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O Creaction é a ferramenta da JCDecaux que permite simular uma campanha de comunicação em 3D antes de ser implementada. Descubra como funciona.
 

Esta cidade tem edifícios e lojas, pessoas e automóveis, ruas e avenidas. É em tudo semelhante a qualquer outra, com uma única diferença: existe apenas para a sua marca. O Creaction, o simulador 3D da JCDecaux, permite testar diferentes criatividades num ambiente realista para assim aumentar a eficácia das campanhas. Descubra o que é, quais as vantagens, e como funciona.

O que é e para que serve a ferramenta Creaction?

O Creaction é uma ferramenta digital que simula uma cidade 3D onde pode testar várias criatividades num ambiente real antes do lançamento da campanha no exterior. Entre outros fatores, as marcas podem avaliar o tamanho e posição do logo e dos textos, bem como o número de palavras. É ainda possível verificar se a campanha é legível em 5 menos  de segundos, o tempo máximo para captar a atenção com publicidade na rua.

Com esta ferramenta, é também fácil confirmar se o sentido de leitura está otimizado: deve ser unidirecional e em forma de “Z”, para guiar o olhar e facilitar a compreensão. São melhorias simples, que fazem uma grande diferença no momento de criar campanhas com mensagens mais eficazes e que se destacam nas cidades.
 
As vantagens do Creaction não ficam por aqui. Agora, já pode saber como os consumidores são impactados a diferentes distâncias, tal como acontece quando alguém passa a pé, de carro ou de autocarro. Desta forma, as marcas têm capacidade de ajustar contrastes ou o brilho da criatividade, para a tornar mais impactante. Uma funcionalidade especialmente importante num ambiente tão repleto de vida como os grandes certos urbanos, em que vários elementos competem pela atenção do utilizador.

Quais as vantagens do Creaction?

A verdadeira qualidade de uma campanha reside na sua capacidade de combinar uma ideia criativa original com a eficácia da publicidade. É na combinação destes dois fatores que reside o segredo para uma campanha memorável e é precisamente este o objetivo do Creaction. Para os anunciantes, a principal vantagem é que antes da campanha se iniciar, podem compreender como é que as suas mensagens aparecem no nosso mobiliário de rua, avaliando assim a eficácia da sua comunicação.
 
Com base nesta avaliação, torna-se possível implementar melhorias com base em dados, tornando o processo criativo mais objetivo. O Creaction permite assim testar, planear e otimizar as artes das suas campanhas publicitárias, tanto estáticas como digitais em Publicidade Exterior.

Como funciona?

O anunciante envia ao seu contacto comercial JCDecaux uma ou várias versões da campanha que irá promover. A JCDecaux insere essas artes finais na plataforma Creaction e simula uma "viagem" por um ambiente urbano 3D onde elas estão expostas.

Destas forma, as marcas podem colocar-se no lugar das suas audiências e perceber o que visualizam os consumidores em situações reais de deslocação e desta forma medir o impacto da sua criatividade. Por fim, é enviado ao anunciante um relatório com fotos e vídeo, sugerindo ou não alterações para melhorar a eficácia da comunicação. 
Este é um programa único, desenvolvido a nível internacional, e que muitas marcas já utilizam em vários países.

Como tornar a criatividade ainda mais eficaz?

Há ainda uma outra forma de tornar a publicidade exterior mais eficaz. A par do Creaction, desenvolvemos também o Creative Heatmap, a ferramenta que permite perceber que pontos da imagem vão captar a atenção das pessoas. Estas duas soluções foram pensadas para uma utilização conjunta.
 
Se o Creaction permite pré-visualizar a campanha num contexto real, o Creative Heatmap representa de forma visual os elementos da criatividade que captam mais atenção. Determina os pontos quentes e frios (que despertam mais e menos atenção), mostrando manchas de calor e identifica os pontos prioritários no sentido de leitura. A associação de ambas as ferramentas permite maximizar a eficácia das criatividades, e avaliar todos os critérios criativos indispensáveis.

A criatividade das campanhas desempenha um papel fundamental no seu sucesso. Por isso, acompanhamos os nossos clientes ao longo de todo o processo, para garantir campanhas eficazes. Todos os dias, trabalhamos para desenvolver novas ferramentas que tornam as nossas campanhas mais eficazes e impactantes.

Entre em contacto connosco para saber o que podemos fazer pelo seu negócio.
 

Publicado em Tendências