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Um estudo sobre a geração do futuro

 

A maioria de nós está familiarizado com o comportamento geral de compra da Geração Z: tem uma abordagem multi-canal nas compras, são indiscriminados sobre o uso de todos os canais de compra disponíveis dependendo do que responde às suas necessidades do momento.
Embora muitos retalhistas já entendam como estes consumidores diferem das gerações anteriores (incluindo os Millennials), as marcas precisam de chegar a esta geração. Mais importante ainda, as marcas não podem assumir que o comportamento de compra e as preferências da geração Z irão necessariamente mudar ao longo dos seus ciclos de vida assemelhando-se aos das gerações mais velhas. É razoável esperar que estes consumidores tragam, no presente, grandes expectativas para os retalhistas e que continuem a mudar o que é o novo retalho.Contrariamente às outras gerações, incluindo os Millennials, os social media são algo muito natural na vida da Geração Z. Esta geração adota-os em todas as áreas das suas vidas e têm um grande impacto no seu comportamento de consumo - mais do que nos outros grupos de consumidores. A Geração Z é o grupo mais propenso à compra de produtos e serviços via social media e são compradores mais impulsivos que os Millenials:
● 60% mais dizem ter comprado alguma coisa de forma ‘espontânea’ porque sentiram que sim ou porque viram alguma coisa nos social media
● 70% não pode esperar/estão dispostos a tentar comprar nos social media no futuro.A Geração Z é foca-se em imagens e vídeos de plataformas como Youtube, Instagram e Snapchat para procurar inspiração antes de decidirem o que comprar.
● Os consumidores da Geração Z verificam no Youtube antes de comprar, quase duas vezes mais do que os Millenials.
● 66% usam o Instagram para ajudar na tomada de decisão
● A geração Z é das mais propensas a usar o Instagram quando comparado com os Millenials
● 37%, no último ano, aumentou o uso de social media para tomarem uma decisão de compraAlgumas pessoas podem ficar surpreendidas: é que embora 24% da Geração Z prefiram fazer as suas compras online, a maioria continua a querer visitar lojas físicas. Mais importante ainda, as suas visitas às lojas são feitas numa perspectiva multi-media e multi-canal;
● 60% dos consumidores da geração Z prefere comprar em lojas físicas, crescendo este número para 77% nos EUA
● 46% diz ver o artigo em loja para que ter mais informação antes de comprarem online
● Usam todas as fontes disponíveis durante o processo de compra:
            - Engagement com o lojista é feito cara a cara
            - Uso de telemóveis para comparar preços
            - Pedem conselhos a amigos e família em pessoa ou via social media, mensagem, telemóvel
            - Consultam os canais de social media para opiniões e feedback
            - Na loja, recorrem a fontes de informação digitalA Geração Z, encontrando algo de que goste, quer logo comprá-la. Os retalhistas até podem captar com sucesso a atenção deste grupo nos social media ou noutro canais, contudo, se não conseguirem proporcionar uma simples experiência de compra na plataforma, muitos desses jovens compradores abandonarão a compra por completo.
Os consumidores Z querem que as suas compras sejam fáceis e rápidas, estando dispostos a experimentar novos serviços que facilitem esses seus desejos.

● 73% usam ou tentariam usar pedidos ativados por voz, como Siri da Apple, Assistente Google ou Alexa, da Amazon.
● 71% interessam-se por programas de reabastecimento automático
● 73% interessam-se por serviços de assinatura, eletrônicos, produtos de saúde e beleza

A velocidade faz parte da essência da geração Z, ainda mais do que dos Millenials. São mais propensos a cancelar uma encomenda online se o tempo de entrega não for claro e alguns preferem esperar por mais tempo se a entrega for grátis. Eles querem entregas rápidas e estão dispostos a pagar mais por isso.
● 58% pagaria mais de 5 dólares por uma entrega em 1 horaO gang da Geração Z está a passar por um período de experiência e desenvolvimento nas suas vidas, a sua fraca lealdade com as marcas reflete isso mesmo. À medida que a indústria retalhista evolui apresentando cada vez mais produtos novos que vão aparecendo no mercado, é possível que esta geração nunca desenvolva o tipo de lealdade de consumo que vemos nas gerações anteriores.
Primeiramente, isto significa que retalhistas e marcas têm de se focar em como atrair estes jovens consumidores. Em segundo lugar, estes são consumidores experientes, então as marcas têm de oferecer experiencias de qualidade porque a geração Z procura mais do que apenas comprar. Esta atitude é mais predominante numas categorias mais do que outras.
● Roupa e Moda: apenas 16% compra apenas numa loja, comparando com os 26% dos Millenials
● Saúde & Beleza: 19% compra numa loja só vs 34%dos Milllenials
● Supermercado: a lealdade é ligeiramente maior aqui entre a Geração Z, com 38% vs Millennials 55%Não há duvidas que, num todo, os consumidores Z dependem muito da tecnologia para informar as suas decisões de compra. Contudo, os hábitos continuam a divergir entre culturas e regiões.
● Na China, a Geração Z compra online e via social media significantemente mais do que a média global.
● Na europa os hábitos variam: os suecos estão quase duas vezes mais dispostos a comprar via social media, enquanto os alemães mostram uma predisposição de menos de metade.
● Os americanos têm uma forte preferência por comprar em loja.Para captar a atenção da Geração Z, retalhistas têm de oferecer uma plataforma cruzada, digitalmente integrada, interativa e uma experiência de compra personalizada do início ao fim. Contudo, para manter a atenção desta audiência inconstante, têm de focar-se também em aumentar e manter awareness e notoriedade top-of-mind da sua oferta. Confiando somente no envio de mensagem digital e social media seria um erro porque sozinhos não fornecem substância necessária.

Um estudo recente da Kantar, revelou algumas interessantes - e, para alguns, contraintuitivas - descobertas sobre as preferências de media da Geração Z, Geração Y e Geração X. Os dados mostram que apesar do crescimento na era digital, a Geração Z tem o OOH como o seu meio favorito de publicidade.
● 55% têm um sentimento positivo a receber anúncios em Out-Of-Home
● Apena ⅓ gosta de anúncios online e ainda menos gosta de receber anúncios no telemóvel

De facto, A Geração Z esforça-se mais para evitar anúncios online do que as Gerações Y e X:
● 70% salta anúncios vs 66% da Geração Y e 62% da Geração X
● 52% usa ad blockers vs 50% da Geração Y e 41% da Geração X
Anúncios OOH casam na perfeição com as preferências da Geração Z em relação a informação visual. Isto aparece sem surpresa, como seria difícil de pensar num meio de publicidade mais visual. Combinando a grande frequência e a regularidade de exposição ao OOH, assim como informação integrada de oportunidades digitais, as melhores campanhas podem construir uma estratégia de media cruzadas que conseguem uma narrativa imersiva, experiências e conteúdo contextual relevante que a Geração Z tanto valoriza.
Embora não tenha sido a escolha óbvia no mundo digital de hoje, OOH aparece sendo o canal que alcança e deixa impressão em massa na geração Z.
 

Publicado em Tendências