Sustentabilidade: a onda que não pára de crescer

A sustentabilidade deixou de ser uma mera moda - de dia para dia, a preocupação com a questão ambiental é um ponto central da estratégia das marcas. Com os consumidores a verem a ecologia como uma preocupação diária constante, as empresas têm agora a oportunidade de comunicarem com a sua audiência num objectivo comum: ajudar a melhorar o ambiente.

Num estudo recentemente realizado pela Nielsen, mais de 80% dos participantes afirmou que as empresas deveriam ajudar na melhoria do ambiente e que agiriam de acordo com essa percepção, ou seja, que se comprometeriam a comprar mais produtos que demonstrassem preocupação ecológica. A paixão por conceitos sustentáveis não está presa aos millenials: todas as gerações, sexos e regiões foram consensuais nesta questão.
 
Campanha de "clean air" em LondresCampanha de "clean air" em Londres

Comunicação Exterior, uma solução 360º para campanhas "eco-friendly"

A publicidade Out-of-Home (OOH) é uma poderosa ferramenta para campanhas ecológicas, pegando em discussões do quotidiano e levando-as para o ambiente urbano - entregando-lhe assim um texto real, promovendo os anunciantes ao apelar aos cinco sentidos de forma impactante.
 
Nova campanha de promoção ao "clean air" londrinoNova campanha de promoção ao "clean air" londrino, desta vez da BNP Paribas
 
Como pode a publicidade exterior usar a criatividade e a tecnologia pondo-as ao serviço do ambiente?
As marcas podem alavancar o poder do Out of Home através de campanhas que criam experiências imersivas, personalizadas e únicas. Antes, as empresas utilizavam eco marketing para chamar a atenção para certas causas, agora usam-no para encorajar um consumo responsável. E fazem-no com a ajuda da publicidade exterior - com todas as suas vantagens de meio do quotidiano, dominante e de grande cobertura.

As marcas podem, assim, integrar o Digital Out of Home (DOOH, que se espera açambarcar 24% das receitas em 2021) com tecnologia móvel, criando conteúdos dinâmicos (dando uso a variáveis como a meteorologia, as notícias em tempo real, ou os movimentos dos olhos de quem os vê) e desencadeando um novo mundo de possibilidades.

O marketing de experiência pode ser particularmente bebéfico para campanhas eco-friendly: os criativos podem usar a sua experiência no mercado publicitário para criar um impacto positivo na sua envolvente, educando as populações e apelando a serem para de iniciativas de cariz ecológico.

Cidades têm-se tornado cada vez mais conectadas (física e digitalmente), oferecendo uma óptima oportunidade às marcas para que se conectem com as suas audiências com originalidade. Isto pode ser conseguido através de activações pop-up - providenciando encontros singulares e versáteis.

Assim, escolhemos seis exemplos que consideramos mostrar bem a ligação emocional que pode e deve existir entre consumidores e marcas no que toca a impactar positivamente a consciência ecológica.

McDonald's esforça-se para ajudar abelhas em perigo de extinção

As alterações climáticas ameaçam o número de abelhas no mundo, essenciais à polinização de uma vasta linha de colheitas vital à nossa alimentação.

A McDonald's resolveu criar "hotéis de abelhas" atrás de alguns billboards na Suécia, onde 30% da população de abelhas selvagem se encontra em perigo. O grande problema é a falta de colmeias onde elas possam viver.

O primeiro teste foi feito na cidade de Estocolmo, onde seis grandes hotéi de abelhas foram montados na parte de trás de um billboard com intenções de aumentar o número de painéis posteriormente.
 
A campanha foi muito elogiada e gozou de grande cobertura. A iniciativa forneceu várias colmeias onde as abelhas puderam descansar pacificamente e sublinhou a vontade da McDonald's em manter o seu compromisso com a sustentabilidade do planeta.

Anunciante: McDonald’s
Local: Järfälla (Estocolmo)
Data: Abril 2019
Formato: Grande Formato – Billboard
Creative Solution: Special-build
 
Hotéis de abelhas da McDonald's


Uma lufada de ar fresco numa das suas mais visitadas estações

O BNP Paribas tornou-se uma lufada de ar fresco na Estação de Comboios de Marylebone - um polo de transportes públicos que concentra comboio, metro e autocarros. A campanha é o resultado de uma parceria liderada pelo BNP Paribas com a Airlabs, a Chiltren Railways, e a JCDecaux.

O BNP Paribas, cuja sede se encontra a poucos metros da estação, instalou seis sistemas para filtragem de ar desenhados pela Airlabs, incorporados na estação através do mobiliário urbano JCDecaux, mobiliário esse que aproveitava para promover a acção.

Houve excelente feedback da campanha por parte dos passageiros já que os filtros conseguiam reduzir a poluição em 95%.

Anunciante: BNP Paribas
Local: Marylebone, Londres
Data: 15 de Outubro 2018 
Formato: Mobiliário Indoor
Creative Solution: Special-build, tech, experiential
 
BNP Paribas criou uma zona de ar limpo na Marylebone Station 

Alimentar abelhas urbanas - um oásis de cada vez

Em Maio de 2018, naquele que é tido como o Dia Mundial da Abelha, a A1 Telekom desviou as atenções para um assunto de importância maior na paisagem urbana e que, infelizmente, é muitas vezes ignorado: dado o aumento das temperaturas na altura da floração, o alimento das abelhas nos últimos verões esgotou-se. E quando as abelhas passam fome, cerca de um terço da comida que os humanos comem está em risco.

Para ajudar as populações citadinas a compreender este problema, a empresa de telecomunicações A1 Telecom transformou o coração da sua capital, Ljubljana, num imenso jardim de flores. Os visitantes eram encorajados a levar consigo um dos doze tipos de plantas expostas nos painéis para criarem, cada um, o seu oásis numa varanda de sua casa.

A campanha teve grande efeito na Social Media, chegando aos 350.000 utilizadores e beneficiando de cerca de 3.500 interacções com 88.350 visualizações de vídeo - um resultado extraordinário para uma campanha de apenas uma semana, ilustradora, portanto, do impacto que a sinergia OOH e marketing online consegue ter.

Anunciante: A1 Telecom Slovenija
Local: Ljubljana, Eslovénia
Data: Verão de  2018
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, experiential
 
Campanha de apoio às abelhas urbanas

Aproveitamento do lixo a caminho de casa

O Ikea, sempre na vanguarda no que toca à inovação das campanhas de publicidade exteiro e campeão do marketing verde, levantou a questão da reciclagem através de um abrigo em Praga, com um mini instalação no topo da sua estrutura.

Os transeuntes que esperavam o seu transporte tinham oportunidade de colocar todo o lixo que tinham nos bolsos na caixa montada para a ocasião.

Anunciante: Ikea
Local: Praga, República Checa
Data: 29 de Março – 11 de Abril 2016
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, experiential
 
Abrigo sustentável do IKEA

Reciclagem de plástico em tempo real

A marca de artigos de surf O’Neill levou o engagement com os seus consumidores para outro nível ao educar os cidadãos de Amesterdão quanto à emergência que é a reciclagem do plástico.

Um embaixador da marca perguntou aos transeuntes se poderiam atirar os seus óculos de sol para uma caixa de reciclagem. O embaixador explicou que enquanto garrafas e óculos são feitos exactamente do mesmo material, as pessoas apenas usam as garrafas uma vez antes de se desfazerem delas - o que não acontece com os óculos de sol.

O embaixador encaminhava então os participantes para um abrigo onde estava incorporado uma câmera e um ecrã para tirarem selfies, equipado também com uma impressora 3D - havia também oferta de souvenirs como mini pranchas de surf a sublinhar o leque de possibilidades que existe quanto à reciclagem de plástico.

Anunciante: O’Neill
Local: Amesterdão
Data: Julho de 2016
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, experiential
 
O que fazemos com plástico usado apenas uma vez? (O'Neill)

Abrigos purificadores de ar em Londres


A Body Shop, que várias vezes já levou a cabo campanhas com mensagem amiga do ambiente, aliou-se à JCDecaux UK, à teconlógica e eco-friendly Airlabs, e à Maxus, para incorporar unidades purificadores do ar em três abrigos no centro de Londres, em 2017. Os objectivos da campanha passava por reduzir a exposição da capital à poluição urbana, inspirar outras empresas e investidores a envolverem-se com a causa ecológica, e chamar a atenção para a tecnologia de limpeza do ar que já existe. 

A promoção aconteceu numa zona tão turística quanto empresarial, numa altura em que a Airlabs confirmou que o centro de Lonres excedeu os limites de nitrogénio várias vezes durante o ano.

A tecnologia, perfeitamente integrada nos abrigos, removeu a poluição até 95%, protegendo os passageiros que se encontravam dentro da paragem de autocarro - e que estão em maior risco.

Muitos londrinos não estavam a par do problema, despertando para a necessidade de terem maior cuidado com as suas acções e a sua saúde.

Anunciante: The Body Shop
Local: Centro de Londres
Data: 22 de Maio – 18 de Junho 2017
Formato: Mobiliário Urbano de Rua
Creative Solution: Special-build, tech, experiential
 
Parceria The Body Shop & Airlabs apresenta Abrigos anti-poluentes em Londres