Espera-se que o mercado global de Comunicação OOH passe de 55 biliões de euros, contabilizados no ano de 2021, para 79 biliões, já no final do ano de 2025. Tal traduz-se numa previsão de mercado que assume uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 7,8%.

A reorganização das estratégias empresariais, ao longo dos últimos meses, bem como a recuperação do impacto da COVID-19, fazem com que as marcas comecem o ano a investir em comunicação em diferentes meios, seja em comunicação OOH como em canais digitais.

Dentro da comunicação Out-of-Home existem diferentes modelos de mobiliário de exterior. Hoje vamos falar-lhe do 8x3 e dar-lhe a conhecer as vantagens deste formato.

O que são 8x3?

8x3 são um grande formato de mobiliário exterior, usados para promover serviços ou produtos de uma entidade, seja esta uma organização, marca, empresas em nome individual ou parcerias. Através deste formato é possível uma marca dar-se a conhecer e criar um grande impacto no consumidor uma vez que a mensagem comunicada pode ser apresentada num formato muito mais impactante que o normal. Este tipo de comunicação Out-of-Home (OOH), por norma, está localizada em zonas geográficas de elevado tráfego, como é o caso das principais artérias e estradas de uma cidade, uma vez que a sua dimensão pretende chamar à atenção do maior número de consumidores possível, estejam eles no papel de pedestres ou condutores.
 

Sabia que este formato é projetado para seguirem a Regra dos 8 segundos? Sim, as campanhas em 8x3, se forem bem concebidas, têm de ser capazes de passar uma mensagem clara ao consumidor em apenas oito segundos.

Na JCDecaux Portugal conduzimos as nossas parcerias, e os pedidos dos nossos clientes, sempre com foco na qualidade e relevância associadas às campanhas OOH, a serem implementadas em formatos como os 8x3.

Porque devo investir neste tipo de formato?

Os outdoors publicitários remontam ao século XIX, mais propriamente ao ano de 1830, quando Jared Bell começou a promover atuações circenses em Nova Iorque, em posters de grandes dimensões.

Várias décadas se passaram, e este tipo de comunicação continua a ser muito relevante, seja em formato estático e impresso, como digital. Este tipo de outdoor publicitários são um dos formatos mais utilizados, mundialmente, para a promoção de produtos ou serviços por parte de uma marca. As marcas que comunicam neste formato tendem a ser consideradas como marcas relevantes, credíveis e importantes.
Através deste formato as marcas podem contar a sua história, inovar e apresentar campanhas de forma criativa para criar um maior impacto e conduzir as audiências para outros canais como o digital de uma forma mais eficiente. Este tipo de formato é especialmente eficaz a transmitir a mensagem das marcas.
 

A nível internacional, os grandes formatos de mobiliário de exterior representam cerca de 66% dos formatos produzidos neste mercado, sendo o único meio de publicidade tradicional com uma estimativa de crescimento cumprida, ao longo dos últimos cinco anos. Um aumento médio de investimento, por parte das empresas, de cerca de 2.1% anuais, apenas abaixo do digital (+14%), e contrapondo-se pela diminuição de relevância de outros canais como:
  • TV: -2,5%
  • Rádio: -4,2%
  • Revistas: -15,5%
  • Jornais impressos: -19,8%

Sendo os 8x3, um formato de comunicação OOH ainda bastante relevante, é assim importante compreender os fatores que determinam a qualidade de uma campanha realizada neste formato e, por conseguinte, o custo de oportunidade associada à mesma. Segundo a Geopath, uma organização sem fins lucrativos, que usa tecnologia e pesquisa de media para estimar as impressões semanais de cada outdoor num país e fornecer classificações OOH, existem 10 fatores a ter em conta que definem a qualidade e preço associado a uma campanha neste tipo de formato:

1. Circulação
O volume total de tráfego que passa pelo formato. Este é obtido, através das autoridades de transporte, e convertido no número de pessoas que passam pelo outdoor durante a semana.

2. Demografia
O histórico de milhões de viagens é obtido, através de pesquisas públicas de viagens realizadas pelos consumidores. Nestes estudos, encontra-se disponível características demográficas dos cidadãos, que passam pelos outdoors publicitários, bem como o destino das viagens que efetuam diariamente.

3. Geoposicionamento
O posicionamento deste mobiliário de exterior é mapeado com precisão em relação à estrada, da qual deriva uma audiência. Tal tem influência sobre a probabilidade do formato OOH ser mais facilmente, ou não, visto pelo consumidor.

4. Zona de contato
O tipo de rua e/ou estrada, bem como tamanho do outdoor, são utilizados para determinar a distância a que a imagem e/ou a mensagem escrita da campanha pode ser vista.

5. Dados de velocidade
Data de mobilidade, proveniente de reports, como INRIX 2021, permitem prever a velocidade a que um consumidor passa de carro por uma campanha OOH, consoante o dia da semana e a hora.

6. Tempo de permanência
O tempo em que o consumidor se encontra na zona de contato da campanha pode ser determinada, segundo cada hora do dia. Quanto mais tempo o público-alvo se encontrar na zona de contato, maior probabilidade existe que este visualize a publicidade.

7. Observação de anúncio padrão
Pesquisas de rastreamento ocular de alta tecnologia são utilizadas para somente contabilizar aqueles consumidores que, realmente, observam o anúncio com base no tamanho e no posicionamento deste tipo de comunicação de exterior.

8. Oportunidade de visualização da campanha
Estando definido o Tempo de Permanência, dentro da Zona de Contacto, pode-se determinar o nº de publicidades que são observadas pelos consumidores durante um dia.

9. Observação e rastreamento ocular
Este tipo de pesquisa para além da observação padrão, ao considerar o número de anúncios que podem ser vistos, à medida que as pessoas passam em vários níveis de velocidade, ao longo de todas as horas do dia. Ou seja, o resultado corresponde à capacidade de relatar o número de pessoas que vê cada publicidade exibida no mobiliário de exterior.
 

Campanha em 8x3: 9 dicas essenciais


Garanta uma campanha OOH bem-sucedida, no formato de 8x3, onde pode (e deve) apresentar um conteúdo criativo, com um CTA relevante e, potencialmente, combinar a campanha em diferentes meios (e.g. Out-of-Home, display e redes sociais).

Siga estas dicas, de modo a criar uma comunicação única e diferenciadora para a sua marca:
 
  • Foque-se numa mensagem única e concisa;
  • Apresente uma mensagem direta e um copy curto;
  • Destaque palavras-chave da campanha, num tamanho grande e legível;
  • Aposte num logo e imagens altamente visuais;
  • Distribua a mensagem numa direção em “Z”, ou seja, de cima para baixo e da esquerda para a direita;
  • Considere a imagem e o tamanho da fonte, com base na distância de visualização (e.g. Estamos a falar de 8x3? Mupis? Mupis Digitais? Séniores?...);
  • Use animações, sempre que possível;
  • Prefira cores primárias e brilhantes;
  • Crie um sistema de “Atração-Comunicação-Associação”, i.e., localize o seu produto ou serviço no lado esquerdo (parte superior) e a mensagem escrita distribuída de forma lateral, do lado direito da peça.


A JCDecaux Portugal

A comunicação OOH “veste” ruas de cidades, vias rápidas, centros comerciais, aeroportos, e outros espaços exteriores, e fazem parte do nosso dia-a-dia enquanto consumidores.
Este é um mercado de contínuo crescimento anual, tendo apresentado um aumento de 38% no terceiro trimestre do ano passado, valores que comprovam a relevância e rápido acompanhamento do mercado e das necessidades de consumo.
Não é por acaso que o Out-of-Home é o mais antigo meio de massas.

Contacte a nossa Equipa JCDecaux Portugal e comece já a fazer a diferença na comunicação da sua marca!