Menu Onde estamos
Muito se fala da importância de reduzir a pegada ambiental e de reduzir o consumo de recursos escassos. Mas afinal, o que são exatamente empresas sustentáveis e como se tornar uma?

O que são empresas sustentáveis?

Muito se fala da importância de reduzir a pegada ambiental e de reduzir o consumo de recursos escassos. Mas afinal, o que são exatamente empresas sustentáveis e como se tornar uma?

O que é bom para o ambiente é também bom para as contas. As empresas sustentáveis são mais rentáveis, geram maior notoriedade e são a escolha dos consumidores. No entanto, a palavra “sustentabilidade” parece ter sido utilizada até à exaustão. Empresas verdes, turismo responsável, moda sustentável, marcas de comércio justo - o resultado é uma enorme confusão sobre o que é verdadeiramente sustentável e o que não é, com as dúvidas a estenderem-se à generalidade dos consumidores.

Descubra o que significa ser uma empresa sustentável na prática e o que fazer para minimizar o impacto ambiental da sua marca.

O que são empresas sustentáveis?

Empresas sustentáveis são organizações que operam de forma a minimizar os impactos negativos sobre o meio ambiente, a sociedade e a economia. O objetivo é preservar os recursos naturais e assegurar a melhoria da qualidade de vida das gerações presentes e futuras. As empresas sustentáveis adotam práticas e estratégias que equilibram os aspetos económicos, ambientais e sociais das suas atividades.

Um dos desafios das empresas sustentáveis é transmitir de forma clara e efetiva as suas práticas e compromissos com a sustentabilidade ao público. A comunicação é uma ferramenta fundamental para construir e fortalecer a imagem corporativa de sustentabilidade, aumentar a confiança dos consumidores, atrair investidores e envolver os colaboradores. Além disso, as próprias campanhas de comunicação podem ser implementadas com práticas sustentáveis, o que cria uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade e reforça a mensagem transmitida para o público.

sustentabilidade JCDecaux

Porque é importante ser uma empresa sustentável?

Adotar práticas de sustentabilidade é importante por diversos motivos. Para além da responsabilidade socioambiental na construção de um futuro mais sustentável, os principais benefícios incluem:

1. Resposta às expectativas dos consumidores

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais e sociais. Ser uma empresa sustentável responde às necessidades do mercado e fortalece a relação de confiança.. De acordo com os dados de um estudo da McKinsey & Company, mais de 60% dos consumidores afirmaram que estariam dispostos a pagar mais por um produto apenas por estar acondicionado numa embalagem sustentável.

2. Vantagem competitiva

A sustentabilidade é um fator diferenciador e uma vantagem competitiva. As empresas sustentáveis podem destacar-se no mercado, atraindo e retendo clientes, conquistando novos mercados e alcançando uma reputação positiva. Um estudo do ”The Capgemini Research Institute” indica que 53% dos consumidores mudaram para marcas menos conhecidas apenas porque eram sustentáveis. O mesmo relatório revela que 77% das empresas constataram que o facto de serem sustentáveis originou um aumento na fidelização dos clientes.

3. Redução de custos e aumento da eficiência

As práticas sustentáveis permitem uma melhor gestão de recursos e, consequentemente, uma redução dos gastos operacionais. A adoção de medidas como eficiência energética, reutilização de água e redução de resíduos podem trazer poupanças significativas a longo prazo, além de promover a inovação e a eficiência nos processos internos.

4. Atração e retenção de talentos

Atualmente, os profissionais valorizam cada vez mais empresas que demonstram ter um compromisso sólido com a sustentabilidade e a responsabilidade social. As empresas sustentáveis têm maior probabilidade de atrair e reter talentos altamente qualificados e envolvidos, além de aumentar a motivação e a satisfação dos colaboradores. Um estudo da IBM revelou que os colaboradores têm cada vez mais interesse por empresas ambientalmente sustentáveis: 67% dos entrevistados afirmam querer candidatar-se a vagas neste tipo de empresas, ao passo que 35% dos que mudaram de emprego passaram para uma empresa sustentável.

 

Como se tornar uma empresa sustentável?

As empresas podem adotar várias medidas para se tornarem mais sustentáveis, sendo essencial integrá-las como parte fundamental da sua estratégia e dos seus valores. As principais incluem:

1. Avaliar e reduzir o impacto ambiental

O primeiro passo é realizar uma análise completa do seu impacto ambiental, identificando áreas de melhoria. Dessa forma, podem tomar medidas em conformidade, como reduzir o consumo de energia, otimizar o uso de recursos naturais, minimizar a geração de resíduos e implementar práticas de reciclagem e reutilização. Também é importante considerar a pegada de carbono e neutralizar emissões através de compensações ambientais ou investimentos em energia renovável.

2.Adotar uma cadeia de abastecimento sustentável

As empresas devem trabalhar em colaboração com os seus fornecedores para garantir que as suas práticas também são sustentáveis. Por exemplo, podem exigir o cumprimento de padrões ambientais e sociais, a promoção de práticas responsáveis ​​de aquisição de matéria-prima, e a redução da emissão de gases de efeito estufa ao longo da cadeia de abastecimento.

3. Investir em inovação e tecnologia amiga do ambiente

A adoção de tecnologias limpas e processos inovadores pode ajudar as empresas a reduzir o seu impacto ambiental. São exemplos os sistemas de energia renovável, a utilização de materiais mais sustentáveis, a digitalização de processos para reduzir o consumo de papel e a implementação de medidas de eficiência energética.

4. Comunicar e promover a sustentabilidade

É fundamental que as empresas comuniquem os seus esforços de sustentabilidade de forma clara e transparente. Podem partilhar publicamente as suas metas e os resultados alcançados, destacar práticas sustentáveis adotadas e envolver os clientes e a comunidade nas iniciativas. A comunicação transparente ajuda a construir uma reputação sustentável e fortalece o relacionamento com o exterior.

5. Implementar campanhas de comunicação sustentáveis

 

Tornar a comunicação mais sustentável apresenta alguns desafios, mas também oferece oportunidades expressivas para inovar. Na JCDecaux, usamos papel reciclado ou proveniente de florestas geridas de forma sustentável e com certificação PEFC / FSC nas nossas campanhas out-of-home (OOH), e lâmpadas LED para a comunicação digital. Neste caso, o consumo energético baixa para cerca de 75% comparativamente à iluminação tradicional. Se trabalhar com um parceiro ambientalmente responsável, como a JCDecaux Portugal, a sustentabilidade das suas campanhas de comunicação já está prevista e assegurada.

Sendo a sustentabilidade um dos pilares-chave do Grupo JCDecaux, e em linha com a nova estratégia ESG  até 2030, a JCDecaux Portugal definiu um conjunto de medidas: 100% do consumo de eletricidade  é proveniente de energia verde (fontes de energia 100% renováveis); sempre que possível as viaturas JCDecaux serão hibridas ou elétricas (20 viaturas elétricas e 4 PHEV até ao final de 2023); todos os mupis e abrigos contam com iluminação LED ou LCD que garante a diminuição de consumo elétrico e a lavagem dos equipamentos é feita com água desmineralizada; o papel utilizado na impressão dos cartazes é 100% proveniente de material reciclado ou com certificado de produção em PFEC (material proveniente de florestas geridas de forma sustentável); Por fim, foi instalado recentemente um recuperador de águas pluviais que serão utilizadas tanto nas nossas instalações como na manutenção e limpeza dos equipamentos.  

JCDecaux Portugal, o seu parceiro de comunicação sustentável

As empresas que ainda não adotaram este tipo de práticas, mais cedo ou mais tarde, terão de pensar e agir em relação ao seu impacto ambiental. Mas não precisam de começar do zero, especialmente se contarem com parceiros que já implementam práticas sustentáveis nas suas operações.

É o caso da JCDecaux Portugal. Já somos o parceiro oficial do Fundo Conjunto das Nações Unidas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas não ficamos por aqui. Continuamos a trabalhar todos os dias para reduzir ainda mais o nosso impacto ambiental.

Ao trabalhar connosco nas suas campanhas de comunicação exterior, poderá contar com materiais sustentáveis e recicláveis, equipados com sistemas de iluminação eficiente e mantidos com recurso a atividades de limpeza ecológica. Entre em contacto connosco e dê o primeiro passo para uma comunicação mais criativa, impactante e sustentável.

Publicado em Sustentabilidade