Paris, 12 de Junho de 2018 - A JCDecaux SA (Euronext Paris: DEC), número um mundial da comunicação exterior anuncia o lançamento da VIOOH – uma plataforma mundial independente e automatizada de planeamento e trading, concebida para acelerar o crescimento da comunicação exterior e ligar o sector ao ecossistema digital programático. O capital da VIOOH (pronuncia-se View) é atualmente detido em 93,5 % pela JCDecaux e em 6,5% pela Veltys, sociedade especialista em dados e modelagem.

A VIOOH tem como objetivo aumentar os investimentos mundiais da comunicação exterior, ao propor uma plataforma programática integrada de planeamento e trading aos vendedores e compradores do sector dos meios. Embora as previsões considerem a comunicação exterior digital (DOOH) o segundo meio com o crescimento mais rápido entre 2017 e 2020, a plataforma vai reforçar a capacidade da JCDecaux em responder às novas expectativas dos seus clientes, marcas e agências, e vai expandir o ecossistema do Grupo.

A JCDecaux, como número um mundial, está convicta que a comunicação exterior pode competir com a publicidade digital (móvel, pesquisa/search, ecrã…), transformando toda a sua oferta graças a campanhas otimizadas pela utilização dos dados e da tecnologia.

É por isso que o Grupo decidiu criar internamente a VIOOH, conferindo-lhe uma dimensão mundial e abri-la a empresas do sector da comunicação exterior.

A VIOOH concebeu uma plataforma de planeamento e trading de alto nível para o sector da comunicação exterior. A plataforma foi desenvolvida durante mais de 2 anos e fornece um serviço completo de trading automatizado, gestão de dados, distribuição de conteúdos e transações. Esta nova empresa está baseada em Londres e já emprega uma equipa de mais de 65 desenvolvedores, codificadores, comerciais e funções de apoio.

A VIOOH está em condições de agregar muitas fontes de dados e apoia-se em algoritmos de Machine Learning para melhorar a segmentação e a eficácia das campanhas publicitárias. Como a comunicação exterior é intrinsecamente um meio "one to many", a VIOOH tem estado praticamente desde a sua criação em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e, consequentemente, respeitará sempre rigorosamente as regulamentações aplicáveis à proteção dos dados pessoais dos cidadãos e dos utilizadores.

Lançada no Reino Unido e nos Estados Unidos, a plataforma será desenvolvida em breve na Bélgica, Espanha, Itália, Hong Kong, Austrália, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Singapura, Dubai, Noruega e na Holanda, para citar apenas alguns mercados.

A JCDecaux também anuncia a nomeação de Jean-Christophe Conti como Diretor Geral da VIOOH. Ele traz a riqueza da sua experiência para a empresa, tendo sido Vice-Presidente de Parcerias Mundiais da Yahoo de 2010 a 2014 e Vice-Presidente EMEA da AppNexus de 2014 a 2017. Será responsável pelo desenvolvimento mundial da VIOOH e terá a missão de promover esta plataforma de trading de ponta para a comunicação exterior.
 

A JCDecaux congratula-se por ter iniciado o lançamento da VIOOH, plataforma de alto nível, mundial, independente e automatizada, de planeamento e trading para benefício de todo o sector. Independente, esta nova entidade verá a sua estrutura acionista evoluir de acordo com as conversas realizadas com os atores do nosso sector. Esta plataforma permitirá aos anunciantes e às suas agências, fazer uma proposta com alto valor acrescentado para a comunicação exterior, com um planeamento e um trading para a audiência, incluindo a possibilidade de ligar o ecrã digital da comunicação exterior com o ecrã digital do móvel. Jean-Charles DecauxCo-Director Geral da JCDecaux
A exploração dos melhores dados com os melhores algoritmos está no coração da plataforma VIOOH. A Veltys tem muito orgulho em participar a esta iniciativa para transformar o mercado da comunicação exterior e criar a plataforma mundial para todo o sector. Este é um projeto inédito e muito estimulante para toda a nossa equipa. Philippe FévrierCEO da Veltys
A oportunidade de integrar uma empresa orientada para o futuro e comprometida com o desenvolvimento de uma plataforma digital mundial para a comunicação exterior, era uma oferta demasiadamente atrativa para ser declinada. A plataforma independente VIOOH fornecerá aos compradores atuais e aos novos anunciantes uma experiência transparente e harmoniosa para as transações automatizadas para a comunicação exterior e programáticas para a comunicação exterior digital. O futuro da comunicação exterior é extremamente excitante e a plataforma VIOOH vai contribuir a acelerar o crescimento deste meio. Neste contexto e para colocar a VIOOH como a referência do sector, convidamos todas as sociedades de meios a aderir à plataforma. Jean-Christophe ContiDiretor Geral da VIOOH