Com o objectivo de fornecer aos anunciantes e às agências indicadores de medição homogéneos em todo o mundo, esta metodologia inédita e inovadora foi concebida em colaboração com a Veltys, uma sociedade especializada em análise, processamento e modelagem complexa de dados. Além das regras e padrões de medição inerentes à comunicação exterior, as especificidades relativas à frequência e aos fluxos nos aeroportos foram integradas para alcançar níveis sem precedentes de granularidade e precisão na determinação dos resultados. São por isso considerados:
- O scope internacional
- Os dados de frequência dos passageiros por terminal e por dia
- O conceito de passageiro único
- O impacto dos tempos de espera no critério de repetição de uma campanha
- As informações relacionadas com as deslocações dos passageiros nas diferentes áreas do aeroporto

Esta medição de audiências internacional em aeroportos também permitirá fortalecer a abordagem científica das implantações nos terminais em todo o mundo, enriquecer as ferramentas de planeamento de dados e relatórios de clientes graças aos novos dados e abrir o universo do aeroporto a novas marcas.

A concepção e o desenvolvimento da AAM levaram quase 18 meses de trabalho no Departamento de Dados da JCDecaux, em parceria com a JCDecaux Airport, a JCDecaux OneWorld e a Veltys. A AAM conta com várias fontes de dados externos (NPD Travel Retail - anteriormente CiR, estudos específicos, dados de plataformas aeroportuárias, etc.) e internos (sensores, IoT ...) e é construída com base em algoritmos que calculam os principais indicadores indispensáveis a qualquer medição de audiências, em particular a quantidade de passageiros únicos, a cobertura, a repetição da mensagem publicitária no alvo e a quantidade total de impressões.

O pormenor da metodologia, das fontes, dos algoritmos e dos resultados foi submetido à CESP, órgão interprofissional independente encarregado da auditoria das medições de audiências de meios em França, que apresentou conclusões satisfatórias, tanto sobre a abordagem escolhida como sobre os desenvolvimentos potenciais.

Desenvolvida em modo piloto para o Paris Aéroport e de seguida para o Changi Airport Singapore em Abril, a medição de audiências internacional em aeroportos será progressivamente lançada nos principais hubs aeroportuários operados pela JCDecaux. Também irá alimentar a plataforma programática VIOOH. Dentro de cada aeroporto, apenas as redes compostas por pelo menos 3 mobiliários serão medidas e a primeira fase de implantação será apenas para as redes digitais.

Com o lançamento desta nova norma internacional, a JCDecaux Airport, presente em 215 aeroportos em 5 continentes, persegue o seu objectivo: desenvolver à escala mundial soluções de comunicação exterior eficazes, impactantes e qualificadas.
 
Temos orgulho em ter iniciado e concluído o primeiro padrão mundial da medição de audiências em aeroportos nomeadamente, o conceito de tempo passado por um passageiro na zona de exposição de um mobiliário (tempo de permanência – dwell time) e de passageiro único. Oferecerá aos nossos parceiros anunciantes, agências e autoridades aeroportuárias, novos indicadores de medição com uma acuidade e precisão incomparáveis para o nosso meio em aeroportos, particularmente adaptado para campanhas globais, regionais e nacionais. A publicidade em aeroportos é um meio de crescimento rápido, sustentado por mais de 4 mil milhões de passageiros em 2018 e deverá duplicar até 2040, de acordo com as previsões da ACI. Esta metodologia inédita permitirá demonstrar de forma ainda mais específica a eficácia da JCDecaux no ambiente aeroportuário em todo o mundo. Jean-Charles DecauxPresidente do Directório e co-Director Geral da JCDecaux

Números-chave do Grupo
  • Volume de negócios 2018: 3 619m€
  • A JCDecaux está cotada na Eurolist d'Euronext Paris e faz parte do índice Euronext 100 e   Euronext Family Business
  • A JCDecaux faz parte do Índice FTSE4Good
  • N° 1 mundial do mobiliário urbano (543 050 faces publicitárias)
  • N° 1 mundial da publicidade nos transportes com mais de 215 aeroportos e 250 contratos de  transporte nos metros, autocarros, comboios e elétricos (356 320 faces publicitárias)
  • N° 1 europeu do grande formato (141 630 faces publicitárias)
  • N° 1 da comunicação exterior na Europa (672 220 faces publicitárias)
  • N° 1 da comunicação exterior na Ásia-Pacífico (216 290 faces publicitárias)
  • N° 1 da comunicação exterior na América Latina (77 190 faces publicitárias)
  • N° 1 da comunicação exterior em África (26 770 faces publicitárias)
  • N° 1 da comunicação exterior no Médio Oriente (18 650 faces publicitárias)
  • Líder da bicicleta em livre serviço: pioneira da modalidade suave
  • 1 074 113 faces publicitárias em mais de 80 países
  • Presente em 4 033 cidades com mais de 10 000 habitantes
  • 13 040 colaboradores