Lisboa, 9 de julho de 2025 – A JCDecaux, líder mundial em comunicação exterior, dá a conhecer as campanhas de excelência que marcaram o primeiro semestre de 2025 em Portugal. Pautadas por um elevado impacto, estas ativações sublinham o compromisso da empresa com inovação, criatividade e eficácia, em linha com as tendências mais avançadas de comunicação Out-of-Home (OOH). Estrategicamente posicionadas em centros urbanos, espaços comerciais e ambientes premium como aeroportos, estas campanhas evidenciam a evolução do OOH dos últimos anos, que se tornou crucial na construção da presença e relevância das marcas na vida quotidiana dos portugueses.
No Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, a JCDecaux juntou-se à Mercedes-Benz para celebrar os 45 anos do icónico Classe G com uma ativação de grande impacto. O novo modelo 100% elétrico, Classe G 580 com tecnologia EQ, foi apresentado numa instalação exclusiva na rotunda de entrada do aeroporto, com iluminação dinâmica e elementos visuais imponentes que refletiam a robustez e sofisticação do veículo. Esta campanha reforçou o papel da JCDecaux na transformação do ambiente de aeroporto numa montra estratégica para marcas premium, aliando inovação, sustentabilidade e visibilidade num ponto de contacto altamente qualificado.
No Centro Comercial Colombo, a Maybelline apresentou o novo batom SUPER STAY TEDDY TINT com uma ativação que se destacou pela sua componente imersiva. O túnel de acesso do metro ao centro comercial foi totalmente transformado através de uma instalação criativa e de conteúdos digitais personalizados, criando um ambiente visual envolvente e memorável. A campanha com 100%share of time nos ecrãs JCDecaux do espaço e uma decoração temática, reforçou, o reconhecimento do produto e despertou o desejo de experimentação, num momento estratégico a caminho do ponto de venda. Esta ação fortaleceu a capacidade do OOH de criar experiências marcantes em contextos comerciais de elevada afluência.
A Frize inaugura um novo território de comunicação — só para bem-dispostos. Esta campanha reflete o ADN da Frize: disruptiva, bem-disposta e com coragem para fazer diferente. Assim, desenvolveu uma campanha pioneira ao estrear, em Portugal, uma solução de sincronização avançada entre ecrãs digitais. Nos ecrãs digitais Sky Gate, na Praça de Espanha, em Lisboa, foram exibidos conteúdos dinâmicos coordenados, criando uma narrativa visual sincronizada e envolvente que surpreendeu quem passou por aquele ponto icónico da cidade. Esta ação demonstrou o poder do Digital Out-of-Home (DOOH) para transformar espaços urbanos em experiências imersivas e marcantes, capazes de contar histórias com impacto.
Já a Betclic protagonizou uma celebração memorável ao homenagear, em tempo real, o campeão da Liga Portugal Betclic, através da rede digital de grande formato da JCDecaux em Lisboa. Instantes após o apito final do jogo decisivo, 77 ecrãs espalhados por toda a cidade exibiram conteúdos personalizados de celebração, envolvendo o público numa ação de grande escala e forte impacto emocional. Esta ativação demonstrou a agilidade e a capacidade tecnológica da JCDecaux em responder a momentos-chave com campanhas instantâneas e relevantes.
A BIODERMA lançou a sua nova gama de proteção solar através de uma campanha de Programmatic Digital Out-of-Home (pDOOH), estrategicamente ativada em multiambientes — ruas e centros comerciais — e com uma forte componente de segmentação horária. Através da tecnologia programática, foi possível garantir que as mensagens surgissem nos momentos mais relevantes do dia, reforçando a importância da aplicação do protetor solar BIODERMA nas horas de maior exposição solar. As localizações foram cuidadosamente selecionadas pela proximidade de farmácias e parafarmácias, potenciando o call-to-action e a conversão no ponto de venda.
Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux Portugal, refere: “A primeira metade de 2025 demonstrou, mais uma vez, o poder e a versatilidade do Out-of-Home enquanto meio estratégico e de grande impacto. Em colaboração com marcas líderes de mercado, criámos campanhas memoráveis, que tiraram partido da nossa presença nacional e em multiambientes e das capacidades tecnológicas das nossas redes digitais. É com enorme orgulho que vemos o OOH afirmar-se como um canal cada vez mais relevante, eficaz e inovador na construção de notoriedade e envolvimento com os consumidores.”
Ao longo do semestre, a JCDecaux demonstrou a sua liderança em comunicação exterior. Cada campanha destacou-se não apenas por execução criativa, mas por transformar espaços comuns em experiências significativas e memoráveis. Num panorama mediático em constante evolução, o OOH reafirma-se, através da JCDecaux, como um canal referencial que estabelece proximidade, relevância e impacto real na vida das pessoas.
Sobre a JCDecaux:
A JCDecaux é número um mundial no mercado da publicidade exterior, com presença em mais de 80 países e conta com milhares de parceiros com os quais partilha funções de organização e planeamento do espaço público. É o único operador internacional que se concentra no mercado Out-of-Home nas três áreas de atividade: mobiliário urbano, grande formato e publicidade em transportes.
A JCDecaux é referência em inovação, qualidade, design e funcionalidade, ao serviço das cidades e das marcas. Com um saber de experiência feito de mais de 60 anos, os serviços de excelência na conceção, conservação e manutenção dos equipamentos e as melhores soluções de comunicação exterior, são reconhecidos mundialmente pelas cidades, aeroportos e autoridades de transporte, e claro, pelas marcas.
A JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro nas classificações FTSE4Good (3,6/5), CDP (Lista A-), MSCI (AA) e com a classificação Platina pela EcoVadis. A JCDecaux é a 1ª empresa de Comunicação Exterior a ter aderido ao RE100 (compromisso para 100% de energias renováveis.
Presente no mercado português há mais de 50 anos, a JCDecaux tem como missão melhorar a experiência Out-Of-Home e tornar os concelhos mais atraentes.
Mais informações: https://www.jcdecaux.pt