Menu Onde estamos
Quando a comunicação se alia a uma boa causa, o resultado impressiona. Descubra os 10 projetos de inovação social apoiados este ano pela JCDecaux.

Levar mais longe o que de melhor que se faz em inovação social no nosso país. Este é o motivo que fez com que a JCDecaux Portugal oferecer o seu espaço publicitário a 10 projetos nacionais em parceria com o Portugal Inovação Social. O objetivo é apoiar e dinamizar o desenvolvimento e a difusão de projetos que proponham abordagens alternativas e inovadoras para responder a problemas sociais em Portugal. A ação que começou este mês de novembro decorrerá ao longo dos próximos meses em várias cidades de norte a sul do país. Fique a conhecer um pouco melhor cada uma das iniciativas premiadas.

1. ValorIN, porque todos merecem oportunidades profissionais

 

valorin projeto jcdecaux apoio campanha outdoor

A ValorIN é uma iniciativa de inovação e empreendedorismo social, criada em 2016 em Vila do Conde. Este projeto dá resposta a pessoas com deficiência ou doença mental que pretendam aceder a um nível de qualificação para facilitar o enquadramento no mercado de trabalho. Esta é uma instituição pioneira na intervenção com pessoas portadoras de deficiência na região, que fomenta a integração educacional, ocupacional, sócio-profissional e habitacional, priorizando as famílias mais carenciadas. Não admira que tenha sido um dos projetos escolhidos pela JCDecaux Portugal, para que possam continuar a apoiar quem precisa.

2. 55+, uma vida ativa para todos

 

Existem 2,5 milhões de pessoas inativas com mais de 55 anos em Portugal. E se para muitos a idade pode ser um impedimento para uma vida mais ativa e saudável, para a 55+ é uma excelente oportunidade para se fazer algo de que se gosta e que possa ser útil para a comunidade. Esta iniciativa nasceu com o objetivo de prevenir a solidão e a inatividade, proporcionando a pessoas com mais de 55 anos uma vida ativa através da prestação de serviços de qualidade e confiança nos seus bairros – como pequenas tarefas de bricolage ou prestação de serviços.  Desta forma, pretende-se valorizar os conhecimentos das pessoas e criar redes de apoio informal sólidas e próximas – algo que os painéis da JCDecaux irão ajudar a fazer.

 

3. Just a Change, para mudar uma realidade assustadora

 

Em Portugal, 23% da população não consegue manter a casa quente e mais de 30 mil não têm eletricidade em casa. O nosso país é mesmo o segundo da União Europeia onde a taxa de mortalidade mais aumenta no inverno. É precisamente para combater esta realidade que nasceu a Just a Change. Esta Associação sem Fins Lucrativos reabilita casas de pessoas carenciadas, na luta contra a pobreza habitacional de Portugal. Já fez a diferença na vida de mais de 4 mil pessoas com intervenções em mais de 400 casas e instituições sociais. Conta com quase 5 mil voluntários no nosso país e está em permanente evolução. Motivos mais do que suficientes para merecer a distinção entre os vários projetos sociais analisados. O espaço de comunicação gratuito nos painéis da JCDecaux será utilizado para que possam continuar o excelente trabalho.

just a change campanha outdoor

4. Speak, o poder da comunicação

 

Aprender uma língua e conhecer pessoas. Esta é, de forma resumida, a missão da Speak, que lançou um programa especial dirigido à integração social e cultural de refugiados e migrantes nas suas novas cidades. Com um método de aprendizagem inovador, à base de sessões cheias de jogos e atividades de grupo, há encontros presenciais e online para aprender em conjunto. Representam mais de 200 países e já envolveram mais de 60 mil pessoas. Números impressionantes que os painéis da JCDecaux vão ajudar a aumentar.

speak campanha social campanha outdoor jcdecaux

5. Porto Sentido, pela integração social dos sem-abrigo

 

Porto Sentido é o nome do programa que promove a reintegração socioprofissional de pessoas em situação de sem-abrigo. É inovador porque acompanha as pessoas em todas as dimensões da sua vida, ajudando-o a crescer de forma sustentada e consistente. Tem com base uma visão humanista, holística e participada, para levar à autonomização plena de quem viveu em situação de sem-abrigo. Depois de vários anos de atuação, a divulgação nos painéis da JCDecaux é um justo reconhecimento pela dedicação às causas sociais no nosso país.

 

6. Manicómio, criar sem estigmas

 

O Manicómio é um espaço de criação artística e de inovação em pleno coração de Lisboa. Nasceu da experiência de mais de vinte anos em hospitais psiquiátricos e no mundo da arte e da cultura, onde artistas e obras eram excluídos dos circuitos comerciais de arte simplesmente pelo estigma da loucura. No centro estão artistas contemporâneos e criativos com doença mental. Localizado num espaço de cowork com outros profissionais, criativos e empresas, este é um projeto que passa pela mistura, valorização, normalização e aceitação da loucura. A originalidade do conceito faz com que este seja um merecido beneficiário do espaço de comunicação da JCDecaux Portugal.

 

7. Academia de Código, #EatSleepCodeRepeat

 

A Academia de Código promove a empregabilidade de jovens desempregados através de um processo de capacitação profissional e pessoal com formação intensiva em programação. Muitos dos alunos chegam ao curso sem nunca terem visto uma única linha de código. O processo arranca com um bootcamp de 14 semanas intensivas e gratuitas, e só termina na colocação profissional. Com quase 1.500 alumni, mais de 280 empresas parceiras e uma taxa de empregabilidade de 98%, estão no caminho certo. Um percurso que o espaço de comunicação gratuito vai ajudar a alavancar.

academia de codigo campanha outdoor

8. Aldeias pedagógicas, guardiões da tradição

 

O projeto Aldeias Pedagógicas valoriza os saberes, os ofícios, experiência de vida dos idosos e a sua ligação ao mundo rural. Aqui os idosos são guias de tradições ancestrais. Partilham saberes genuínos e são os guardiões das histórias e costumes. São os idosos que melhor guardam os saberes de outrora e são também eles que melhor os sabem transmitir. Os visitantes podem experimentar em primeira mão algumas das tradições da região, como a criação de escrinhos ou até ser pastor por um dia. Experiências autênticas para quem visita a zona, e que ao mesmo promovem a participação cívica e familiar e o bem-estar físico e mental dos guias.

9. EKUI, uma abordagem inovadora para acesso à informação

ekui campanha outdoor

O EKUI nasceu para contribuir para um mundo sem barreiras no acesso à informação. A missão não é fácil: cerca 650 milhões de pessoas em todo o mundo têm dificuldades neste campo - só em Portugal são 1.7 milhões. Combater estes números exige uma abordagem inovadora e foi exatamente isso que a EKUI fez com uma metodologia única. Combina quatro formas de comunicação: a gráfica (as letras), o código Braille, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e ainda o Alfabeto Fonético (sons e formas de os articular). Usa várias formas de ativar diferentes áreas no cérebro, fazendo com que a aprendizagem seja mais rápida em até 50% e mais motivadora.

10. Nuvem Vitória, um papel fundamental junto de todas as crianças 

 

A Associação Nuvem Vitória, fundada em 2016, desenvolve um trabalho voluntário único no mundo. Todas as noites, as equipas de voluntariado contam histórias de embalar a crianças que estão em hospitais ou outras instituições. O objetivo é dar conforto aos mais novos que estejam temporariamente retiradas do ambiente familiar e propiciar um ambiente favorável a uma noite de sono recuperadora. Para isso, desenvolvem e promovem materiais, ferramentas e competências que estimulam o envolvimento dos pais, familiares e cuidadores, na área da leitura e da narração oral. Uma missão nobre e que vale a pena partilhar, algo que os suportes da JCDecaux irão ajudar a fazer.

É um orgulho apoiar estes 10 projetos inovadores, que estão a ter um impacto real na sociedade. Este é um dos pontos que Philippe Infante, Diretor Geral da JCDecaux em Portugal, mais destaca. "É no presente que todos somos chamados a atuar pela construção daquela que será a realidade que pretendemos ter no futuro. No ano em que celebramos 50 anos em Portugal, queremos reforçar e apoiar a importância do papel da inovação e do empreendedorismo social no nosso país. É com este objetivo que vamos oferecer espaço publicitário a cada um destes 10 projetos de inovação social de forma a ajudar a dar voz a estas nobres ações.”

nuvem vitoria campanha outdoor

Esta iniciativa surge no âmbito da estratégia de Responsabilidade Social da JCDecaux, um dos pilares-chave e principais compromissos da JCDecaux e que vai muito além do foco e da preocupação com o meio ambiente. Com o apoio da Portugal Inovação Social, a JCDecaux pretende reforçar esta estratégia e começar a transformar o mundo com gestos que fazem toda a diferença e continuar a posicionar-se como líder em inovação – em todas as suas vertentes.

Publicado em Sustentabilidade