Antes do QR (Quick Response) Code ser introduzido em áreas como a comunicação OOH, este foi criado com um diferente propósito: Em 1994, o engenheiro Masahiro Hara, da empresa DENSO WAVE, criou o QR Code com o intuito de localizar veículos e as peças que se deslocavam nas linhas de montagem da fábrica.

Atualmente, o QR Code tem uma ampla funcionalidade para marcas podendo ser usado para fornecer informações sobre produtos ou serviços de consumo, para aceder a websites ou perfis sociais, fazer download de uma app móvel, receber pagamentos, aceder a uma rede de WiFi, entre muitas outras opções.

O QR Code é um tipo de código de barras, facilmente lido por dispositivos móveis, através do qual os consumidores podem ter acesso a qualquer informação que as marcas queiram. Sabia que um QR Code também lê números de telefone e websites?
 

Torne a sua comunicação OOH mais mobile-friendly

Ao longo da última década, várias foram as estratégias testadas em publicidade pelas marcas, de modo a tornar a experiência do consumidor mais próxima e emocional (e.g. LED, LCD, Bluetooth, entre outros). Atualmente, o QR Code tornou-se num dos métodos mais apreciados para aceder as informações relevantes sobre uma marca, através de dispositivos móveis.

Um dos insights mais valiosos que a pandemia trouxe para as marcas foi a valorização crescente de tipos de comunicação capazes de gerar uma interação contactless com o conteúdo partilhado. Gerações de consumo, como é o caso da Geração Z (pessoas que nasceram entre a segunda metade de 1990 até o início de 2010), são tipos de consumidores que estão mais recetivos a publicidade que seja imersiva, autêntica e prática.
 

De acordo com Scanova, 43% dos consumidores admite que passou a ver o QR Code como uma forma útil de consumir um produto, bem como aceder a informações ou propostas de valor, de uma forma rápida e intuitiva, através do smartphone.

De acordo com o report “Keeping It Real with Gen Z”, esta é a primeira faixa etária de consumidores que passa cerca de 90% do tempo a consumir media através de dispositivos móveis, sendo as redes sociais a sua principal atividade. Estes são os consumidores 100% atentos às novas tendências, a influenciar a família em processos de decisão de compra e, em breve, a representar o maior grupo de futuros consumidores.

Assim sendo, é essencial que as marcas estejam a par das necessidades de consumo do seu público-alvo, mas também da grande massa representativa de pessoas que estão a adaptar e a modificar padrões de consumo.

Em primeiro lugar, as marcas devem estabelecer estratégias de publicidade que estejam 100% adaptadas para uma mobile experience única e diferenciadora. A Geração Z representa um tipo de consumidor que cada vez menos realiza compras em lojas físicas. 80% dos consumidores admite que apenas se desloca aos estabelecimentos se tiver tempo, sendo que 75% recorre à opção de e-commerce por conveniência.

Em segundo lugar, cada vez mais os consumidores procuram fortes experiências Omni canal, ou seja, uma abordagem em publicidade que permite ao usuário ter acesso a produtos, ofertas e serviços de suporte a clientes, em diferentes canais, plataformas e dispositivos (e.g. QR Code). Para além da acessibilidade associada a esta estratégia, existe também a vontade, por parte de quem consome, de obter diferentes experiências e interações com a marca, que possam ser partilhadas via online com amigos e família.

Torne a sua publicidade OOH mais interativa com a utilização de QR Codes

Antes de avançar para as vantagens, associadas à utilização de um QR Code, na comunicação OOH, é preciso ter em conta uma componente vital: a marca deve escolher localizações com cobertura móvel, de modo a que a experiência do utilizador não seja prejudicada. Locais como centros comerciais, aeroportos e grandes centros, são bons exemplos.

Estando a geolocalização assegurada, prosseguimos para as várias utilidades do QR Code em publicidade no mobiliário exterior:

1. Direcionar tráfego para o website

O método mais popular é usar o QR Code, numa publicidade OOH, para que o consumidor aceda ao website da marca. Use um CTA e uma imagem apelativa e faça com que os consumidores pesquisem pela sua empresa.

2. Anunciar novos espaços

Imagine que a sua empresa abriu um novo espaço. Use um QR Code tanto para criar brand awareness, como para estimular a visita física do consumidor à nova loja.
Este código de barra pode alojar informações como coordenadas do Google Maps. O consumidor ao ler o QR Code é automaticamente direcionado para a morada, facilitando todo o processo de localização.

3. Promover novos produtos

Use o QR Code para mostrar, de forma interativa, um novo produto e/ou serviço da sua marca. Associe um vídeo exclusivo (e.g. teaser, trailer ou tutorial) que pode estar integrado no seu canal de Youtube ou, simplesmente, na página de produto do website da sua marca.
Esta é uma estratégia comum para transmitir informações relevantes de bens eletrónicos, de saúde e serviços alimentares. Por exemplo: informação de produto, como usar o produto, como instalar o produto, transmissão de instruções de segurança ou documentos legais (e.g. termos e condições).

4. Divulgar promoções e descontos

Adicionar um QR Code na sua campanha OOH para promover descontos é uma forma fácil do consumidor reter esta informação, guardá-la (ao scannear o código) e usá-la num futuro próximo. Ter esta possibilidade, especialmente quando o consumidor está a deslocar-se pela cidade, é uma vantagem importante.

5. Aumentar comunidade online

Outro método é usar o QR Code numa publicidade que tem por intuito anunciar as redes sociais da empresa. Ao ler o código de barras o consumidor é, automaticamente, direcionado para uma página (e.g. Instagram, Facebook, TikTok) com uma opção automática para fazer “Like” ou “Follow”.
Se não quiser limitar o QR Code a apenas uma rede social, pode usar esta estratégia para direcionar o público para uma landing page onde pode ter vários botões para todas as redes sociais onde a marca esteja presente.
 

QR Code tracking? Monitorize a performance da publicidade

Usar um QR Code nas suas campanhas OOH traz também a possibilidade de monitorizar a performance da sua comunicação. Quer saber se os consumidores estão a interagir com a sua marca? E se o retorno está a compensar o investimento?
Ao contrário dos métodos tradicionais de marketing impressos, a publicidade OOH dá-lhe a possibilidade de monitorizar:
  • ROI (Retorno sobre o investimento) – o QR Code permite descobrir a receita obtida através de uma publicidade OOH. O código de barras dinâmico dá-lhe a possibilidade de ter uma visão global de data e métricas como localização, hora do scan, dispositivo operacional usado e scans totais vs. únicos;
  • Localização – se a publicidade está a decorrer em diferentes países, cidades ou zonas específicas, é possível determinar qual é o ponto estratégico que está a ter maior impacto. Através da data associada compreende-se onde o QR Code está a ser mais usado.
 

Dinamismo e diferenciação na comunicação das suas campanhas com a JCDecaux Portugal

Os QR Codes, nos painéis de publicidade da JCDecaux Portugal, melhoram o posicionamento das marcas em comunicações OOH, ao possibilitar o envolvimento do consumidor com o produto ou serviço anunciado. Uma estratégia cada vez mais relevante nos dias de hoje, visto ser uma ótima oportunidade para rastrear em tempo real o desempenho e da eficácia da campanha OOH.

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