Menu
José Carriço é o colaborador mais antigo da JCDecaux Portugal. Assistiu em primeira mão à evolução da publicidade exterior em Portugal. Agora, partilha o que aprendeu - e o que faz a diferença para o futuro.
 
Um pequeno gesto pode ter consequências imprevisíveis. Que o diga José Carriço que, há mais de 35 anos, fez algo simples: respondeu a um anúncio.

Com apenas 21 anos, não podia imaginar o que se seguiria. Mas foi assim que embarcou numa aventura que dura até hoje.

Estava dado o toque de partida para uma carreira na primeira linha da comunicação exterior em Portugal. Só que não foi uma carreira qualquer.

Quando o José chegou à JCDecaux, o país atravessava um período extraordinário. A área da publicidade em que começou a trabalhar – e muitas outras - eram muito diferentes daquilo que agora conhecemos.

Estávamos em 1986. O ano da entrada na CEE. Os primeiros anos de democracia. A diferença entre o mundo interno e o externo era gigante.

Essa cultura de mudança, de abertura, de transformação, marcou-o até hoje. Nesses primeiros anos, afixou equipamentos, instalou sanitários, tratou da manutenção, geriu equipas. Viveu as ruas de Lisboa de madrugada, enquanto os portugueses acordavam para uma nova realidade.

Trabalhou sempre no departamento técnico. Fazia o que era preciso. E o que era preciso era um pouco de tudo. E enquanto o José ajudava a mudar a comunicação exterior, as marcas, os consumidores, e o país, mudavam à sua frente.
Ao longo dos anos, foram várias as campanhas especiais que lhe passaram pelas mãos. Umas foram mais impactantes, outras emocionantes ou divertidas. Mas houve uma em particular que se tornou inesquecível.

Teve a participação de uma convidada muito especial: um dos maiores ícones pop de todos os tempos, a grande Tina Turner.

O cenário foi o estádio José de Alvalade. Ainda hoje, basta perguntar ao José qual é a sua campanha favorita para que as palavras fluam com emoção: “A JCDecaux ofereceu-nos os bilhetes para o concerto. Saímos alguns minutos antes do espetáculo acabar para irmos afixar os cartazes de agradecimento pelo concerto realizado, iniciando a afixação desde o estádio para todas as zonas de Lisboa, de modo que as pessoas que estavam a sair do estádio, fossem vendo os novos cartazes afixados. ”

Os anos seguintes trouxeram inovações que pareciam inimagináveis quando o José começou a carreira. A publicidade exterior passou a ser mais dinâmica, mais rápida, mais interativa. 

Passou a ser possível segmentar a comunicação, medir resultados, avaliar o desempenho de campanhas antes de irem para o terreno, acompanhar o estado dos suportes, entre tantas outras coisas.

Mas apesar das muitas mudanças, as coisas mais importantes permaneceram iguais na JCDecaux.

A preocupação constante com a qualidade. A relevância do design, do impacto, e da inovação. O cuidado pelo meio ambiente e a importância da sustentabilidade.  A garra para dar tudo por cada marca na certeza de fazer brilhar qualquer campanha.

A forma como o José resume as mais três décadas que viveu na JCDecaux é, ao mesmo tempo, humilde e profunda: «Ao longo de todos estes anos, em que faço parte desta empresa, sinto que fomos, eu e a empresa, crescendo a par e passo. Cresci profissionalmente, sempre acompanhando o crescimento da empresa. Sinto que formamos uma grande família, festejando em conjunto as conquistas e lutando em conjunto para ultrapassar os obstáculos.»

Para o José, é isto que destaca as campanhas extraordinárias e aquilo que encontra nas marcas que permanecem no topo, agora como há 35 anos atrás.

Hoje, continua a fazer o que mais gosta. Assume a função de controlador de Mobiliário Urbano. Está no terreno, a acompanhar as equipas, a verificar todos os pormenores, todos os dias para garantir que tudo corre como esperado. E não pode esperar pelo próximo desafio.

Esta é a história do José na JCDecaux. Há muitas mais histórias por contar e cada uma é única. Mas todas, de alguma forma, contam o mesmo sobre uma empresa onde acreditamos que as pessoas são o nosso maior trunfo.

Proporcionamos experiências únicas e investimos no desenvolvimento dos nossos colaboradores, cuja saúde e bem-estar constituem uma das nossas prioridades. Capacitamos os as pessoas para saberem arriscar e responder aos desafios de forma não convencional de forma a marcarmos a diferença. 

Entre em contacto com a nossa equipa e descubra a diferença de trabalhar com pessoas com dedicação e experiência.
 

Publicado em Atualidade