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Os viajantes: um público premium, mais jovem e com maior poder económico

O estudo da Ipsos mostra que, de um modo geral, os viajantes são mais jovens (índice 111 para as pessoas entre os 25 e os 44 anos) e com maior poder económico (índice 123 para as pessoas com rendimentos elevados) do que a população média.

Apesar do desenvolvimento de ferramentas de videoconferência, o estudo ACI ASQ Global Traveller mostra que o volume de viajantes de negócios aumentou entre 2022 e 2023, em comparação com 2019 (24% vs. 22%) e o estudo Ipsos mostra que mantêm uma frequência de viagem muito acima da média dos viajantes, com cerca de 5 viagens no decurso dos últimos 12 meses, em comparação com 3,6 para a totalidade dos viajantes, enquanto a intenção de viajar de avião permanece forte.

Os aeroportos são parte integrante da experiência de viajar e representam bem mais do um simples local de passagem

As principais emoções que os viajantes sentem, quer à partida quer à chegada, são o entusiasmo e a curiosidade. A grande maioria reconhece e aprecia a natureza única e atrativa do ambiente dos aeroportos, que exerce uma influência positiva na sua perceção e experiência. De facto, 71% dos viajantes gostam da disposição e do ambiente dos aeroportos. Do mesmo modo, 71% sublinham a natureza distintiva e exclusiva da experiência aeroportuária, que a distingue da vida quotidiana. Por último, 68% dos inquiridos consideram que os aeroportos constituem uma componente essencial das suas férias ou viagens.

As compras: um papel central na experiência dos viajantes nos aeroportos

85% dos participantes no estudo efetuaram compras no aeroporto nos últimos 12 meses (excluindo alimentos e bebidas), o que demonstra a forte atração das ofertas comerciais propostas.

Além disso, 65% dos viajantes não planeiam antecipadamente as suas compras no aeroporto, o que proporciona às marcas uma oportunidade de influenciar e consumir espontaneamente.

Publicidade nos aeroportos: um meio mais poderoso e influente do que nunca

A maioria dos viajantes tem uma imagem positiva da publicidade nos aeroportos. De facto, 70% afirmam apreciar os stands, as lojas e as campanhas publicitárias. "internacional", "impactante", "inovadora", "de confiança" e "de prestígio" são os principais adjetivos que os viajantes associam às marcas que anunciam nos aeroportos.

Acresce que os viajantes têm uma melhor perceção da publicidade nos aeroportos do que da publicidade online ou nas redes sociais, em termos de critérios-chave como a dimensão internacional, a criatividade, a qualidade superior, a atenção e a imagem de marca premium.

A publicidade nos aeroportos influencia as escolhas dos consumidores ao longo de todo o processo de compra (consciencialização, consideração e conversão)

De facto, 77% dos passageiros afirmam ter tomado pelo menos uma ação após terem sido expostos a um anúncio num aeroporto, durante ou após uma das suas viagens nos últimos 12 meses.

Kelly Beaver MBE, Diretora-Geral da Ipsos no Reino Unido e na Irlanda, declarou: "Estamos orgulhosos de ter realizado este estudo inovador em colaboração com a JCDecaux, que sublinha o impacto significativo que os aeroportos têm nas perceções e comportamentos dos passageiros e evidencia a importância da publicidade nos aeroportos para captar a atenção e influenciar as ações deste público altamente motivado."

Jérôme Lepage, Diretor de marketing e desenvolvimento comercial – Divisão de Transportes da JCDecaux, declarou: "Como número um mundial da comunicação exterior, presente em mais de 150 aeroportos, incluindo os principais aeroportos internacionais de Los Angeles, Londres Heathrow, Paris Roissy-Charles de Gaulle, Dubai, Xangai Hongqiao e Singapura-Changi, é com grande entusiamo que a JCDecaux revela os resultados do seu último estudo mundial intitulado "First Class Advertising – The Enduring Magic of Airports". Como demonstram os resultados do estudo da Ipsos, os aeroportos proporcionam às marcas uma excecional oportunidade de comunicar com os viajantes de negócios, de lazer ou misto (*) em espaços atrativos e de alta qualidade. Os passageiros não só apreciam a experiência nos aeroportos e a publicidade, como também estão totalmente recetivos a ela e agem de acordo com ela, tornando-a mais poderosa e influente do que nunca".

(*) negócios e lazer, o denominado “bleisure”


Metodologia
Realizado pela Ipsos em nome da JCDecaux, o estudo baseou-se num inquérito online de 15 minutos a 11 368 participantes com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos em 14 mercados mundiais: Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Bélgica, Brasil, China Continental e China Hong Kong SAR, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Reino Unido e Singapura. O estudo foi realizado entre 2 de novembro e 1 de dezembro de 2023. A nota técnica pormenorizada está disponível mediante pedido.


Números-chave da JCDecaux
-    Volume de negócios 2023: 3 570 M€ (a)
-    N° 1 mundial da comunicação exterior
-    Audiência diária de mais de 850 milhões de pessoas em mais de 80 países
-    1 040 132 faces publicitárias no mundo
-    Presença em 3 573 cidades com mais de 10 000 habitantes
-    11 200 colaboradores
-    JCDecaux está cotada na Eurolist d’Euronext Paris e faz parte dos índices Euronext 100 e Euronext Family Business
-    JCDecaux é reconhecida pelo seu desempenho extra-financeiro no índice FTSE4Good (3,4/5), CDP (Lista A), MSCI (AA), Sustainalytics (13,5) e classificada “Or” pela EcoVadis
-    1ª empresa de comunicação exterior que aderiu ao RE100
-    Líder da bicicleta em livre serviço: pioneira da mobilidade suave
-    N° 1 mundial do mobiliário urbano (604 536 faces publicitárias)
-    N° 1 mundial da publicidade nos transportes com mais de 153 aeroportos e 205 contratos de transporte nos metros, autocarros, comboios e elétricos (333 620 faces publicitárias)
-    N° 1 europeu do grande formato (101 976 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior na Europa (654 957 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior na Ásia-Pacífico (170 973 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior na América Latina (129 305 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior em África (24 198 faces publicitárias)
-    N° 1 da comunicação exterior no Médio-Oriente (19 371 faces publicitárias)

(a) Volume de negócios ajustado 


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