Entre em contacto para conhecer as últimas novidades de comunicação OOH.