JCDecaux: o primeiro meio Out-Of-Home em Portugal a integrar o Interactive Advertising Bureau (IAB)
Lisboa, 08 de maio de 2024 – A JCDecaux, líder mundial em comunicação exterior, anuncia a sua integração no Interactive Advertising Bureau (IAB) Portugal, sendo o primeiro meio Out-Of-Home (OOH) do país com representação nesta associação dedicada ao marketing e à publicidade digital. Esta adesão reflete a ambição da JCDecaux de concretizar as suas aspirações no que concerne ao ecossistema digital e à oportunidade de se associar ao debate sobre a transformação digital da publicidade OOH em Portugal.
Fundado em 1996, o IAB tem presença nos 5 continentes, somando na Europa representação em 27 países, com o propósito de impulsionar o crescimento sustentável da indústria, reunindo como associados agências, publishers, plataformas e parceiros tecnológicos. A sua missão passa por promover normas e padrões de ética e de transparência da atividade digital e publicitária, difundir as melhores práticas, promover formação avançada e fomentar o diálogo construtivo entre reguladores, partes interessadas e consumidores, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento responsável do setor.
A JCDecaux integra o IAB noutras latitudes, como é o caso do Reino Unido, da Espanha, do Brasil ou da Nova Zelândia, reforçando a posição de liderança do Grupo no que se refere à inovação e à excelência no setor da comunicação exterior e, em Portugal, será agora o 36º associado da delegação portuguesa do IAB.
A integração no IAB materializa uma importante componente da estratégia da JCDecaux na liderança da transformação e inovação do mercado OOH nacional. A JCDecaux Portugal conta atualmente nos seus ativos com mais de 730 ecrãs digitais de última geração, incluindo posições privilegiadas nas principais cidades portuguesas, nos 3 maiores aeroportos nacionais e nos mais concorridos centros comerciais de todo o país. Mobiliário urbano (abrigos e mupis) e equipamentos de grande formato compõem a maior rede digital nacional e integram a oferta programática da JCDecaux, lançada em novembro do ano passado.
O processo de transformação digital da JCDecaux tem sido em grande medida impulsionado pelo novo contrato de mobiliário urbano do Porto e da instalação em curso do novo contrato de Lisboa, que será digital em cerca de 15% no mobiliário urbano e de 100% no grande formato.
Philippe Infante, Diretor-geral da JCDecaux Portugal, destaca a importância desta integração: "A nossa adesão ao IAB em Portugal vem permitir-nos ter uma voz ativa na definição do rumo da publicidade digital, que cada vez mais vai para além do PC e do telemóvel, que pertencem à esfera de utilização privada. O IAB irá permitir-nos a partilha de experiências e de boas práticas, a discussão de perspetivas de futuro, a análise conjunta dos desafios mais urgentes da indústria, a garantia de qualidade e a definição e implementação de normas e padrões de atuação que beneficiem todos os intervenientes."
Fernando Parreira, Presidente do IAB Portugal, comenta: “De acordo com os dados do IAB Europa, o DOOH (Digital Out-Of-Home) é uma das áreas da publicidade digital que tem registado um crescimento significativo nos últimos anos. Em Portugal, temos assistido nos últimos meses à afirmação de uma oferta consolidada, na qual a JCDecaux tem sido um dos atores principais. É por isso com muito prazer que damos as boas-vindas a este Player como o primeiro associado desta categoria, estando certos de que a sua participação na atividade do IAB Portugal será um valioso contributo para o desenvolvimento da indústria e do DOOH no nosso mercado.”
Sobre a JCDecaux:
A JCDecaux é líder mundial no mercado da publicidade exterior, com presença em mais de 80 países e conta com milhares de parceiros com quem partilha funções de organização e planeamento do espaço público. É o único operador internacional que se concentra no mercado Out-of-Home nas três áreas de atividade: mobiliário urbano, grande formato e publicidade em transportes.
A JCDecaux é referência em inovação, qualidade, design e funcionalidade, ao serviço das cidades e das marcas. Com um saber de experiência feito de quase 6 décadas, os serviços de excelência na conceção, conservação e manutenção dos equipamentos e as melhores soluções de comunicação exterior, são reconhecidos mundialmente pelas cidades, aeroportos e autoridades de transporte, e claro, pelas marcas.
A JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro nas classificações FTSE4Good (3,6/5), CDP (Lista A-), MSCI (AA) e com a classificação Platina pela EcoVadis
1ª empresa de Comunicação Exterior a ter aderido ao RE100 (compromisso para 100% de energias renováveis).
Presente no mercado português há meio século, a JCDecaux tem como missão melhorar a experiência Out-Of-Home e tornar os concelhos mais atraentes.
Mais informações: https://www.jcdecaux.pt