O que é o Brand Urbanism®?
Enquanto as cidades vivem profundas alterações para que estejam  à altura dos desafios que a sociedade enfrenta, nomeadamente em termos de desenvolvimento sustentável, às marcas é igualmente exigido uma afirmação da sua componente social. Este paradigma tem sido a justificação para as sinergias entre iniciativas públicas e privadas, com o objectivo de melhoramento da vida metropolitana.

Esta prática emergente é aquilo a que chamamos Brand Urbanism® (traduzindo, algo como urbanismo das marcas), que consiste na criação de parcerias das marcas com o poder local com vista ao lançamento ou financiamento de projectos urbanos, temporários ou permanentes. Uma parte do budget de marketing de determinados Grupos já tem em conta esta componente urbanística.
 
Nike reabilita beco parisienseNike reabilita beco parisiense com campo de Basket
A JCDecaux como ponte entre as marcas e a cidade
O conceito de Brand Urbanism® é conivente com o ADN da JCDecaux, que de resto é conhecida por estabeler pontes entre as autoridades públicas locais e as marcas.
Ao oferecer, através da publicidade. financiamento de serviços para todos às cidades (abrigos de autocarros, painéis informativos, colunas Morris, entre outros), a JCDecaux é pioneira no conceito de Brand Urbanism®.

Como facilitadora e catalisadora das relações diárias das marcas com o seu espaço envolvente, a JCDecaux conhece de perto a importância do Brand Urbanism® na melhoria da vida das populações (quer no que toca ao ambiente, como também no clima, na componente social ou na requalificação de freguesias) e na melhoria da imagem das marcas em questão.
 
Jean-Claude Decaux, ao oferecer serviços urbanos financiados pela publicidade, percebeu logo em 1964 a importância da relação entre marcas e municípios. Meio século depois, estamos ainda mais convencidos da crucial sinergia necessária entre ambas as forças. Isabelle SchlumbergerEVP Sales, Marketing  & Development na JCDecaux
 
St. Mary's, em Dublin, pintada pela DuluxSt. Mary's, em Dublin, pintada pela Dulux
 
Um olhar pelas experiências de Brand Urbanism®
Facilitar o acesso ao desporto, romancear o espaço urbano, preservar a herança cultural e identidade local, o Brand Urbanism® pode tomar várias formas consoante o desafio que se lhe depara pela frente.

A UTOPIES estudou 50 casos de Brand Urbanism® pelo mundo fora, e investigou quais as melhores práticas a seguir de forma a garantir acções urbanas bem sucedidas.