Menu Onde estamos
A JCDecaux ganha o contrato de mobiliário urbano inteligente e de bicicletas em livre serviço da Metrópole de Lyon
 
A JCDecaux S.A. (Euronext Paris : DEC), número um mundial da comunicação exterior e líder da bicicleta em livre serviço, declara ter ganho, no seguimento de um concurso público, o contrato de mobiliário urbano inteligente e de bicicletas em livre serviço da Metrópole de Lyon (1,3 milhão de habitantes) por um prazo de 15 anos.
 
Este contrato refere-se ao design, à instalação e à manutenção de:
- 2 530 abrigos de passageiros, 640 MUI (Mobiliários urbanos para a Informação), dos quais 150 de formato 8m² e 490 de formato 2m²,
- 5.000 bicicletas em livre serviço e 428 estações Vélo'v.
 
Estes mobiliários urbanos inteligentes foram concebidos para facilitar e incentivar a mobilidade suave, de acordo com a política da Metrópole de Lyon. Especificamente, 1.500 destes mobiliários permitirão aceder à aplicação "Info Grand Lyon" e visualizar no smartphone toda a informação relativa à mobilidade activa da Metrópole (direcção, orientação e marcos), bem como a disponibilidade em tempo real dos transportes públicos de passageiros. Além disso, várias centenas de mobiliários exibirão um plano de mobilidades activas e 120 MUI 2m² estarão equipados com informações de marcos para peões. Cada mobiliário urbano instalado pela JCDecaux tornar-se-á assim um ponto de conexão e comunicação, oferecendo serviços e informações de mobilidade inéditos.
 
A JCDecaux renovará e modernizará a sua rede de abrigos de passageiros e de mobiliários  urbanos, nomeadamente com a integração de saídas USB e o desenvolvimento de um mínimo de 50 pontos de acesso Wi-Fi. O novo mobiliário poderá também estar equipado com small cells colocadas à disposição dos operadores de telecomunicações, para financiar o desenvolvimento progressivo de pontos de acesso Wi-Fi adicionais. Para reforçar os serviços e a interactividade da sua oferta, a JCDecaux equipará 20 abrigos de passageiros com ecrãs tácteis experimentais
e-Village®, oferecendo um pacote de serviços aberto, evolutivo e contextualizado (mobilidade, vida prática, lazer, actualidades da cidade, aplicações evento). Este ecossistema de informação, na cidade e no telemóvel, inscreve-se nas ambições da Metrópole em matéria de Cidade Inteligente.
 
A JCDecaux também irá implantar 5.000 bicicletas em livre serviço e 428 estações financiadas pelo mobiliário urbano publicitário de acordo com o seu modelo económico histórico, reconhecido pelas finanças públicas e pelos utilizadores, que beneficiam desta forma, entre outros, de tarifas moderadas e da primeira meia-hora gratuita. O Grupo escolheu o arquitecto franco-argentino Marcelo Joulia (que criou a marca do parque Olímpico de Lyon) para conceber uma nova geração de Vélo'v montados a 100% na região de Rhône-Alpes em França. Estes apresentarão muitas inovações:
- fácil levantamento da bicicleta, sem passar pelo terminal principal,
- possibilidade de devolver a bicicleta fora do terminal quando a estação estiver cheia, graças a um sistema inovador e conectado de bloqueio da bicicleta,
- terminais com elevado nível de serviço (grande ecrã táctil interactivo, saídas USB, bilhetes NFC ...),
- aplicação gratuita de smartphones, comando Vélo'v autêntico
- regulação optimizada graças a novas ferramentas de previsão.
 
Em linha com as expectativas da Metrópole e dos actuais 68.500 assinantes, 50% das novas bicicletas tornar-se-ão "e-Vélo'v" em 2020. Estas bicicletas híbridas de assistência eléctrica com bateria amovível serão sinónimo de liberdade: cada utilizador poderá escolher, espontaneamente, utilizar a sua bicicleta com ou sem assistência eléctrica. Por fim, a JCDecaux desenvolverá, com a Cyclable, número um em França da bicicleta urbana de assistência eléctrica, uma parceria inovadora para o aluguer de bicicletas de longa duração (VLD). Graças à plataforma de mobilidade Vélo'v, os utilizadores terão acesso ao VLS e ao VLD.
 
Para responder às expectativas da Metrópole, a JCDecaux, de acordo com sua política de RSE, tomou em consideração as questões ambientais, energéticas e ecológicas do projecto com um objectivo de economia circular. Cada mobiliário foi submetido a uma análise do ciclo de vida para quantificar os impactos ambientais associados à sua concepção, fabricação, exploração e fim de vida, para reduzir o consumo de energia: - 67%, por exemplo, para as caixas publicitárias dos novos abrigos de passageiros graças à utilização de Led.
 
Jean-Charles Decaux, Co-Director Geral da JCDecaux, declarou : « Lyon é uma cidade que nos é querida. Há 53 anos, o presidente da Câmara, Louis Pradel, foi o primeiro a confiar em Jean-Claude Decaux, o nosso Fundador, apostando no mobiliário urbano com financiamento publicitário. Em 2005, Lyon foi novamente pioneira em mobiliário urbano e serviços partilhados com o lançamento do primeiro sistema em grande escala de bicicletas em livre serviço em França, a Vélo'v. É por isso que estamos particularmente satisfeitos em continuar a nossa parceria com a Metrópole de Lyon graças a uma oferta decididamente inovadora que responde às novas necessidades dos seus cidadãos. A complementaridade entre o mobiliário urbano e o sistema de bicicletas em livre serviço cria espaços públicos inteligentes em torno de uma poderosa rede de comunicação e gera uma ampla gama de serviços para o utilizador. Também estamos satisfeitos por Lyon ter escolhido fazer a sua segunda revolução de mobilidade suave com a JCDecaux e regozijamo-nos com a perspectiva de desenvolver, pela primeira vez, em França uma rede de bicicletas em livre serviço híbridas, a partir de 2020. Todas as equipas do Grupo e, em particular, os 140 colaboradores locais mobilizados diariamente para um serviço de excelência, orgulham-se da confiança renovada da metrópole de Lyon. »
 
 

Publicado em