A publicidade Out-of-Home é um dos meios mais antigos de comunicar e promover produtos existentes a nível mundial. Sabe-se que o primeiro registo desta forma de publicidade ocorreu no Egito, há mais de 5000 anos atrás. A evolução da publicidade exterior foi-se sentindo, ao longo dos anos, sendo sempre adaptada ao panorama de desenvolvimento económico, socio cultural, à generalização da sociedade de consumo, ao amadurecimento do setor de publicidade em Portugal, ou seja, ao seu peso económico e vantagens ao nível da inovação e criatividade. 

As cidades mudaram, evoluíram até a um ponto em que é comum ver, no meio de edifícios e de espaços públicos, uma vasta oferta de imagens estrategicamente colocadas, de modo a confrontar o olhar do consumidor enquanto se desloca na rua. Seja na rua, em centros comerciais, em aeroportos, paragens de autocarros, entre outros.

Em Portugal, a publicidade moderna OOH acabou por ter origem no ano de 1915. Nos últimos 30 a 40 anos, vários mobiliários urbanos têm surgido no mercado português, como forma de comunicar um produto ou serviço de uma determinada marca. Entre os equipamentos mais comuns que encontramos no exterior, temos: os mupis, abrigos, painéis, empenas e séniores. É daquele primeiro que vamos falar.

O mupi é um tipo de mobiliário urbano, destinado a comunicação Out-of Home, cujo suporte tem por norma uma dimensão padrão de 1200 x 1750 mm, com um cartaz, em papel ou digital, como base da maioria da comunicação apresentada. O mupi tem uma base para adicionar possível iluminação à publicidade, podendo também contar com um sistema rotativo que permite comunicar várias campanhas ao mesmo tempo.

Sabe-se que um formato de comunicação exterior como o mupi garante uma taxa de retenção da informação por volta dos 52%. Se se comparar o mupi tradicional com um formato DOOH (Digital-out-of-home), está provado que o consumidor retém, neste caso, cerca de 83% da informação da campanha. Até 2023, a comunicação DOOH, que inclui equipamentos como o mupi, que irá valer cerca de 27 bilhões a nível mundial.
 
 

Quais as vantagens associadas ao mupi?

A utilização de um mupi como veículo para uma determinada campanha apresenta claras vantagens para a organização que está a investir no âmbito de comunicação Out-of-Home:
  • Retorno de investimento: a difusão de mensagens e conteúdos publicitários de uma marca através de um mupi em ambiente exterior, agrega resultados positivos em termos de retorno do investimento efetuado. O mupi, localizado em ruas e avenidas principais de uma metrópole, em aeroportos, centros comerciais, entre outros, é capaz de atingir grandes massas de consumidores que irão reter a informação partilhada por este tipo de mobiliário urbano.
  • Incentivo à compra: sabe-se que a qualidade da criatividade do mupi apresentado, em ambiente exterior, influencia a perceção de 34% dos consumidores, sobre a marca e a qualidade do seu produto ou serviço anunciado. Consequentemente, 29% dos consumidores vão sentir-se impulsionados a comprar, com base na informação disposta neste formato de comunicação.
  • Alcance comunicacional em massas: numa geração com um permanente estímulo comunicativo, principalmente digital, com as redes sociais, notificações, chats, entre outros, é intuitivo para o consumidor “evitar” e “ignorar” qualquer publicidade que possa surgir no seu smartphone ou computador. Um mupi, é um one-of-a-kind design, pelo que uma campanha bem conseguida (ao nível de design e da comunicação escrita) consegue ter sempre impacto no consumidor, uma vez que está marcadamente à vista do mesmo, não sendo possível ignorar um estímulo visual tão grande, como faz com o que surge no visor do seu ecrã).

Campanha de mupis: o que é importante

Seleção do local

Numa campanha de mupis, um dos pontos mais importantes a se ter em conta é uma verdadeira localização com significado. Só assim se poderá garantir uma maximização e amplificação da visibilidade da campanha, se se realizar um estudo a priori sobre os pontos de comunicação existentes numa cidade, onde um determinado nicho de mercado está presente.

A mensagem de uma campanha apenas se torna útil e significativa se se encontrar na zona, tempo e lugar certos.

Criatividade

Apostar num mupi, como objeto de campanha de uma marca, tem de significar apostar num equipamento de comunicação OOH que cruza características que sejam apelativas, únicas, harmoniosas e funcionais. Na JCDecaux Portugal, os mupis são um autêntico reflexo do espaço onde está inserido, ou seja, estão em imersão com o ambiente envolvente.
Apenas com uma criatividade multifacetada é possível garantir um diálogo contínuo entre o consumidor e a marca, sem parecer algo imposto ao olhar daqueles que passam todos os dias no exterior.

Implementação digital

Campanhas com o recurso a um mupi digital são 400% mais visualizadas pelos consumidores, do que um mupi comunicado no seu formato tradicional, ou seja, apenas com um cartaz estático. A implementação de uma campanha com um recurso vincado à tecnologia, faz com que a mensagem da marca seja transmitida de uma forma mais interativa, o que potencia a experiência de consumo do indivíduo que a visualiza.

O aparecimento de mupis digitais foi natural e veio, como consequência, da evolução na área informática. Hoje em dia, podem incorporar-se equipamentos tecnológicos no mupi que vão desde o painel touch screen, câmara de vídeo, ligação wi-fi, sistema de áudio, até sensores de temperatura, proximidade e movimento.

Vamos “mupiar”? Confie o seu mupi à JCDecaux Portugal

A JCDecaux Portugal é responsável por revolucionar e modernizar o meio de comunicação Out-of-Home (OOH). Estamos preparados para intervir nas mais variadas áreas de negócio que desejem diversificar e aumentar as suas estratégias de branding. Através de uma análise de detalhada das necessidades de cada marca, fornecemos mobiliário urbano, como é o caso do clássico mupi, onde garantimos a montagem de uma campanha memorável, aliada ao melhor design e durabilidade.