Lisboa, 06 de novembro de 2023

A JCDecaux, líder mundial em publicidade exterior, anunciou hoje o lançamento da sua oferta Programática Digital Out-Of-Home (pDOOH) para o mercado português.

A compra programática pode ser definida pela compra de media digital, com base em impressões/impactos, de forma automática e em tempo real, através de plataformas de gestão de oferta e procura de inventário.

As marcas terão, a partir de agora, a opção de compra programática do espaço publicitário nos ecrãs digitais de alta-definição da JCDecaux Portugal, distribuídos de Norte a Sul do país. O acesso ao inventário digital será feito diretamente a partir da plataforma de compra que está ligada ao Viooh, o SSP (supply-side platform) líder global em Digital Out-Of-Home (DOOH). A compra programática será, então, realizada de forma automatizada e (quase) em tempo real, o que permitirá um elevado nível de flexibilidade, dinamismo e controlo de eficácia para os anunciantes.

Na fase inicial desta nova oferta programática farão parte 428 ecrãs JCDecaux (ou seja, quase 65% do parque digital da JCDecaux à data), incluindo os dos ambientes de rua e de centros comerciais, que têm por base o estudo de audiência de Out-of-Home (OOH) da PSE, e também do ambiente aeroporto, com o novo estudo internacional de medição de audiências em aeroportos (AAM), já em utilização em 36 dos maiores aeroportos do mundo, como Londres, Singapura e Xangai.

Este novo canal de compra de Digital Out-of-Home (DOOH) permite o acesso a novas métricas, a utilização de novos layers de informação e a articulação com outros meios. A compra programática irá revolucionar ainda mais o panorama do DOOH em Portugal, possibilitando aos anunciantes uma comunicação mais flexível e eficaz e proporcionando aos consumidores a receção de mensagens mais direcionadas e, portanto, mais relevantes.

Para esta nova área de atuação, a JCDecaux Portugal nomeou Pedro Viegas para a função de Head of Programmatic, uma posição de liderança estratégica que se concentra na implementação e otimização de estratégias de venda programática. Pedro Viegas irá também desempenhar um papel fundamental na modernização, transformação e otimização das operações de publicidade digital da JCDecaux Portugal, com o objetivo de aumentar o crescimento, a eficiência e a eficácia das campanhas programáticas. O agora responsável pela Programática na JCDecaux Portugal, fez grande parte do seu percurso profissional em agências de meios (mais de 27 anos), nomeadamente na Mindshare e na Starcom, enquanto Diretor de Contas, tendo integrado o departamento de Business & Product Development da JCDecaux em 2021, onde, entre outras funções, monitorizava e avaliava as tendências da indústria OOH, media e comunicação.

Segundo Philippe Infante, Diretor-Geral da JCDecaux em Portugal: “O programático está a crescer cada vez mais no espetro digital em todo o mundo, permitindo uma agregação de informação omnicanal de todos os canais digitais de comunicação e agora também do OOH. A compra/venda programática constituirá um autêntico ponto de viragem no planeamento da publicidade exterior, ao possibilitar ao setor a atuação com precisão e agilidade, com recurso à segmentação de audiências através de diferentes tipologias de dados, e ao corresponder a objetivos específicos. Estes novos elementos irão proporcionar maior flexibilidade na compra de espaço e possibilitar igualmente oportunidades de venda de OOH a um novo conjunto de marcas, nomeadamente as de menores orçamentos e as nativas digitais”.

A JCDecaux é líder mundial no mercado da publicidade exterior, com presença em mais de 80 países e conta com milhares de parceiros com os quais partilha funções de organização e planeamento do espaço público.

A JCDecaux é o único operador internacional cuja atividade se desenvolve nas três áreas do mercado Out-of-Home: mobiliário urbano, grande formato e publicidade em transportes.

A JCDecaux é referência em inovação, qualidade, design e funcionalidade, ao serviço das cidades e das marcas. Com um saber de experiência feito ao longo de seis décadas em que os serviços de excelência na conceção, conservação e manutenção dos equipamentos e as melhores soluções de comunicação exterior, são reconhecidos mundialmente pelas cidades, aeroportos e autoridades de transporte, e claro, pelas marcas.

A JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro nas classificações FTSE4Good (3,6/5), CDP (Lista A-), MSCI (AA) e com a classificação Platina pela EcoVadis

1ª empresa de Comunicação Exterior a ter aderido ao RE100 (compromisso para 100% de energias renováveis).

Presente no mercado português há meio século, a JCDecaux tem como missão melhorar a experiência Out-Of-Home e tornar o espaço público mais atraente.