1964: como tudo começou
Jean-Claude Decaux criou o conceito de mobiliário urbano, com uma fórmula inovadora de serviço público financiado por publicidade.
Lyon (França) é a primeira cidade do mundo a viver esta revolução com a chegada dos abrigos de passageiros. Assim, nasce a JCDecaux e um novo formato de publicidade, os Mupis.
Juntar serviço público financiado por publicidade foi o segredo para que as cidades se tornassem mais conectadas, sustentáveis e cumprissem os deveres com os seus cidadãos.

1966-1972: França, Bélgica e Portugal unidos pela inovação urbana
A JCDecaux abre fronteiras e instala os seus abrigos de autocarros em Bruxelas (Bélgica), onde é criada a primeira filial do grupo.
Em 1967, a empresa estabelece a sua sede em Plaisir, perto de Paris.
No ano de 1972, continua a sua expansão e instala o seu mobiliário urbano na cidade de Lisboa. A JCDecaux Portugal torna-se assim a primeira filial num país de língua não francesa e o 3º país do mundo a implementar o negócio.

1972: mudam os tempos, mudam as cidades
Em 1972, a JCDecaux revoluciona os seus painéis publicitários ao iluminá-los. Os anúncios tornam-se mais coloridos e luminosos, capazes de transmitir os mais pequenos detalhes das imagens publicitárias.
Ainda neste ano, a JCDecaux inventa o City Information Panel, um painel que exibe informações da cidade de um lado e publicidade de marcas e empresas do outro. É também neste ano que a empresa aposta na oferta de mobiliário urbano na cidade de Paris.

1973-1982: inovação para as marcas e para as cidades
Em 1973, a JCDecaux apresenta a Campanha 7 dias, onde oferece maior flexibilidade e impacto aos anunciantes.
Em 1975, cria novas placas de sinalização e oferece-as às cidades, juntamente com os seus abrigos de autocarros e painéis de informação.
Em 1976, apresenta novos modelos de mobiliário urbano: os Séniores (8m2).

2001: odisseia na Publicidade Exterior
Em 2001, a JCDecaux passa a ser cotada na bolsa de Paris.
O grupo antecipa este movimento com a criação do Conselho Administrativo da empresa, constituído por: um conselho de supervisão e um conselho executivo, com a posição presidencial anual em formato rotativo, ocupada alternadamente por Jean-François e Jean-Charles Decaux, ambos filhos de Jean-Claude Decaux.
Nos anos seguintes, a JCDecaux continua a sua expansão pelo mundo, instalando-se no Médio Oriente quando estabelece contrato com o Aeroporto do Dubai.

2011: liderança mundial
Em 2011 e com uma presença em 56 países a JCDecaux torna-se Nº1 no mundo em publicidade exterior.
Ao longo destes anos, continua a aumentar e a diversificar os serviços disponíveis nas cidades para os cidadãos, como também coloca à disposição das marcas novos e impactantes formatos de Comunicação Out-of-Home com o objetivo de disponibilizar cada vez mais campanhas interativas, diferenciadoras e eficazes.

2013: Uma visibilidade única
A era digital instala-se na JCDecaux com a criação de painéis digitais por medida instalados nos aeroportos, centros comerciais, transportes públicos, estações de serviço e outros pontos estratégicos das cidades.
Em 2014, torna-se líder em publicidade exterior em África. Com planos de meios internacionais e complementares, a JCDecaux acompanha e valoriza as marcas, garantindo-lhes um enorme impacto e visibilidade em qualquer lugar do mundo.

2018-2021: comunicação para um mundo ultraconectado
Em 2018 é lançado o VIOOH, uma plataforma global independente e automatizada de planeamento e comércio concebida para ligar compradores e agências de meios ao ecossistema programático digital.
Seguindo a globalização e as mais recentes tendências, a JCDecaux destaca-se por ser o único meio capaz de conseguir acompanhar a jornada diária do consumidor fora de casa: nos transportes, na rua, nos centros comerciais, nos aeroportos e em muitos outros locais, sendo assim um dos meios de comunicação mais eficientes à disposição das marcas.

2022: 50 anos de história e digitalização do parque
Em 2022, a JCDecaux celebrou 50 anos de presença em Portugal, assinalando meio século de contributo para cidades mais inteligentes, sustentáveis e conectadas. Este marco coincidiu com a renovação e assinatura dos contratos das cidades de Lisboa e Porto — dois momentos estratégicos que reforçam a confiança dos principais municípios portugueses nas soluções da JCDecaux. Este ano simbolizou a união entre legado e inovação, com a modernização contínua do mobiliário urbano e a aceleração da digitalização do parque, com a introdução de novos formatos e tecnologias que tornam a comunicação mais dinâmica, relevante e sustentável.

2023: Transformação digital e programática OOH e utilização de dados
Em 2023, a JCDecaux Portugal consolidou a sua liderança em Portugal através de uma forte aposta na transformação digital e na inovação.
Foi o ano do lançamento da sua oferta Programática Digital Out-of-Home (pDOOH) para o mercado português. O que veio permitir às marcas maior personalização, eficácia e agilidade nas campanhas.
Também a partir de 2023 a utilização estratégica de dados elevou a relevância das ativações, permitindo comunicar com maior precisão.

2024-2025: Rede Fusion e Inovação Digital e Sustentável
Apresentação do conceito Fusion, a nova proposta integrada da JCDecaux Portugal que combina o melhor dos dois mundos: OOH convencional (formato papel) e OOH digital, em redes híbridas altamente impactantes, disponíveis nos principais centros urbanos do país.
Adicionalmente apresenta também um avanço significativo na inovação sustentável, com o reforço de soluções cada vez mais digitais que integram tecnologia e responsabilidade ambiental. Em linha com o Acordo de Paris, o Grupo JCDecaux mantém-se firme relativamente ao seu objetivo de alcançar o Carbono Net Zero até 2050.
A JCDecaux continuará a transformar o espaço público, tornando-o mais inteligente, eficiente e centrado nas necessidades das cidades e dos cidadãos.

“Toda a minha carreira é baseada numa procura contínua pela perfeição, com foco no design e numa obsessão para tornar os nossos equipamentos sempre úteis para a sociedade.”
Jean-Claude Decaux, fundador da JCDecaux
