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Numa era de constante mudança a publicidade Out-of-Home (OOH) demonstra estar cada vez mais direcionada para o uso de tecnologias digitais e outras meios interativos, ideais para o cruzamento entre o online e offline. Veja o que esperar do futuro.


A contínua transformação tecnológica está a resultar em grandes mudanças em aspetos como o comportamento e o dia-a-dia dos consumidores, bem como a forma das marcas usarem a publicidade como meio de brand awareness e posterior conversão.

Está previsto que o mercado de publicidade Digital Out-of-Home (OOH), de 2017 a 2027, aumentará de 5.6 biliões para 13.3 biliões de euros. Uma estimativa que continua a ser realista, apesar do desinvestimento em publicidade durante a pandemia, visto que a rápida recuperação em 2021 já se encontra numa ordem superior a 20%. As vantagens associadas à digitalização como método principal da evolução da publicidade do futuro são a capacidade de se criar conteúdo dinâmico, passível de engagement com o público-alvo, extrair impressões e aumentar o volume do alcance da mensagem.

Vejamos agora as principais 5 tendências de publicidade no setor Out-of-Home (OOH):

Internet of Things

O sistema Internet of Things (IoT) avança como uma das grandes tendências para a publicidade do futuro. Tal refere-se à possível interconexão digital realizada entre objetos, onde ocorre a reunião e a transmissão de data atualizada em tempo real.

A comunicação e o aproveitamento destes dados fazem com que uma publicidade seja atualizada e personalizada rapidamente, devido à ligação entre a fonte central e dispositivos como os mupis digitais.

A própria campanha será assim capaz de extrair a melhor informação de grandes fontes de Big Data e adaptar-se às mudanças necessárias, sempre com o intuito de passar a comunicação mais personalizada possível ao consumidor e, assim, influenciar na sua tomada de decisão, relativamente ao produto e/ou serviço anunciado pelo parceiro da empresa.

Dispositivos tecnológicos

Dispositivos tecnológicos auxiliares, conectados à Internet ou entre si, são a segunda tendência da publicidade do futuro. Estes visam criar uma melhor e maior experiência interativa entre o mobiliário urbano e o consumidor. A introdução de sensores, capazes de controlar pressão, atividade de rádio, imagem, temperatura e vibração, ou outros dispositivos de consumo fazem com que a própria publicidade ganhe uma nova dimensão aos olhos de quem a perceciona. 

A integração de sensores inteligentes e outras sistemas tecnológicos, por parte do mobiliário urbano, aquando do contacto com o consumidor, estimulam a um maior awareness da ação implementada. Consequentemente, estes dispositivos ajudam o público-alvo a tomar decisões mais relevantes e valiosas para a marca. Como por exemplo:
 

  • Fotografar a publicidade e colocar um #hashtag ou marcar a empresa;
  • Pesquisa imediata da marca nas redes sociais (ex. começar a seguir a página, interagir com publicações, convidar amigos para gostar);
  • Potenciais ações de conversão na plataforma online (ex. pesquisa de um produto, adicionar um produto ao carrinho ou finalização da compra).

DOOH programático

A publicidade Digital Out-of-Home (DOOH) com programação tem vindo a evoluir ao longo dos últimos meses, em grande parte devido à COVID-19, que criou a necessidade de se ver acelerados sistemas de transformação e digitalização OOH.

O DOOH programático é capaz de ativar uma publicidade, com tempos de resposta muito curtos, caso seja necessário parar ou reiniciar a campanha, conforme o contexto presente. Este é assim um sistema com a pretensão de servir conteúdo dinâmico e em tempo real.

Consequência disso é o crescente número de parcerias que se têm efetivado com SSP’s e DSP’s, que representam microprocessadores especializados em processamento digital de sinal usados para transmitir sinais de áudio e vídeo, quer em tempo real, quer offline.

Esta informação virtual que os mobiliários urbanos recebem, através de data externa, é de extrema importância, porque é o que vai permitir que ocorra um mais rápido e inteligente controlo do tempo de display da campanha e do ambiente onde a mesma está a decorrer:
 

  • A campanha surge, termina e/ou modifica-se consoante o período do dia, o contexto atual social ou o tipo de público-alvo presente nas redondezas.


Sabe-se que 12% da publicidade Digital Out-of-Home (DOOH) é atualmente negociada programaticamente. Estima-se um aumento de 17% desta área já para 2022.

5G

O 5G tem a capacidade de tornar uma publicidade OOH numa de rede instantânea e tecnologicamente habilitada à expansão de uma interatividade digital em tela de vídeo com um novo e melhorado aceleramento no processamento de dados.

O 5G permitirá mostrar campanhas de publicidade com efeitos e transições mais rápidos, comparativamente aos recursos que antes tínhamos.

Inteligência Artificial

A última tendência da publicidade do futuro é a Inteligência Artificial que permite obter informações sobre a hora, o local, as preferências, bem como as emoções do consumidor, em relação à campanha observada na rua.

Esta área de computação permite que máquinas aprendam e executem tarefas, segundo um raciocínio implementado em algoritmo. Assim, a Inteligência Artificial visa ajudar as marcas a estudarem e aprimorarem as suas campanhas, segundo as respostas em tempo-real dadas pelo mobiliário urbano. A qualidade e eficácia de uma publicidade é assim melhorada, segundo aquilo que é comunicado pela machine learning.

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Publicado em Sustentabilidade