Lisboa, 24 de setembro de 2025 – A JCDecaux, líder mundial em publicidade exterior, celebra a Semana da Sustentabilidade em Portugal com o lançamento da iniciativa «A sustentabilidade é o nosso papel», marcada pelo compromisso em promover práticas mais responsáveis. Coincidindo com o Dia Nacional da Sustentabilidade, a 25 de setembro, a JCDecaux anuncia que, durante esta semana, as campanhas nacionais veiculadas em mupis convencionais de 2m² serão impressas em papel 100% reciclado.
Para identificar nas ruas a iniciativa, todos os cartazes receberão o selo “100% Papel Reciclado”. No final da campanha, todos os materiais serão entregues à galeria do artista Vhils - como já é, aliás, habitual na JCDecaux – que lhes dará uma nova vida através da arte, reforçando a mensagem de contribuição e circularidade.
A campanha conta com a participação de marcas líderes como L'Oréal, McDonald's, Lidl, Banco Big, Pingo Doce e EuroDreams, totalizando mais de 10.800 cartazes feitos de papel reciclado.
Philippe Infante, Diretor-Geral da JCDecaux Portugal, salienta: “A Semana da Sustentabilidade e a campanha «A sustentabilidade é o nosso papel», reforçam o compromisso da JCDecaux com a inovação e a responsabilidade ambiental. Liderar é também mostrar caminho, mobilizar o mercado e promover a mudança positiva, através de práticas e escolhas mais conscientes e sustentáveis entre marcas e consumidores. Trata-se de mais um passo consistente na nossa ambição de alcançar a neutralidade carbónica até 2050.”
Com um plano global ambicioso, o Grupo JCDecaux já reduziu 28,3% das suas emissões de gases de efeito estufa desde 2019, utiliza eletricidade 100% renovável e valoriza 97% dos resíduos gerados. A meta é atingir Carbono Net Zero até 2050, uma iniciativa validada pela Science Based Targets (SBTi).
Sofia Correia, CFO & ESG Manager da JCDecaux Portugal, explica: “A sustentabilidade orienta todas as decisões da JCDecaux. Esta iniciativa concretiza a nossa visão de reduzir a pegada ambiental, envolver os nossos clientes neste compromisso e conciliar eficácia com responsabilidade.”
Ao longo da semana, vídeos exclusivos dos elementos da direção da JCDecaux Portugal serão exibidos nas plataformas digitais da empresa, abordando temas sobre sustentabilidade e o papel transformador da comunicação exterior. Com esta ação a JCDecaux convida clientes, parceiros e a própria comunidade a participar num diálogo aberto e coletivo sobre a construção de um futuro mais sustentável.
Importa ainda reforçar que a utilização de papel 100% reciclado é uma opção permanentemente disponível para todas as marcas que realizam campanhas com a JCDecaux, refletindo o compromisso contínuo da empresa com práticas mais sustentáveis ao longo de todo o ano.
A campanha «A Sustentabilidade é o nosso papel» materializa o compromisso da JCDecaux em liderar iniciativas responsáveis, incentivando o setor a adotar soluções mais sustentáveis e mostrando que é possível comunicar com impacto sem comprometer o planeta, alinhando a comunicação exterior aos desafios ambientais e às expectativas do público.
Sobre a JCDecaux:
A JCDecaux é número um mundial no mercado da publicidade exterior, com presença em mais de 80 países e conta com milhares de parceiros com os quais partilha funções de organização e planeamento do espaço público. É o único operador internacional que se concentra no mercado Out-of-Home nas três áreas de atividade: mobiliário urbano, grande formato e publicidade em transportes.
A JCDecaux é referência em inovação, qualidade, design e funcionalidade, ao serviço das cidades e das marcas. Com um saber de experiência feito de mais de 60 anos, os serviços de excelência na conceção, conservação e manutenção dos equipamentos e as melhores soluções de comunicação exterior, são reconhecidos mundialmente pelas cidades, aeroportos e autoridades de transporte, e claro, pelas marcas.
A JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro nas classificações FTSE4Good (3,6/5), CDP (Lista A-), MSCI (AA) e com a classificação Platina pela EcoVadis. A JCDecaux é a 1ª empresa de Comunicação Exterior a ter aderido ao RE100 (compromisso para 100% de energias renováveis).
Presente no mercado português há mais de 50 anos, a JCDecaux tem como missão melhorar a experiência Out-Of-Home e tornar os concelhos mais atraentes.
Mais informações: https://www.jcdecaux.pt