Num contexto adverso de saúde pública e que se reflete também na indústria publicitária, a JCDecaux uniu-se a vários anunciantes para fazerem a diferença na comunicação em tempos de crise. A Unilever, a Swatch, o Continente, o Licor Beirão e a Galp, juntaram-se à JCDecaux Portugal para informar e sensibilizar os portugueses para as medidas de prevenção, agradecendo também a todos os profissionais que estão na frente de combate à pandemia Covid-19.

Numa altura que as marcas são desafiadas a reforçar o seu posicionamento estratégico e a encontrarem um propósito relevante para chegarem aos seus consumidores, com recurso a distintas criatividades, muitos são os bons exemplos de comunicação outdoor em pleno surto pandémico.

A Unilever, através das suas marcas Olá, Skip, Dove, Knorr, Cif, Calvé, Lipton, Vaseline, Domestos e Tresemmé, com o slogan “Juntos vamos conseguir”, deixa uma mensagem de otimismo e confiança aos portugueses, numa campanha que junta várias marcas e que agradece não só aos “portugueses que ficam em casa por todos nós”, mas também aos vários profissionais que “andam na rua por todos”. Uma campanha que está nas ruas da Grande Lisboa e Grande Porto, com planeamento da Initiative e criatividade da PGP Design.
 
Recorrendo ao conhecido slogan “Vai ficar tudo bem” e numa iniciativa que percorre as ruas de todo o país, a Swatch deixa uma mensagem de esperança, alento e otimismo, a todos os portugueses.
 
Reconhecendo o esforço dos corajosos que dão o melhor de si no combate diário à pandemia Covid-19, o Continente deixou nas ruas uma mensagem de agradecimento “a quem fica afastado para nos mantermos unidos”, mas também aos esforços dos profissionais de saúde, às autoridades e com especial enfoque nos funcionários da insígnia “que garantem lojas abertas e seguras”. Uma campanha com planeamento da Arena Media.
 
O Licor Beirão recorreu a um trocadilho criativo com o próprio mupi, alertando as pessoas para ficarem em casa, não esquecendo o agradecimento a quem tem que andar na rua.
 
Já a Galp optou por uma estratégia distinta e decidiu ceder o seu espaço publicitário à Direcção-Geral de Saúde para uma campanha, à escala nacional, de divulgação das mensagens de prevenção relativas à pandemia Covid-19. Uma iniciativa com planeamento da Mediacom e nota criativa da agência Havas.