Lisboa, 15 de Junho de 2023 – A JCDecaux SE (Euronext Paris : DEC), número um mundial da comunicação exterior e meio de utilidade pública, revela a sua Estratégia Climática que comprova o seu compromisso em reduzir a sua pegada de carbono em toda a sua cadeia de valor. Esta estratégia baseia-se em 3 pilares - Medir, Reduzir e Contribuir - e tem como objectivo atingir o Carbono Zero até 2050 (âmbitos 1, 2 e 3)*. Reforça a ambição do Grupo em prosseguir o seu compromisso e participação activa na luta contra as alterações climáticas, ao adoptar práticas eco-responsáveis e promover a inovação sustentável da sua actividade.

A JCDecaux, um meio útil e sustentável

Desde a sua criação em 1964, a JCDecaux colocou a sobriedade no centro do seu modelo económico, criou uma Direcção de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade em 2007 e definiu uma estratégia de Desenvolvimento Sustentável ambiciosa em 2014. A JCDecaux concebe, instala e mantém infraestruturas leves (abrigos de passageiros, mobiliário urbano de informação, sanitários de manutenção automática, bicicletas em livre serviço, etc.) em espaços públicos e locais de mobilidade, graças ao financiamento proporcionado pela comunicação de marcas e empresas. Todos estes serviços são úteis, inovadores e gratuitos para milhões de pessoas em todo o mundo, para as colectividades locais e para as empresas de transportes, com base numa gestão eficiente dos recursos. Este modelo de negócio é, portanto, virtuoso em três vertentes: económica, ecológica e social.

A JCDecaux, empenhada no Carbono Zero

Para acelerar as suas acções em prol de uma sociedade sem emissões de carbono e responder à emergência climática, a JCDecaux revela a sua Estratégia Climática para todo o Grupo, revista pela EY, após um teste-piloto em França em 2021. O objectivo desta estratégia é alinhar-se com os objectivos do Acordo de Paris (limitar o aumento da temperatura média mundial a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais) e alcançar o Carbono Zero até 2050, tendo em conta toda a cadeia de valor da empresa.

Para tal, a JCDecaux planeia seguir uma trajectória Science-Based Targets Initiative (SBTi), baseada em dados científicos. O Grupo já apresentou uma carta de compromisso à SBTi no final de 2022 e recebeu a classificação " Committed ", demonstrando que está comprometida com uma estratégia de baixo carbono. Durante o ano de 2023, a JCDecaux prevê apresentar a sua trajectória de redução à SBTi para revisão e validação.

Haverá fases intermédias no caminho para o Carbono Zero até 2050.

• Objectivos para 2030 :
  • Reduzir as emissões de âmbitos 1+2 (market-based **) em pelo menos 60% em relação a 2019.
  • Reduzir as emissões de âmbito 3 em pelo menos 46% em relação a 2019.
  • Objectivos para 2050 :
    • Reduzir as emissões de âmbitos 1+2 (market-based) em pelo menos 90 % em relação a 2019.
    • Reduzir as emissões de âmbito 3 em pelo menos 90 % em relação a 2019.

Uma Estratégia Climática baseada em 3 pilares complementares: Medir, Reduzir e Contribuir.

1.   Medir e especifiar permanentemente

A JCDecaux mede as suas emissões de gases com efeito de estufa tendo em conta os três âmbitos de emissão definidos pelo protocolo GHG (Greenhouse Gas Protocol). Para 2022, a pegada de carbono total da JCDecaux é de 210,4 Kteq CO2 (âmbitos 1, 2 e 3), ou seja uma redução de 27,1% em relação a 2019.

2. Reduzir continuamente

A JCDecaux desenvolveu uma trajectória para reduzir o seu impacto de carbono mundial com base em três alavancas principais:

Mobiliário: melhorar a pegada ambiental para reduzir as emissões de carbono associadas através das seguintes acções:

• Sistematizar a concepção ecológica do mobiliário, dando prioridade aos materiais com baixas emissões de carbono na sua concepção e funcionamento, e reforçando a inovação responsável para reduzir o impacto.
  • Desenvolver a economia circular, aumentando a utilização de mobiliário renovado, tendo em conta que um abrigo de passageiros renovado pode reduzir as emissões em 69% em comparação com o fabrico de mobiliário novo.

Energia: reduzir as emissões das suas operações (do mobiliário, veículos e edifícios) através das seguintes acções:

• Limitar o consumo de energia eléctrica do mobiliário urbano, substituindo os sistemas de iluminação antigos por tecnologias mais eficientes do ponto de vista ambiental, como os LED, que são mais eficientes do ponto de vista energético (Retrofit LED), a atenuação luminosa (dimming), que permite modular a intensidade luminosa da iluminação, ou a extinção, que permite desligar as fontes de energia em determinadas faixas horárias, e a introdução de uma gestão racional dos pequenos ecrãs digitais. Todas estas são soluções que melhoram a eficiência energética do mobiliário urbano.
  • Manter a cobertura de 100% dos consumos em energias renováveis.
  • Transformar a frota de veículos da empresa em uma frota de « baixas emissões ».
  • Continuar a equipar as instalações e sucursais com sistemas de controlo e automatização dos edifícios.

Deslocações: para reduzir a sua pegada ambiental, optimizar as deslocações pessoais (casa-trabalho) e profissionais dos colaboradores:

• Promover modos de transporte alternativos, como a partilha de automóveis, os transportes públicos ou a bicicleta.

3. Contribuir desde já

Para além das medidas de redução já implementadas nas suas operações e cadeia de valor, a JCDecaux deseja contribuir para o desenvolvimento de projectos qualitativos destinados a reduzir e/ou capturar as emissões de carbono para além da sua cadeia de valor. Esta política de contribuição vai ao encontro do desejo em participar na descarbonização à escala mundial e de contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, da qual a JCDecaux é parceira oficial desde Janeiro. A partir deste ano, a JCDecaux irá implementar uma estratégia dedicada a este requisito.

Jean-Charles Decaux, Co-Director Geral da JCDecaux, declarou: «Um ano depois de termos revelado o nosso Roteiro ESG 2030, temos o orgulho de reforçar a nossa acção ao apresentar hoje uma Estratégia Climática proactiva, orientada para o Carbono Zero. Reduzir a nossa pegada ambiental é um dos compromissos de longa data da JCDecaux. O nosso modelo de negócio está, portanto, em sintonia com a Taxonomia Verde, uma vez que quase 50% do nosso volume de negócios de 2022 está alinhado com este regulamento europeu. E os nossos compromissos já deram frutos: entre 2019 e 2022, já reduzimos as nossas emissões de gases com efeito de estufa ao nível do Grupo em 27% para os âmbitos 1, 2 e 3.  Como líder mundial do nosso sector de actividade, esta nova Estratégia Climática demonstra a vontade da JCDecaux em desempenhar um papel activo na resposta colectiva aos desafios das alterações climáticas e de fazer da comunicação exterior um acelerador da transição ecológica. A JCDecaux continuará a trabalhar com todas as suas partes interessadas e a apoiar os intervenientes dos sectores público e privado para garantir que a comunicação exterior se torne uma alavanca acentuada e eficaz para o desenvolvimento sustentável. Desenvolvida de forma participativa no seio do Grupo, esta Estratégia Climática será apoiada e posta em prática diariamente por todos os nossos colaboradores e estará no cerne do nosso modelo de negócio, que é simultaneamente útil e sustentável

Âmbito 1: Emissões directas

Emitidas durante o fabrico de produtos ou a combustão de combustível para os veículos da empresa (gás natural, petróleo, etc.).

Âmbito 2: Emissões indirectas

Associadas ao consumo de energia que não polui directamente (electricidade, etc.).

Âmbito 3: Outras emissões indirectas

Ligadas ao resto das actividades da empresa (fornecimento, transportes, fim de ciclo de vida, deslocações dos colaboradores, etc.).

Market-based

Método de cálculo das emissões de CO2 ligadas ao consumo de electricidade, que utiliza factores de emissão ligados ao fornecedor a quem a empresa compra a electricidade. As emissões são calculadas com base na electricidade que a empresa opta por comprar, frequentemente utilizando contratos negociados ou instrumentos como os certificados de energia renovável (CER).

Números-chave da JCDecaux

• Volume de negócios 2022: 3 317m€ (a)
  • Nº1 mundial da comunicação exterior
  • Audiência diária de mais de 850 milhões de pessoas em mais de 80 países