As campanhas de Out-of-Home (OOH) impactam milhões de pessoas diariamente em todo o mundo. A globalização, o mercado em constante atividade e o aumento da competitividade fazem com que os anunciantes olhem, cada vez mais, para o OOH como peça essencial na comunicação.

O OOH assume-se assim, como uma mais-valia para qualquer estratégia de marketing. Ano após ano, regista sucessivos aumentos de investimento por parte das empresas, quer sejam pequenas ou grandes companhias.

Apesar do OOH ser associado a comunicação para massas, os avanços tecnológicos e o aumento do conhecimento sobre os clientes, permitem hoje uma maior segmentação e consequente aproximação entre anunciantes e público-alvo.

Passado e futuro: a comunicação exterior não para de evoluir

Com um longo passado, a comunicação exterior nunca parou de se adaptar às evoluções tecnológicas e à preocupação com a sustentabilidade.

Pontos como o movimento (i.e. aumento da interatividade), o tipo de papel (i.e. recurso a papel reciclado) e uma iluminação mais sustentável (e.g. luzes LED e painéis solares) são apenas alguns exemplos de inovações introduzidas. Mas a comunicação também se tornou mais programática, isto é, passou a recorrer a dados e softwares para otimizar o planeamento e impacto das campanhas.

A principal inovação das últimas décadas consiste na fusão entre o físico e o digital, num formato que conhecemos por Digital Out-of-Home (DOOH), que alia a o poder da presença física dos formatos tradicionais com a introdução do vídeo.

Contudo, apesar da constante evolução tecnológica, a preparação, transformação e afixação das campanhas OOH recorre a técnicas manuais de grande perícia e detalhe.

Como são afixadas as campanhas outdoor?

Todas as campanhas, exigem um bom planeamento, feito em conjunto com o cliente, relativamente ao conceito, design, produção, locais, formatos e o target  para cada campanha OOH.
Antes da publicidade “ir para o ar”, as artes finais das campanhas podem ser testadas através da ferramenta digital Creaction, sendo possível avaliar os elementos gráficos e de leitura que a criatividade vai apresentar. Após a avaliação e aprovação do visual, segue-se a produção dos cartazes.

A afixação da campanha é delineada e concretizada pelas equipas técnicas da JCDecaux Portugal, profissionais que seguem todos os standards de segurança e eficiência. O processo de preparação de cartazes não é sempre igual e depende do tipo de formato. Por exemplo:
  • Os Mupis são preparados em rolos, ou seja, as equipas preparam e juntam cada um dos cartazes respeitando a sequência em que devem aparecer nos mupis instalados na rua;
  • Os  séniores exigem um trabalho prévio de colagem das folhas, pois a sua criatividade não é feita numa só folha, mas sim dividida por 4;
  • O grande formato 8x3 representa um conjunto de 12 ou 14 folhas que são separadas e identificadas e devem ser deixadas em água 12 horas antes de serem afixadas. Estes equipamentos requerem uma afixação muito especifica, com recurso a uma escada ou a plataformas elevatórias.
 
Da criatividade à realidade - produção


Seja no Continente ou nas ilhas, o planeamento das campanhas e os cartazes são distribuídos às equipas no terreno, semanalmente, sempre a partir da meia-noite. Isto permite que as nossas equipas consigam modificar os painéis durante a noite para que logo no início da manhã as novas campanhas já estejam no ar.

Trabalhamos diariamente com equipas qualificadas e dedicadas, porque cada campanha merece todo o nosso cuidado e atenção. Desde as equipas comerciais, que constituem o primeiro ponto de contacto com os parceiros, à equipa de marketing, backoffice e equipas técnicas, todos, em conjunto, servimos cada cliente da melhor forma, sempre focados na criatividade, sustentabilidade e inovação. O sucesso dos nossos clientes é o nosso sucesso.

JCDecaux Portugal, parceiro na próxima campanha outdoor

Somos uma empresa de publicidade exterior presente em mais de 80 países e 4 mil cidades. Diariamente, impactamos mais de 840 milhões por todo o mundo. Queremos sempre elevar os padrões do design, qualidade, inovação e sustentabilidade. A nossa maior preocupação é estar sempre a par da inovação e tendências no campo da comunicação OOH, de modo a garantir uma boa resposta às necessidades dos nossos parceiros e fornecer uma campanha eficaz.

Somos referência em soluções Out-of-Home (OOH) e ajudamo-lo a clarificar todo o processo, levado a cabo pelo nosso grupo de especialistas. Contacte-nos e descubra as vantagens de instalar a sua campanha nos diferentes formatos que a JCDecaux tem para lhe oferecer.