Os finalistas da licenciatura em Publicidade e Marketing, da Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, desenvolveram um conjunto de campanhas publicitárias com o objetivo de sensibilizar os fumadores a não atirarem beatas de cigarro para chão. Um trabalho realizado em parceria com a JCDecaux Portugal.

Este projeto foi realizado a partir de uma Unidade Curricular do curso de Publicidade e Marketing, o Ateliê de Agência, que tem como objetivo desafiar os estudantes a desenvolver uma campanha publicitária em toda a sua extensão.
 


Alexandra David, Vice-Presidente da Escola Superior de Comunicação Social, explica que esta iniciativa publicitária, conduzida pelas unidades curriculares da ESCS, foi o resultado de um protocolo efetuado entre o estabelecimento de ensino superior e a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do galardão atribuído à cidade: Capital Verde Europeia 2020.

A Vice-Presidente e Professora Adjunta Convidada, admite que a parceria com a JCDecaux Portugal surgiu de uma forma bastante natural. Em primeiro lugar, porque a Câmara Municipal é um parceiro da JCDecaux Portugal e, em paralelo, porque a ESCS é uma referência nacional no ensino de publicidade e marketing e a JCDecaux Portugal é o principal player do mercado de comunicação Out-of-Home (OOH). Dois polos comunicacionais que faria todo o sentido de juntar.

Um grupo de quase 50 finalistas estiveram envolvidos no processo criativo da campanha “Acabar com as beatas no chão” que pretendeu sensibilizar os fumadores a não atirarem beatas para o chão. Dentro dos vários conceitos criativos desenvolvidos, quatro foram os selecionados:

“Em casa não se atira beatas para o chão”;
“Sabes quantas beatas um fumador deita para o chão num ano?”;
“São só 2 minutos até à papeleira mais próxima”;
“Hoje no chão, amanhã no prato”.

João Barros, docente na ESCS, afirma que esta Unidade Curricular tem privilegiado trabalhar com instituições distintas e sobre temas que tenham um impacto social relevante, de modo a contribuir para a modificação de hábitos e ajudar a sociedade a direcionar-se para comportamentos mais conscienciosos.

O verdadeiro público-alvo são os fumadores, acrescenta Alexandra David, estes são os consumidores com hábitos de tabagismo que necessitam de ser sensibilizados para o flagelo que é a poluição provocada pelas beatas, nas ruas de Lisboa.

Esta campanha está em diferentes meios de comunicação (TV, rádio, imprensa, OOH, digital, redes sociais) e conta ainda com ativação de marca.

O resultado destes trabalhos, em parceria com a JCDecaux Portugal, está a ser exibido, até sexta-feira (dia 24 de setembro), na nossa rede de mupis digitais, em cinco centros comerciais da região de Lisboa:
  • Amoreiras Shopping Center;
  • CascaiShopping;
  • Centro Comercial Vasco da Gama;
  • Colombo;
  • Oeiras Parque.