Os centros comerciais são lugares de incontornável atividade para consumo de bens de primeira necessidade, bem como produtos ou serviços associados a áreas como a moda, desporto, lazer, entre outros. Num ambiente que condensa elevados fluxos de visitantes, que se deslocam para os centros comerciais, tendencialmente, com um espírito predisposto e ligado à ação de compra, é fundamental que as marcas vejam o OOH Shopping como uma oportunidade para anunciar a empresa e fazer valer o seu produto ou serviço.

 O OOH Shopping apresenta-se como um formato publicitário capaz de targetizar e alcançar o consumidor, através de campanhas que funcionam como CTA’s (Call-to-Action) para a atividade de consumo. Num local onde o estímulo para compra está sempre presente, sendo que 51% dos visitantes acaba sempre por comprar algo (por necessidade ou impulso), o OOH Shopping torna-se o último ponto de contacto com os visitantes antes dos mesmos iniciarem a sua escolha de consumo. Um dos benefícios associados ao formato OOH Shopping é a possibilidade de o consumidor interagir com o produto logo depois de ter visualizado a campanha de publicidade. Isto torna o processo, até ao estágio de conversão, mais rápido, prático e realista para o consumidor.
 
 

Benefícios associados aos formatos OOH Shopping

O OOH Shopping representa uma ferramenta capaz de manter o espírito do consumidor ligado e interessado no produto ou serviço anunciado. Sendo o ambiente de centro comercial um espaço onde há uma maior predisposição para gastar, seja por impulso ou interesse emocional pela marca, esta é uma estratégia de marketing bastante apelativa para qualquer empresa.
Segundo o relatório Connected Consumer 2014, sabe-se que:
  • 90% dos consumidores fazem compras por impulso;
  • 77% mudam de opinião no centro comercial;
  • 70% dos consumidores quer que a marca o “conduza” até à loja.
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Apesar de a sociedade se encontrar numa era predominantemente digital, a mudança de hábitos de consumo em lugares físicos como o shopping não mudou assim tanto. Cerca de 50% dos consumidores, a nível europeu, admite que ainda compra a maioria dos seus bens em centros comerciais.

Estes dados, relacionados com o estado emocional do consumidor quando perceciona publicidade OOH Shopping, denota a importância deste formato para o reforço de marcas que se queiram fazer notar no mercado:
  • 79% dos consumidores admite ficar em estado de alerta e entusiasmo quando vê uma publicidade OOH Shopping
  • 61% dos consumidores revelam estado de relaxamento, felicidade e interesse

Os shoppings revelam ser espaços públicos associados a momentos de prazer e realização social onde o consumidor se encontra para relaxar, socializar e procurar oportunidades de compra. Todos estes benefícios atraem amplas audiências de consumo a um único local, que se revela uma excelente aposta de investimento para as empresas.

Os formatos OOH Shopping funcionam assim para maximizar o alcance de campanhas a um público-alvo com o maior poder e disponibilidade de compra.

Tipos de formatos OOH Shopping

Existem 3 grandes formatos OOH Shopping adaptados às necessidades de qualquer marca que pretenda anunciar em centros comerciais:
  • Media Estática ou Decorações Especiais – corresponde ao formato tradicional que pode ser aplicado em diferentes superfícies e localizações estratégicas;
  • Digital – corresponde a um formato moderno que permite a interação com a peça, contendo conteúdo digital e dinâmico. Variáveis como temperatura, hora do dia, index de UV, entre outros, podem ser personalizados neste formato;
  • Ativações de Marca – um formato disruptivo que proporciona uma experiência emocional, capaz de criar uma maior ligação entre a marca e o consumidor. A sua forma e método de interação são personalizados à medida do parceiro.

Media estática ou Decorações Especiais

  • Mupi – cartazes integrados em mupis, localizados em áreas de grande tráfego e nas proximidades das lojas
  • Banners –formato de média a grande proporção instalado, por norma, na parte central do shopping, ficando visível em vários andares do centro comercial; 
  • Vidros de acesso – decorações nas portas de entrada ao shopping nas zonas de estacionamento
  • Porta de elevadores – decoração das portas dos elevadores que funcionam como canal de acesso aos restantes andares do centro comercial, bem como à entrada/saída para o parque de estacionamento;
  • Interior de elevadores –Este formato permite personalizar as paredes, criando um storytelling adaptável e que gere interação entre o consumidor e a marca (e.g. um espelho para selfies);
  • Escadas e tapetes rolantes – formato que apresenta a sua comunicação em vinil a decorar os vidros das escadas ou tapetes rolantes;
  • Mesas de restauração – formato correspondente à decoração em vinil das mesas das zonas de restauração em centros comercais;
  • Cancelas – parte inferior das cancelas de acesso ao parque de estacionamento do centro comercial. Este formato permite criar um primeiro impacto com o cliente no momento da sua chegada;
  • Colunas – formato decorado a vinil, localizado nos pilares presentes nos parques de estacionamento. Esta decoração permite criar um primeiro impacto com o cliente no momento da sua chegada;
  • Lonas – formato de média a grande proporção instalado nas paredes dos parques de estacionamento de um shopping.

Media Digital

  • Premium LED – formato de grande proporção e impacto, onde a publicidade é exibida através de um ecrã LED. Variáveis como index UV, temperatura e hora podem ser personalizados, consoante a necessidade do parceiro;
  • Mupi Digital – mupi com publicidade em formato digital, geralmente localizado na parede ou nos corredores dos centros comerciais. A campanha torna-se mais interativa e interessante pela capacidade de integrar animações e transições de imagem.

Ativações de Marca

Os formatos OOH Shopping que constituem a área de Experiência correspondem a campanhas publicitárias com detalhes, volumetrias e técnicas de interação proeminentes. Pode ir desde um objeto tridimensional (volumetria), até stands de exposição e promoção, ou formato de distribuição que permitem a interação e o acesso real ao produto em questão (e.g. stand de automóvel, oferta de produtos, texturizações)

OOH Shopping, identidade de marca associada a campanhas impactantes

Através do formato OOH Shopping, a JCDecaux Portugal garante a possibilidade de as marcas interagirem e comunicarem com cerca de 75% da população portuguesa que visita, em média, centro comerciais de 2 em 2 semanas.
Um método de publicidade de grande cobertura no local de compra, assim é o OOH Shopping. Permite uma alta frequência de contato com os seus consumidores, através de imagens dinâmicas, interativas e de personalização em rede. Descubra todas a soluções personalizáveis que temos para si.