Este contrato de 10 anos, anteriormente detido por um concorrente, abrange todas as 9 divisões de Antuérpia (540.000 habitantes), a segunda maior cidade da Bélgica, o segundo maior porto da Europa, o segundo mais importante centro petroquímico do mundo, líder mundial no comércio de diamantes e capital da moda, que possui também ativos no turismo e cujo setor de alta tecnologia está em crescimento acelerado.

O novo contrato abrange a instalação, conservação, exploração e manutenção de 940 abrigos de passageiros com publicidade. Serão ainda instalados ecrãs digitais nos abrigos de passageiros localizados nos pontos mais estratégicos da cidade, que proporcionarão a difusão de mensagens contextualizadas, geolocalizadas e em tempo real. Constituindo verdadeiros concentrados de inovação, permitirão a afixação de informação local e de publicidade, acompanhando assim o dia a dia dos cidadãos e simultaneamente proporcionarão às entidades de poder local e aos anunciantes flexibilidade, reatividade e excecional visibilidade na sua comunicação.

Os novos mobiliários urbanos foram desenhados pelo famoso arquiteto Norman Foster. A sua conceção e desenho, baseados em fortes valores ambientais, otimizam o seu desempenho energético, garantindo uma exploração responsável ao longo da duração do contrato. Alimentados por eletricidade verde, o consumo de energia dos mobiliários será reduzido em mais de 50%. Além disso, a escolha de materiais recicláveis ​​e resistentes à corrosão, como aço, alumínio e vidro, garantirá a sua qualidade a longo prazo. A frota automóvel da JCDecaux será composta por veículos 100% elétricos. Ao propor as suas soluções mais inovadoras, a JCDecaux continua a sua aposta na melhoria da qualidade de vida urbana, em linha com os objetivos e expectativas da cidade de Antuérpia e dos seus cidadãos.

Número um da comunicação exterior e do mobiliário urbano na Bélgica, a JCDecaux beneficia de um posicionamento estratégico neste mercado-chave em pleno coração da Europa, com as concessões de mobiliário urbano em Antuérpia (onde a JCDecaux está atualmente presente com os MUPIs e os abrigos de passageiros com publicidade), Bruxelas, Charleroi, Bruges, Hasselt, Liège, Mons ou Namur e o contrato de bicicletas em serviço livre Villo! em Bruxelas. A JCDecaux também opera mais de 900 mobiliários urbanos digitais nos principais centros comerciais do país, nas lojas Carrefour, no Aeroporto de Bruxelas, em Bruxelas e em Liège, bem como no metro de Bruxelas.
 
Em janeiro de 2021, a cidade de Antuérpia lançou um concurso público para a concessão de abrigos de passageiros e respetiva instalação, manutenção e exploração. Através destes abrigos, o município de Antuérpia deseja criar valor acrescentado para os cidadãos, para as empresas e para as entidades públicas. Por esse motivo, o acordo não se limita ao aspeto financeiro, mas refere-se igualmente à inovação e à sustentabilidade. Na qualidade de concessionária, a JCDecaux fará a gestão dos abrigos de passageiros e instalará tecnologias inteligentes, tetos verdes e painéis solares. Claude MarinowerVereador da Economia, Emprego, Inovação, Indústria, Digitalização, Marketing e Comunicação de Antuérpia, Domínio Público e Assuntos Jurídicos do município
 
As paragens de autocarros e de elétricos bem equipadas constituem um meio da maior importância para convencer as pessoas a utilizar os transportes públicos. Os novos abrigos de passageiros desempenham, portanto, um papel relevante no fortalecimento da divisão modal para Antuérpia: menos viagens de automóvel e mais através dos meios de transporte público e a mobilidade partilhada, ligados de forma inteligente num modelo para uma transição multimodal. Koen KennisVereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Antuérpia
 
Estamos felizes por termos ganho este novo contrato com a cidade de Antuérpia que, ao optar por confiar no nosso conhecimento e na nossa experiência, revigora a JCDecaux na sua estratégia em matéria de inovação, design, qualidade e desenvolvimento sustentável. Há mais de 55 anos, o modelo de desenvolvimento da JCDecaux tem permitido a criação, instalação, disponibilização e manutenção de serviços de utilidade pública urbana, acessíveis a todos, respeitadores do meio ambiente e criadores de valor econômico nos territórios. A cidade de Antuérpia também integrou a transformação digital da comunicação exterior, que atualmente desempenha um papel da maior importância na vida das cidades e cria um canal de comunicação essencial entre os municípios e os seus cidadãos, tal como entre as marcas e os seus consumidores. Como número um em comunicação exterior na Bélgica e no mundo, mobilizamo-nos para implantar as tecnologias mais inovadoras e os formatos mais criativos ao serviço da transição ecológica, social e econômica das cidades no sentido de um modelo mais sustentável Jean-Charles DecauxCo-Director-Geral da JCDecaux
 

Números-chave da JCDecaux
  • Volume de negócios 2020: 2 312 M€
  • Presença em 3 670 cidades com mais de 10 000 habitantes
  • Audiência diária de mais de 840 milhões de pessoas em mais de 80 países
  • 10 230 colaboradores
  • Líder da bicicleta em livre serviço: pioneira da mobilidade suave
  • 1ª empresa de Comunicação Exterior que aderiu ao RE100 (compromisso para 100 % de energias renováveis)
  • JCDecaux está cotada na Eurolist d’Euronext Paris e faz parte dos índices Euronext 100 e Euronext Family Business
  • JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro no índice FTSE4Good (4,6/5) e nas classificações CDP (A Leadership) e obteve a classificação “triple A” do MSCI pelo 4º ano consecutivo
  • 964 760 faces publicitárias no mundo
  • N° 1 mundial do mobiliário urbano (489 500 faces publicitárias)
  • N° 1 mundial da ublicidade dos transportes com mais de 160 aeroportos e 270 contratos de transporte nos metros, autocarros, comboios e elétricos (329 790 faces publicitárias)
  • N° 1 europeu do grande formato (129 970 faces publicitárias)
  • N° 1 da comunicação exterior na Europa (615 530 faces publicitárias)
  • N° 1 da comunicação exterior na Ásia-Pacífico (216 590 faces publicitárias)
  • N° 1 da comunicação exterior em América Latina (66 120 faces publicitárias)
  • N° 1 da comunicação exterior em África (22 500 faces publicitárias)
  • N° 1 da comunicação exterior no Médio-Oriente (15 350 faces publicitárias)