Lisboa, 29 de outubro de 2025 – A JCDecaux, líder global em publicidade exterior, realizou ontem, dia 28 de outubro, no emblemático Capitólio, em Lisboa, o evento exclusivo “Creare”. Um encontro que reuniu profissionais do setor, anunciantes, agências, e criativos para celebrar a criatividade e apresentar a visão da empresa sobre o futuro da publicidade exterior em Portugal.
Mais do que um encontro de profissionais, o “Creare” foi o palco para a colaboração e capacidade de transformar ideias em impacto real. A JCDecaux quis mostrar que, no universo do Out-of-Home (OOH), criar é sinónimo de evocar emoções, gerar conexões duradouras e deixar uma marca indelével, evidenciando a criatividade como pilar fundamental e um propulsor da transformação do Digital Out-of-Home (DOOH).
Com uma abertura marcada pela leveza e humor, o evento foi conduzido por Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux Portugal, acompanhado pelos Commedia a la Carte, que envolveram o público numa experiência dinâmica e única, aproximando marcas, criativos, e estrategas num ambiente inspirador e descontraído.
Um dos momentos altos do evento foi a apresentação de resultados do desafio “Campanha em Tempo Real”, que colocou a criatividade à prova, ao vivo. Três equipas, formadas por elementos dos Commedia a la Carte, convidados do público e designers da JCDecaux, desenvolveram em tempo real, campanhas para três instituições: Instituto Português do Sangue, Cruz Vermelha Portuguesa e Casa do Artista. As criações foram apresentadas em três formatos DOOH (2m², 8m² e 22m²), submetidas a análise da ferramenta Heatmap e colocadas sob o olhar do público, demonstrando o potencial de liberdade criativa no desenvolvimento de campanha para o DOOH.
Philippe Infante, Diretor-Geral da JCDecaux Portugal, destacou a consolidação da aposta no DOOH em todo o país, sublinhando a importância de elevar o meio e garantir que o OOH ajuda as marcas a crescerem, tornando-as mais relevantes e eficazes: “A nossa aposta na digitalização está hoje concretizada e à vista de todos. Até ao final de 2025, prevemos ter mais de 1.270 faces digitais instaladas de norte a sul do país. Este investimento tem um propósito claro: servir melhor os nossos clientes — que estão sempre no centro da nossa atividade. Com a força da experiência, tecnologia e know-how do Grupo JCDecaux, garantimos acompanhamento especializado para que as tirar o máximo partido do novo ecossistema da publicidade exterior.”
O vídeo institucional JCDecaux traça a trajetória da marca desde sua fundação, evidenciando o papel pioneiro da empresa na evolução global do OOH e sua capacidade de inovar ao longo do tempo com soluções que integram tecnologia, design e sustentabilidade.
Vítor Martins, Diretor Comercial da JCDecaux Portugal, reforçou o posicionamento e a visão da marca, sublinhando o compromisso em continuar a desenvolver soluções cada vez mais eficazes para aproximar os anunciantes das pessoas, enquanto Andreia Paulo, Diretora de Marketing da JCDecaux Portugal, apresentou Guidelines Criativas da JCDecaux, delineando práticas eficazes para criar campanhas no novo ecossistema OOH.
No “Creare”, a JCDecaux demonstrou como a criatividade é ilimitada, mas que precisa de direção estratégica. Combinou entretenimento e insights valiosos e ilustrou como o OOH pode ser artístico e tecnológico, humano e digital, reafirmando sua liderança na transformação do meio em Portugal.
A transformação do Digital Out-of-Home abriu um novo território de possibilidades. Enquanto líder do setor, cabe à JCDecaux apoiar anunciantes, agências e criativos a tirar o máximo partido destas novas soluções — garantindo que cada campanha explora todo o seu potencial, seja em criatividade, contexto ou impacto. É com esse compromisso que a JCDecaux tem vindo a digitalizar cidades, centros comerciais e aeroportos, construindo um futuro cada vez mais multiambiente e multiformato, onde a publicidade exterior se afirma como um meio impactante, poderoso, confiável e memorável.
Sobre a JCDecaux: A JCDecaux é número um mundial no mercado da publicidade exterior, com presença em mais de 80 países e conta com milhares de parceiros com os quais partilha funções de organização e planeamento do espaço público. É o único operador internacional que se concentra no mercado Out-of-Home nas três áreas de atividade: mobiliário urbano, grande formato e publicidade em transportes.
A JCDecaux é referência em inovação, qualidade, design e funcionalidade, ao serviço das cidades e das marcas. Com um saber de experiência feito de mais de 60 anos, os serviços de excelência na conceção, conservação e manutenção dos equipamentos e as melhores soluções de comunicação exterior, são reconhecidos mundialmente pelas cidades, aeroportos e autoridades de transporte, e claro, pelas marcas.
A JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro nas classificações FTSE4Good (3,6/5), CDP (Lista A-), MSCI (AA) e com a classificação Platina pela EcoVadis. A JCDecaux é a 1ª empresa de Comunicação Exterior a ter aderido ao RE100 (compromisso para 100% de energias renováveis).
Presente no mercado português há mais de 50 anos, a JCDecaux tem como missão melhorar a experiência Out-Of-Home e tornar os concelhos mais atraentes
Mais informações: https://www.jcdecaux.pt

