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A frequente cobertura de publicidade exterior, por parte das marcas, está de volta. Descubra 5 estratégias que tornarão qualquer campanha de rua mais eficiente em termos comunicativos.
 


A cobertura da publicidade exterior, após o período de confinamento, está a rondar os 90%, agora num período de mobilidade considerado quase normal. Atualmente, em Portugal, está a registar-se uma locomobilidade, por parte do consumidor, a um nível que vai do elevado (34.6%) até ao baixo (18%). Este é um período de retoma da publicidade exterior por parte das marcas. Estima-se que os consumidores passam 70% de seu tempo na rua, sendo que 74% da população de uma cidade admite que a publicidade exterior tem um grande peso no momento da escolha de uma marca para consumo.

A publicidade exterior, amplamente conhecida como publicidade Out-of-home (OOH) é uma das estratégias de comunicação mais antigas, utilizadas pelas marcas para transmitir uma mensagem ou promover um produto ou serviço em particular. A publicidade exterior está presente em locais públicos como a rua, centros comerciais, aeroportos, estações de transportes públicos, recintos desportivos, entre outros.

Este meio de publicidade é altamente benéfico, no sentido em que oferece baixos custos para as marcas, quando comparados com outros meios, garantindo uma comunicação, disponível 24 horas por dia, às grandes massas.
 

Tenha em conta 5 estratégias testadas em publicidade exterior, que garantirão um maior impacto face à campanha criada:

Seleção do local

É inevitável falar deste desafio intemporal: encontrar a localização perfeita. Para uma publicidade exterior ter impacto, deve considerar-se um lugar que se enquadre à campanha realizada pela marca. Contudo, para além disto, deve ter-se em conta a sua escala, ou seja, se o local abrange diariamente uma grande camada populacional.

Ambientes citadinos, aeroportos, centros comerciais e transportes são as melhores apostas, principalmente para setores de restauração e retalho.

Leitura do Zeitgeist

No reino publicitário, as marcas já se habituaram ao conceito de rápida adaptação e resposta, face ao contexto social que diariamente se mobiliza e transforma. Como o próprio termo indica, Zeitgeist significa o espírito de uma época da história em particular, em que todos os dias são contabilizados para essa mudança.

Uma das maiores demandas de mercado é que as marcas consigam acompanhar esse mesmo ritmo, adaptando a sua comunicação com base naquilo que se vivencia no presente. Empresas como o Wall Street Institute são bons exemplos desta flexível resposta social. Face ao contexto de pandemia vivenciada, a organização lançou uma campanha em televisão, rádio e publicidade exterior, em que apenas faz uma questão ao consumidor: “Em nossa casa ou na tua?”.

O ensino foi um dos setores que mais teve de se adaptar à nova realidade trazida pela pandemia, e a marca surge com uma comunicação clara sobre isso mesmo: flexibilidade no local onde o consumidor deseja aprender inglês.

Impacto visual

A introdução de elementos criativos, como cores chamativas e textos incitantes, garantem que uma publicidade exterior rapidamente capte a atenção do consumidor e do potencial novo cliente, enquanto se mobilizam por espaços públicos e pela rua.

Continuidade

Campanhas de publicidade exterior, concebidas para serem comunicadas a longo prazo, constitui uma das estratégias que influenciam positivamente uma marca. Porquê? Está provado que tal potencia o brand awareness de uma marca, pois quanto mais tempo uma comunicação impactante está visível nas ruas, mais abrangente se torna em termos de alcance massificado; em paralelo, tal também pode vir a aumentar os lucros anuais de uma marca ou ajudar a organização a penetrar novos segmentos de mercado.

Exterior-online

A integração de campanhas que estabeleçam uma forte relação entre a comunicação online da marca e a publicidade exterior está na ordem do dia. Isto é, mais importante do que bem comunicar uma marca nestes dois canais, é criar uma campanha (com um intuito específico para a marca) que integre tanto a publicidade OOH, como como os canais online, ou seja, as redes sociais.

Esta necessidade está inteiramente relacionada com os comportamentos de consumo da sociedade. Os dois mundos andam de mãos dadas, todos os dias. Sabe-se que 71% das pessoas fazem as suas pesquisas online através do seu smartphone, tendo em conta que 68% das vezes tal acontece quando se encontram a circular no exterior

O engagement, face a uma marca, é duplicado nos consumidores se estes tiverem a oportunidade de a percecionar enquanto circulam, através de publicidade exterior, podendo logo de seguida fazer uma pesquisa online sobre a mesma, seguindo as suas páginas sociais, visualizando o website e, potencialmente, consumindo um produto ou serviço da mesma.
 

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Publicado em Tendências