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As instituições de ensino têm na publicidade exterior o segredo para um excelente aproveitamento. Descubra as vantagens da comunicação OHH neste sector.

O Marketing OOH (Out-of-Home) permite às instituições de ensino cativar uma nova geração de estudantes, comunicar propostas educativas e aumentar a notoriedade num mercado cada vez mais competitivo. Descubra as vantagens de investir em formatos de comunicação disruptivos e como o fazer de forma eficiente.

Marketing OOH: o que significa para as Instituições de Ensino

O marketing OOH é uma ferramenta de comunicação que estimula a aquisição de bens de consumo. Ao nível das organizações de Ensino, esta técnica tem um objetivo simples: impactar o público e convertê-lo a consumidor que usufrui dos seus produtos educativos, isto é, os cursos.
A boa implementação de uma campanha OOH permite que a promoção de uma instituição de ensino seja feita da mesma forma que outro produto ou serviço, desde que tenha um conceito bem estruturado e um design inovador.

As vantagens do Marketing OOH para o Ensino Superior

O Out-of-Home (OOH) consegue atrair a atenção das gerações mais jovens, quando comparado com outras estratégias da mesma categoria.

Um estudo conduzido pelo Facebook Business em 2019, comprovou que os Millennials e a Geração Z são muito impactados por campanhas de marketing OOH, ao contrário do que acontece com Facebook Ads. Assim, para as entidades de Ensino Superior o marketing OOH representa uma forma eficaz de alcançar novos candidatos e obter mais receita a partir das matrículas e das propinas.

Através do Marketing OOH, o aumento das taxas de inscrições académicas pode acabar por acontecer, se o público-alvo com interesse na temática for alcançado. Como consequência, estes estudantes acabam por se inscrever em formações superiores.

A integração de jovens, que provém principalmente de áreas científicas e humanísticas do ensino secundário, no ensino superior sofreu um crescimento de cerca de 3.9% desde 2011 até 2021. Estes valores, referentes à taxa de penetração global do ensino superior em Portugal, têm vindo a crescer nos últimos anos, contudo ainda são números relativamente baixos quando comparados com outros países da União Europeia.

Através do marketing OOH estes jovens, bem como cidadãos com idades mais avançadas, podem ter conhecimento de recorrentes formações oferecidas por instituições superiores. Estas novas oportunidades de estudo visam passar conhecimentos e competências profissionais que reorientam e reconvertem atividades profissionais.

O marketing OOH ajuda estrategicamente as entidades de ensino superior a captar mais estudantes e a comunicar a importância de um grau educativo terciário.

Como implementar o Marketing OOH no Ensino Superior?

Um mobiliário urbano, com uma campanha de marketing OOH clara, emocional e honesta não escapa à atenção de nenhum Millennial ou pessoa da Geração Z. Aliás, 83% dos consumidores acredita que a publicidade OOH (Out-of-Home) é informativa.
Se pretende criar uma campanha OOH (Out-of-Home), para o setor do Ensino Superior, descubra que tipos de mensagem funcionam melhor.
 

  1. Falar sobre o futuro

O futuro do setor educativo deve ser dotado de mensagens positivas e concretas, depois de um período de incerteza enfrentado durante a pandemia.
Com o marketing OOH, cabe às instituições passar uma comunicação que demonstre aos estudantes a importância de os mesmos continuarem a apostar na sua formação e na sua carreira profissional.

2. Oportunidades Virtuais

O marketing OOH pode trazer vantagens competitivas para as organizações educativas, durante um período em que ainda existem muitos cursos a serem lecionados apenas online. Se a sua instituição possui ofertas de cursos 100% remotos, porque não anunciá-los?
Adaptar a mensagem aos tempos que correm à uma excelente solução para quem não deseja perder relevância no setor.

3. Vantagens promocionais

Outro tipo de conceito que resulta em marketing OOH é a comunicação de ofertas promocionais, associadas à inscrição em cursos ou workshops de uma determinada organização educativa.
Comunique o benefício das formações superiores, associadas à integração no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que disponibiliza propostas de valor atrativas para os estudantes.

4. Informações e dados estatísticos

O marketing OOH garante que as organizações possam partilhar conteúdo informativo e prescritor sobre o panorama educativo do país.

Assim, uma campanha pode desempenhar a função de educar a população para dados estatísticos, muitas vezes desconhecidos pelos consumidores. Entre estes, podem estar mensagens sobre níveis de literacia, o número de inscrições em cursos por ano letivo, entre muitos outros tópicos.

JCDecaux: líder em marketing OOH

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Publicado em Tendências