Lisboa, 05 de março 2025 – A JCDecaux SE (Euronext Paris: DEC), número um mundial da comunicação exterior, é uma vez mais reconhecida pela sua liderança em transparência e desempenho ambiental no combate às alterações climáticas pela organização internacional sem fins lucrativos CDP (Carbon Disclosure Project) e mantém-se na lista A da classificação anual pelo segundo ano consecutivo.
Com base nos dados fornecidos no questionário 2024 do CDP sobre alterações climáticas, a JCDecaux SE faz parte de um pequeno número de empresas que obtiveram a classificação “A”, entre mais de 24 800 empresas avaliadas. Graças a ações ambientais significativas e mensuráveis, a JCDecaux foi incluída pela quarta vez na lista A desta classificação, que designa as empresas mais avançadas na luta contra as alterações climáticas.
Este reconhecimento contínuo das ações do Grupo que visam a mitigação dos riscos climáticos e o desenvolvimento de uma economia de baixas emissões de carbono é uma prova real do seu compromisso duradouro, da solidez da sua política e da transparência das suas ações em matéria ambiental.
O CDP utiliza uma metodologia pormenorizada e independente para avaliar as empresas, atribuindo-lhes uma classificação de A a D- com base na exaustividade do seu relatório, na identificação e gestão dos riscos ambientais e na implementação das melhores práticas ambientais, como a definição de objetivos ambiciosos e significativos. As empresas que não divulgam qualquer informação, ou que divulgam informação insuficiente, recebem uma classificação de “F”.
Reduzir a pegada de carbono do Grupo permanece uma prioridade absoluta para a JCDecaux, cuja ambição é atingir o Carbono Net Zero até 2050. Para tal, o Grupo comprometeu-se com a iniciativa “Science-Based Targets” (SBTi), com objetivos de redução de emissões a curto e longo prazo em termos absolutos ao nível do grupo:
Até 2030: reduzir as emissões do âmbito 1 e 2 em pelo menos 72,8% e as emissões de âmbito 3 em 46,2% em valor absoluto em relação a 2019 (market- based).
Até 2050: reduzir as emissões do âmbito 1, 2 e 3 em pelo menos 90% em valor absoluto em relação a 2019 (market- based).
Em junho de 2024, o SBTi reviu e validou os objetivos de redução de carbono da JCDecaux.
A JCDecaux prossegue as suas ações para reduzir o seu impacto de carbono através de soluções concretas como:
Realizar análises de ciclo de vida do seu mobiliário para identificar os seus principais impactos ambientais, aplicar os princípios do ecodesign e fortalecer a sua abordagem com o “Eco Design Index”, uma ferramenta pedagógica para avaliar e comunicar o desempenho ambiental do seu mobiliário;
Renovar o mobiliário que se encontra em fim do contrato, estando assim alinhado com os princípios da economia circular;
Reduzir o consumo de energia elétrica do seu mobiliário urbano, através da substituição de antigos sistemas de iluminação por tecnologias mais recentes e amigas do ambiente, como os LED, mais eficientes em termos energéticos (LED retrofit), dispositivos de otimização e modulação inteligente da intensidade luminosa (regulação ou “dimming”);
Ser o primeiro grupo de comunicação exterior a aderir em 2019 ao RE100, uma coligação internacional que reúne empresas mobilizadas em prol de uma produção de eletricidade 100% renovável. Cobrir 100% do seu consumo elétrico com eletricidade proveniente de fontes renováveis desde 2022;
Utilizar (na medida do possível) veículos com baixas emissões de carbono para agentes operacionais.
Confiante na sua capacidade de responder aos desafios ambientais do futuro, a JCDecaux assumiu fortes compromissos a favor do clima, como o demonstram a sua ambiciosa Estratégia RSE 2030 e a sua Estratégia Climática proactiva ao nível do Grupo.
A JCDecaux associou-se também ao índice Euronext Paris CAC® SBT 1,5° focado no clima, que visa abrir caminho para uma economia de carbono zero, estimular a inovação e promover o crescimento sustentável através da definição de metas de redução de emissões baseadas em dados científicos.
Jean-Charles Decaux, Presidente do Directório e Co-Director Geral da JCDecaux, declarou: “Estamos particularmente orgulhosos por voltarmos a fazer parte da lista A do CDP. Do mesmo modo que 2025 marca os 10 anos do Acordo de Paris sobre o Clima, este reconhecimento reflecte o nosso compromisso histórico constante e contínuo com base num modelo económico sustentável que respeita o ambiente e a sociedade. Permite-nos demonstrar a todas as nossas partes interessadas a nossa maturidade e o nosso sentido de responsabilidade perante a emergência climática. O nosso modelo económico virtuoso faz eco da Taxonomia Verde, sabendo que perto de 50% do nosso volume de negócios está alinhado com esta regulamentação europeia. Como número um mundial no nosso sector de actividade, queremos participar activamente na acção colectiva face ao desafio climático e fazer da comunicação exterior um acelerador da transição ecológica. A JCDecaux continuará a trabalhar com todas as partes interessadas e a apoiar os intervenientes nos contratos públicos e privados para garantir que estes se tornem uma alavanca poderosa e eficaz para o desenvolvimento sustentável, com uma abordagem baseada na qualidade e na inclusão de critérios ambientais e sociais ambiciosos.”
Números-chave da JCDecaux
Volume de negócios 2023: 3 570,0 milhões de euros (a)- Volume de negócios S1 2024: 1 807,6 milhões de euros(a)
Nº 1 mundial da comunicação exterior
Audiência diária de 850 milhões de pessoas em mais de 80 países
1 056 833 faces publicitárias no mundo
Presente em 3 918 cidades com mais de 10 000 habitantes
11 650 colaboradores
A JCDecaux está cotada na Eurolist d'Euronext Paris e faz parte dos índices SBF 120 e CAC Mid 60
A trajetória de redução de carbono do Grupo JCDecaux foi validada pelo SBTi e a empresa passou a integrar o índice Euronext Paris CAC® SBT 1,5º.
A JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro nas classificações FTSE4Good (3,8/5), CDP (Lista A), MSCI (AAA), Sustainalytics (13,1) e com a classificação Ouro pela EcoVadis
1ª empresa de Comunicação Exterior a ter aderido ao RE100
Líder da bicicleta em livre serviço: pioneira da modalidade suave
N° 1 mundial do mobiliário urbano (630 196 faces publicitárias)
N° 1 mundial da publicidade em transportes com mais de 153 aeroportos e 258 contratos de transporte nos metros, autocarros, comboios e elétricos (319 081 faces publicitárias)
N° 1 europeu do grande formato (85 743 faces publicitárias)
N° 1 da comunicação exterior na Europa (708 620 faces publicitárias)
N° 1 da comunicação exterior na Ásia-Pacífico (165 292 faces publicitárias)
N° 1 da comunicação exterior na América Latina (91 682 faces publicitárias)
N° 1 da comunicação exterior em África (25 337 faces publicitárias)
N° 1 da comunicação exterior no Médio Oriente (21 300 faces publicitárias)
(a) Volume de negócios ajustado
Sobre a JCDecaux:
A JCDecaux é líder mundial no mercado da publicidade exterior, com presença em mais de 80 países e conta com milhares de parceiros com quem partilha funções de organização e planeamento do espaço público. É o único operador internacional que se concentra no mercado Out-of-Home nas três áreas de atividade: mobiliário urbano, grande formato e publicidade em transportes.
A JCDecaux é referência em inovação, qualidade, design e funcionalidade, ao serviço das cidades e das marcas. Com um saber de experiência feito de quase 6 décadas, os serviços de excelência na conceção, conservação e manutenção dos equipamentos e as melhores soluções de comunicação exterior, são reconhecidos mundialmente pelas cidades, aeroportos e autoridades de transporte, e claro, pelas marcas.
A JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro nas classificações FTSE4Good (3,6/5), CDP (Lista A-), MSCI (AA) e com a classificação Platina pela EcoVadis
1ª empresa de Comunicação Exterior a ter aderido ao RE100 (compromisso para 100% de energias renováveis).
Presente no mercado português há meio século, a JCDecaux tem como missão melhorar a experiência Out-Of-Home e tornar os concelhos mais atraentes.
Mais informações: https://www.jcdecaux.pt