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Gustavo González está à frente da coordenação da área de Creative Solutions & Projetos Especiais, na JCDecaux Portugal. Conta com vários anos de experiência em marketing e gestão de marcas, e sua missão atual é surpreender com campanhas Out-of-Home (OOH) disruptivas.


A área de Creative Solutions da JCDecaux Portugal engloba todos os projetos especiais que diferem das áreas de negócio mais tradicionais.

É uma área que se destina a todas as marcas e parceiros que, num contexto cada vez mais desafiante, apostam no meio Out-of-Home (OOH) para reforço do seu posicionamento estratégico e para encontrarem um propósito relevante para chegarem aos seus consumidores.

Trabalhamos todos os dias para aportar inovação à marca JCDecaux, mas também para que as nossas marcas e os seus consumidores usufruam de experiências duradouras.

Desde a simples decoração de uma paragem de autocarro, passando por videomapping na fachada de um edifício ou por um mupi selfie tecnológico, até uma bicicleta que se movimenta sozinha num painel com 100 m2.

A fusão entre o físico e o digital é uma das nossas prioridades

O nosso trabalho na área de Creative Solutions traz várias vantagens:
 

  • O reforço da inovação associada à marca JCDecaux;
  • O suporte à transição digital e tecnológica por via das novas soluções encontradas;
  • O estreitamento das relações de confiança com os diferentes stakeholders (clientes, parceiros, fornecedores);
  • Diversificação/criação das fontes de criação de valor económico (receita) e sustentável (responsabilidade ambiental).


O caminho para lá chegar é uma mistura única de criatividade e de método.
 

Se somos capazes de imaginar, somos capazes de fazer

Tipicamente, quando se pensa em áreas ligadas ao pensamento divergente e à execução criativa, faz-se associações à leveza, liberdade artística e pura irreverência. Em boa verdade, a criatividade tem tanto de liberdade irreverente como de método e processo.

Afinal, de que nos vale criarmos algo disruptivo se depois não tem aplicabilidade ou não atinge os resultados esperados?

Por isso, seguimos um processo testado de Creative Solutions com estas etapas:

  1. Pedido/oportunidade
  2. Briefing
  3. Estudo de marca/campanha
  4. Ideação
  5. Execução criativa
  6. Estudo técnico-operacional
  7. Valorização orçamental
  8. Construção de proposta.

Mais tempo para pensar, discutir e avaliar

O melhor conselho que posso dar a uma marca não é, na verdade, um conselho, mas sim um desejo: que consigam mais tempo para pensarem, discutirem e avaliarem, connosco. O tempo é uma variável-chave no processo e resultado criativo.

No que respeita aos alicerces da diferenciação via Creative Solutions e recorrendo, primeiramente, à componente estratégica (marca e comunicação), diria que é importante que as marcas tenham o propósito, o posicionamento e os objetivos muito bem definidos, bem como o target a atingir. Complementarmente, a seleção da localização é um fator essencial.

O impacto protagonizado por uma ação de Creative Solutions, muito para além da posição in loco é claramente extrapolável para outros ecossistemas. Por exemplo, é perfeitamente amplificado para outros touchpoints da marca, como por exemplo através de website streaming ou social media.

Convido todos os que estejam a pensar em formas de criar novas campanhas a entrar em contacto para que, juntos, possamos surpreender o mundo.
 

Publicado em Creative Solutions