A JCDecaux SE (Euronext Paris: DEC), número um mundial da comunicação exterior, anuncia a assinatura de uma parceria estratégica mundial com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o objetivo de apoiar o «Fundo Conjunto das Nações Unidas para os ODS», destinado a acelerar o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelo mundo inteiro.

Em contacto diário com mais de 850 milhões de pessoas e fiel à sua missão de melhorar de forma sustentável a qualidade de vida do maior número de cidadãos possível, a JCDecaux pratica e promove uma comunicação exterior responsável, agindo em prol de grandes causas desde a sua fundação e oferecendo campanhas nos seus mobiliários urbanos e dispositivos publicitários a inúmeras associações e ONGs. Agora, através desta parceria com o Fundo Conjunto para os ODS, a JCDecaux está empenhada em fazer da comunicação exterior uma alavanca decisiva para a promoção destes objetivos.

Promover uma comunicação exterior responsável é um dos seis compromissos da Estratégia de RSE para 2030, divulgada em maio pela JCDecaux. Este compromisso implica nomeadamente que, desde 2022, as filiais do Grupo se comprometem a aplicar o seu Código de Ética da Comunicação Exterior e a apoiar um ou mais ODS das Nações Unidas.

Após a assinatura do Pacto Mundial das Nações Unidas em novembro de 2015 e com este novo acordo, a JCDecaux dá continuidade ao seu compromisso em prol dos direitos humanos e aposta numa política concreta de apoio a grandes causas em todo o mundo.

ONU e JCDecaux desenvolvimento sustentável

Lisa Kurbiel, Chefe do Secretariado do Fundo Conjunto das Nações Unidas para os ODS declarou:«Sentimo-nos honrados com a parceria entre o Fundo Conjunto das Nações Unidas para os ODS e a JCDecaux, pois vai permitir enraizar o desenvolvimento sustentável no coração da publicidade. Os meios são essenciais para acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e desempenham um papel fulcral na promoção dos objetivos sociais de combate às alterações climáticas, da igualdade de género e da redução das desigualdades. Esta notável parceria permite tornarmo-nos protagonistas da mudança».

Por sua vez, Jean-Charles Decaux, Presidente do Conselho Executivo e Co-Director Geral da JCDecaux, declarou: «Estamos muito satisfeitos com esta parceria sólida e ambiciosa, estabelecida com o Fundo Conjunto das Nações Unidas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que beneficiará muitas causas em todo o mundo relacionadas com a saúde, com a investigação, com a igualdade de género, com a proteção dos mais frágeis e ainda com a luta contra as alterações climáticas. Presente em mais de 80 países e com quase um milhão de faces publicitárias em todo o mundo, a JCDecaux é um meio útil e sustentável que apoia grandes causas, nas mais diversas geografias há muitos anos e que hoje contribui para 14 dos 17 ODS. Um resultado que se deve à nossa estratégia, à nossa dinâmica de funcionamento, assim como à oferta de soluções que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, tornando-as mais humanas e inclusivas. Esta parceria com o Fundo Conjunto das Nações Unidas para os ODS ganha hoje todo o seu significado, pois permite-nos reforçar a visibilidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através das nossas ações locais oferecidas a associações e ONGs, que trabalham para reduzir a pobreza, proteger o ambiente e promover a paz e a justiça».

Os 17 objetivos, definidos em 2015 e adotados por todos os Estados-membros da ONU, são um apelo mundial à erradicação a pobreza e à garantia de prosperidade para todos, protegendo, simultaneamente, o planeta. Universais, inclusivos e interligados, apelam à ação por parte de todos, de forma a serem atingidos até 2030, e assentam em 5 grandes princípios (os 5 Ps): Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Desde 2015, e por iniciativa das Nações Unidas, muitos governos já tomaram medidas em prol dos ODS, reduzindo assim a parte da população mundial que vive na extrema pobreza, bem como a taxa de mortalidade ligada a doenças não transmissíveis. Os próximos 8 anos serão decisivos para tornar todos os ODS numa realidade, assim como para construir um futuro melhor para cada ser humano.