Estudo realizado pela Utopies para a JCDecaux e auditado pela EY

Paris, 23 de abril de 2024 - A JCDecaux SE (Euronext Paris: DEC), número um mundial da comunicação exterior, publica os resultados de um estudo de medição da sua pegada socioeconómica a nível mundial e em França. Realizado pela Utopies, surge na sequência de um primeiro estudo-piloto conduzido em 2019 em território francês.

Desde 1964, graças ao seu virtuoso modelo económico, a JCDecaux concebe, instala e mantém infraestruturas (abrigos de passageiros, sanitários públicos de manutenção automática, bicicletas em livre serviço, entre outros) no espaço público e em áreas de transportes, com os seus serviços de utilidade pública e inovadores, graças ao financiamento através da comunicação das marcas.

Fiel à sua missão de melhorar de forma sustentável a qualidade de vida para todos os cidadãos através da proximidade e da mobilidade, a JCDecaux quis medir com precisão a sua contribuição para o desenvolvimento económico e social dos ambientes em que a empresa opera, realizando um estudo independente baseado em dados concretos e auditados.

Presente em mais de 80 países e empregando mais de 11.000 colaboradores em todo o mundo, a JCDecaux confiou na francesa Utopies a missão de avaliar à escala mundial a contribuição da sua atividade e dos seus modelo económico, produtos e serviços.

JCDecaux, um meio útil e sustentável com um modelo económico triplamente virtuoso

No plano social, o estudo demonstra a significativa contribuição da JCDecaux na criação e manutenção de empregos, tanto a nível mundial como em França.

O estudo da Utopies, realizado de forma inédita à escala mundial, demonstra uma pegada socioeconómica positiva da JCDecaux no conjunto dos territórios em que esta opera: as atividades da JCDecaux em 2022 mantiveram cerca de 120.000 empregos no mundo (dos quais 41% na Europa).

Por cada emprego direto criado pela JCDecaux, são mantidos 9,7 empregos adicionais na economia mundial.

Em França, a atividade da JCDecaux manteve cerca de 14.700 empregos em território nacional em 2022, dos quais 3.100 empregos diretos. Mais de 3.200 empregos indiretos foram igualmente mantidos na cadeia de valor francesa da JCDecaux – constituída de 1.700 fornecedores dos quais mais de 70% ME e PME. Por cada emprego JCDecaux, 3,6 empregos adicionais são mantidos na economia nacional.

Em termos ambientais, as três principais atividades da JCDecaux - nomeadamente, Abrigos de passageiros, transportes terrestres e bicicletas em livre serviço - respondem ao desafio da mitigação das alterações climáticas, através da promoção da mobilidade sustentável em todo o mundo. Por esta razão, quase 50% das receitas do Grupo estão atualmente alinhadas com a Taxonomia Verde Europeia.

JCDecaux, um ator responsável e empenhado

Desde a fundação da empresa em 1964, a JCDecaux tem estado firmemente comprometida com um modelo de negócio sustentável, que respeita o ambiente e é também socialmente responsável. Em junho de 2023, a empresa revelou a sua nova Estratégia Climática, "SBTi comprometida", incluindo objetivos para continuar a reduzir a sua pegada de carbono em toda a sua cadeia de valor. Com base em três princípios - Medir, Reduzir e Contribuir para além da cadeia de valor do Grupo -, esta trajetória visa o alcance de Carbono Zero Net até 2050 (scopes 1, 2 e 3) e completa a estratégia ESG para 2030 e os respetivos objetivos ambiciosos.

O compromisso contínuo e crescente da JCDecaux com o ambiente e o interesse público é particularmente significativo numa altura em que, por todo o mundo, a contratação pública e os seus novos critérios de sustentabilidade constituem um acelerador da transição ecológica e simultaneamente da retoma económica. A recente evolução da legislação em França – lei do Clima e Resiliência, novo Código da Contratação Pública, lei Indústria Verde – contribuem para uma evolução no sentido de contratos públicos mais responsáveis.

O desempenho da JCDecaux em matéria de ESG é reconhecido por agências internacionais de notação extra-financeira, como a CDP, que classificou a JCDecaux ao nível “Leadership” na sua lista A. Dia após dia, seja no espaço público, nos transportes ou nos locais de comércio, a JCDecaux demonstra a sua determinação em responder ao desafio climático, fazendo da comunicação exterior um meio acelerador da transição ecológica e do mobiliário urbano uma alavanca para a transformação territorial. Este compromisso está no centro da parceria celebrada pela empresa com o Mecanismo Conjunto das Nações Unidas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em janeiro de 2023, que visa mobilizar as partes interessadas públicas e privadas nas suas iniciativas para o progresso humano que é simultaneamente económico, ambiental e social.

Jean-Charles Decaux, Co-Diretor-geral da JCDecaux, Co-Diretor-geral da JCDecaux, declarou: "Desde a fundação da nossa empresa, a JCDecaux adotou uma postura responsável, colocando o desenvolvimento sustentável no centro da sua estratégia empresarial. Através dos nossos produtos e serviços e da nossa cultura de inovação, estamos a transformar a empresa de um ponto de vista ecológico, económico e social e a mesma ambição aplica-se às nossas partes interessadas e parceiros fornecedores. A transição ecológica e social irá acelerar o potencial de inovação, crescimento e emprego, ativando a alavanca decisiva dos contratos públicos sustentáveis - seguindo o exemplo dos avanços contidos nas recentes leis francesas do Clima e Resiliência e Indústria Verde. Em França e no mundo e para a economia no seu conjunto, os critérios extra-financeiros, quer sejam os sociais ou os ambientais, devem ser avaliados de forma mais sistemática nos contratos públicos para que, numa abordagem qualitativa, o valor de um produto ou serviço não se reduza apenas ao preço. Ao renovar este estudo para medir a nossa pegada socioeconómica, estamos a reiterar o nosso compromisso com a transparência e a demonstrar ainda mais a nossa contribuição para o desenvolvimento de serviços para as cidades e parceiros de transportes que beneficiem os cidadãos e as partes interessadas em todos os locais onde operamos. Os resultados deste último estudo sublinham a utilidade e o serviço público prestados pela JCDecaux no mundo e em França. Podemos orgulhar-nos deste desempenho que reconhece tanto a visão do nosso fundador há 60 anos, como o trabalho realizado pelas nossas equipas em 80 países. O relatório da Utopies demonstra o valor da nossa utilidade pública, estimulando-nos a desenvolver ainda mais soluções trabalhando com os nossos parceiros, garantindo um desenvolvimento sustentável e inclusivo que beneficia todos, em todo o lado."

Metodologia do Estudo:
O estudo Utopies, realizado em 2023 com base em dados de 2022, tem em conta a maior parte dos fluxos económicos injetados pela JCDecaux (salários, compras e impostos). A pegada avaliada, traduzida por indicadores em empregos mantidos, inclui os impactos diretos (empregados e valor acrescentado) da JCDecaux, os impactos indiretos ligados à sua cadeia de aprovisionamento e os impactos induzidos pelos salários e impostos pagos (através do consumo das famílias e das despesas públicas).

Ligação para aceder ao estudo na íntegra

Números-chave da JCDecaux
-    Volume de negócios 2023: 3.570 M€ (a)
-    N° 1 mundial da comunicação exterior
-    Audiência diária de mais de 850 milhões de pessoas em mais de 80 países
-    1.056.833 faces publicitárias no mundo
-    Presença em 3.918 cidades com mais de 10.000 habitantes
-    11.650 colaboradores
-    JCDecaux está cotada na Eurolist d’Euronext Paris e faz parte dos índices Euronext 100 e Euronext Family Business
-    JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro no índice FTSE4Good (3,4/5), CDP (Lista A), MSCI (AAA), Sustainalytics (13,7) e classificada “Or” pela EcoVadis
-    1ª empresa de comunicação exterior que aderiu ao RE100
-    Líder da bicicleta em livre serviço: pioneira da mobilidade suave
-    N° 1 mundial do mobiliário urbano (630.196 faces publicitárias)
-    N° 1 mundial da publicidade nos transportes com mais de 153 aeroportos e 258 contratos de transporte nos metros, autocarros, comboios e elétricos (319.081 faces publicitárias)
-    N° 1 europeu do grande formato (85.743 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior na Europa (708.620 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior na Ásia-Pacífico (165.292 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior na América Latina (91.682 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior em África (25.337 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior no Médio-Oriente (21.300 faces publicitárias)

(a) Volume de negócios ajustado

Para mais informações, consulte o nosso site: jcdecaux.com
Encontre-nos também no Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

Direção de Comunicação: Albert Asséraf
+33 1 30 79 79 10 – albert.asseraf@jcdecaux.com