Menu Onde estamos
O futuro das estradas do mundo
 
As news feeds acerca da temática dos transportes estão carregadas de inovações e emergentes start-ups estão dispostas a melhorar a nossa mobilidade diária. No entanto, as infraestruturas estão igualmente em transformação; novos mateirais estão a aparecer para mudar as nossas estradas, tornando-as mais inteligentes, conectáveis e seguras. Cuidado, em breve cada um de nós poderá ser transformado em DATA ou fonte de energia!

Novos materiais para novas estradas
Se o asfalto é normalmente usado para pavimentar as estradas de hoje, este material apresenta alguns problemas, nomeadamente ecológicos, potenciando a criação de ondas de calor nas cidades. O asfalto também tende a deteriorar-se facilmente não havendo manutenção cuidada, perturbando tráfego e causando mais acidentes. Para resolver este desafio, engenheiros estão a criar materiais mais sustentáveis para o substituir.
O engenheiro britânico Toby McCartney está confiante quanto à pavimentação de estradas com um novo material composto por plástico reciclado, sendo 60% mais forte e contando com uma longevidade dez vezes superior.
Na Austrália, Abbas Mohajerani desenvolveu uma maneira de misturar pontas de cigarros com asfalto, reciclando as pontas de cigarros e sustendo o calor que normalmente é fomentado pelo pavimento. Uma forma inteligente de nos livrarmos de 1.3 milhões de beatas produzidas por ano em todo o mundo (Curbed).
Quando as estradas produzem energia
Outras iniciativas estão a ser desenvolvidas para que as estradas consigam recolher energia solar, fornecendo posteriormente essa energia às localidades.
Após anos de pesquisa e uma campanha de crowdfunding muito bem sucedida, as Estradas Solares estão finalmente a tornar-se realidade. Estes hexágonos que conseguem transformar estradas em geradores de energia ecológica foram testadas numa estação em Conway, Missouri, ao longo da lendária Route 66.
Este protótipo não é o único a ser testado: na Europa, várias empresas de engenharia e autoridades locais estão a fazer projectos pilotos com estradas de energia solar. Na Normandia, França, a primeira "estrada solar" foi aberta para testes em Dezembro de 2016. As construtores de estradas Colas e INES (o Instituto Nacional Solar Francês) juntaram-se para desenvolver Wattway, uma plataforma com painéis solares integrados que podem pavimentar actuais estradas e produzir energia. Se a experiência se revelar um sucesso, o governo francês conseguiria adicionar 1000 quilómetros de painéis de Wattway em estradas ao longo do país. Poderão os condutores de carros em França ser produtores de energia também?
Tecnologia para estradas mais seguras
A tecnologia das estradas de energia solar foi anunciada juntamento com um outra promissora vantagem: é mais segura do que o asfalto de hoje. Os painéis aqueceriam-se a si próprios, evitando a acumulação de neve na estrada, e poupando no sal e nos camiões de limpeza.
A tecnologia das estradas de energia solar foi anunciada juntamento com um outra promissora vantagem: é mais segura do que o asfalto de hoje. Os painéis aqueceriam-se a si próprios, evitando a acumulação de neve na estrada, e poupando no sal e nos camiões de limpeza.
Já escrevemos que este tipo de tecnologia poderá criar estradas mais seguras, ainda mais em sítios com invernos longos e frios. A Universidade do Nebraska, Lincoln, concebeu um novo tipo de cimento que tem um mecanismo de auto aquecimento, descongelando as estradas sem que seja necessário qualquer outro apoio (FastCompany).
A caminho de caminhos mais inteligentes
O conceito de "smart city" tornou-se uma buzzword em vários projectos urbanos desenvolvidos hoje, mas o termo ganha uma tangibilidade inegável quando falamos de certas infraestruturas urbanas - e as estradas não são excepção.
A junção de sensores nas estradas podem melhorar muito a experiência da condução. A empresa de design Studio Roosegaarde desenvolveu o "Smart Highway" em 2013, introduzindo sensores de movimento em cada um dos lados da estrada que se acendem quando um carro se aproxima. Esta solução inteligente poderia poupar muita energia eléctrica, providenciando visibilidade nocturna apenas quando esta é necessária.
Sensores nas estradas poderão fornecer dados importantes quanto á velocidade média e ao número de carros que por lá passam. A Start-Up Integrated Roadways iniciou uma experiência que se baseia na introdução de sensores nas estradas de Kansas City, Missouri.Esta solução pode ter um papel chave no desenvolvimento de carros que se auto conduzem sem ser necessário alguém ao volante.

Publicado em Sustentabilidade, Tendências