Menu Onde estamos
O despertar do ano novo chinês
 
Cães, monstros, envelopes vermelhos e possivelmente, a maior onda de consumo do mundo; cerca de 200 milhões de chineses vão entrar em modo celebração em Fevereiro do Ano Novo Chinês. Para onde vão, o que vão comprar e como devem preparar-se os anunciantes?

UM FERIADO REPLETO DE HISTÓRIA E TRADIÇÃO
O Ano Novo Chinês deste ano (ANC) calha a 16 de Fevereiro e será celebrado por mais de um quinto da população mundial, tornando-se provavelmente na maior celebração do mundo. É feriado chinês mais importante e reflecte o início do novo ano lunar. As pessoas vão viajar pelo mundo inteiro para se reunir, honrar os antepassados e comemorar a unidade e a família. Este é um momento das celebrações tradicionais, incluindo fogos de artifício, banquetes sumptuosos e oferta de presentes (e dinheiro!).

Um monstro que comia crianças

Proveniente da Dinastia Shang (séculos XVII - XI aC), o festival do Ano Novo representou a luta contra "Nian" - um monstro que comia gado e crianças. Mas o monstro tinha medo de sons altos, da cor vermelha e por isso, até hoje, o vermelho e o dourado são considerados cores de sorte durante o feriado e os foliões acendem petardos e lançam fogos de artifício para assustar os espíritos malignos.

Os Envelopes Vermelhos

A tradição mais reconhecida do festival do Ano Novo é provavelmente o hong-bao - a entrega de pacotes vermelhos. Os pais e os avós oferecem envelopes vermelhos recheados com dinheiro às crianças, onde os montantes são geralmente compostos pelos números 6 e 8, que são considerados de sorte. No entanto, até mesmo esta tradição centenária está a evoluir e nos dias de hoje, os pacotes são enviados por via eletrónica e através de aplicações como a WeChat Red Envelope.
 

O Ano do Cão

O dia 16 de Fevereiro marcará o início do Ano do Cão - o décimo primeiro animal no zodíaco chinês e um símbolo de lealdade e honestidade. Acredita-se que aqueles que nascem sob este signo possuem os melhores traços da natureza humana: honestidade, amizade, fidelidade, lealdade, inteligência, venerabilidade e um forte sentido de responsabilidade.
 

 

A MAIOR MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS NO MUNDO

O Ano Novo Chinês é o maior feriado público chinês, as empresas fecham e a maioria dos trabalhadores tira pelo menos uma semana de férias. Frequentemente, as pessoas escolhem sair da cidade onde trabalham e estudam e viajam de volta para as suas cidades de origem. Com mais de 200 milhões simultaneamente em movimento (cerca de 4% da população mundial), o resultado é uma das maiores movimentações internas de pessoas em todo o mundo. Os transportes são forçados até ao ponto de ruptura, os bilhetes de comboio vendem-se à velocidade de 1.000 por segundo e os engarrafamentos imensos bloqueiam as estradas em todo o país.      

O Conselho de Estado da China considera que os chineses fazem 3 mil milhões de viagens durante o período de férias:

• 2.5 mil milhões por terra
• 356 milhões de comboio
• 58 milhões de avião
• 42 milhões pelo mar
 
As marcas de turismo celebram o Ano Novo Chinês e promovem viagens. Wynn, Aeroporto de Macau.
A distância total das viagens perfaz cerca de 1,2 mil milhões de quilómetros - o mesmo que uma viagem a Saturno!
Durante o Ano Novo, as famílias aproveitam cada vez mais a oportunidade de visitar pontos turísticos em toda a China com 344 milhões de viagens realizadas em 2017 (+ 13,8% em 2016). Consequentemente, o consumo turístico também cresce, com mais de 423 mil milhões de yuans gastos em 2017 (+ 15,9% em 2016). No entanto, as viagens para o estrangeiro estão a tornar-se cada vez mais procuradas, especialmente pela população mais jovem. Espera-se que os números cresçam 11% em 2018 para 7,6 milhões. Os destinos com compras premium são muitas vezes os favoritos, sendo que a Ásia hospeda cerca de 81% das viagens e que este número deverá crescer 13% em 2018, de acordo com o CiR.

DESTINOS FAVORITOS DURANTE O ANO NOVO CHINÊS:

• Ásia: Tailândia, Japão, Hong Kong
• Américas: EUA
• Europa: Rússia, Alemanha, França, Reino Unido
• MENA (Médio Oriente e África do Norte): Emirados Árabes Unidos

UMA ONDA DE CONSUMO

O Ano Novo Chinês marca um novo começo na China, o que também significa coisas novas e novas experiências; e esta prática está a crescer. O ano passado, os foliões gastaram 67,3 mil milhões de dólares americanos (no mercado interno e externo) - um enorme aumento de 48,1% em relação a 2016. A CNN relata que os chineses provavelmente gastaram mais de 100 mil milhões de dólares americanos em alimentação e compras durante a semana do Ano Novo - quase o dobro do que os americanos gastam durante o Dia de Acção de Graças.
 
Campanha da JCDecaux China para a CCB Bank, executada à medida, no metro de Shangai.

MENSAGENS ESTRATÉGICAS E COORDENADAS DE OOH

O Ano Novo Chinês é uma das duas "Semanas Douradas" anuais para comércio e para as marcas que criam estratégias especiais de publicidade ao longo do evento:
• Construção de marca a longo prazo que antecede o Ano Novo Chinês
• Reconhecimento prioritário através da frequência e do alcance do público
• Contar histórias, particularmente eficaz se as histórias aproveitarem os temas tradicionais do ANC, da família, dos alimentos e do regresso a casa.
• Interacção da "vida real" com as marcas através de acções especiais
• Activação a curto prazo, ofertas especiais estrategicamente colocadas e lançamentos de produtos
• Presença nos últimos momentos de influência através da colocação de proximidade
• Colocação coordenada de mensagens em diferentes destinos para viajantes nacionais e internacionais

A variedade de ambientes relevantes, como os aeroportos e os centros comerciais, permite às marcas alcançar continuamente os consumidores que estão dispostos a gastar. Os anunciantes utilizam cada vez mais o OOH digital baseado em dados, para oferecer um interesse ainda maior através de mensagens inteligentes, adequadas e comprometidas. Por fim, o OOH mundial ajuda a construir marcas mundiais através de oportunidades de compromisso integrado em destinos-chave e em todos os pontos de contacto, seja no país ou no estrangeiro.
Interessado em cultura e tradições? Saiba mais sobre o Ano Novo Chinês (Chinese New Year)!
 
Turismo de Pequim, JCDecaux China 2017
 

Publicado em Tendências