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Comunicar em centros comerciais é o segredo das marcas que se destacam da concorrência nas alturas mais exigentes do ano. Descubra as principais vantagens.

Comunicar em centros comerciais é uma forma eficaz de chamar a atenção das audiências, precisamente nos instantes que antecedem a tomada de decisão dos consumidores. Pode fazer a diferença entre escolher a marca A ou B,  entre entrar nesta ou naquela loja e até descobrir propostas e produtos totalmente novos. Com presença em 35 grandes centros comerciais em Portugal, e soluções cada vez mais digitais, a JCDecaux tem soluções adaptadas às necessidades e objetivos de cada marca. Descubra porque deve incluir estas localizações na sua próxima campanha.

1. Os centros comerciais são um ponto de encontro incontornável

 

Os centros comerciais são um elemento-chave da vida dos portugueses. Os 35 centros comerciais em que a JCDecaux Portugal está presente recebem  160 milhões de visitantes por ano, e cobrem as maiores áreas urbanas do país, de Viana do Castelo a Albufeira, passando por Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada. Alguns dos centros de maior afluência, como é o caso o NorteShopping, Colombo, Vasco da Gama e Arrábida Shopping, fazem mesmo parte do dia-a-dia. São o ponto de encontro com amigos, o local de referência para fazer compras, descontrair, almoçar, jantar, ir ao cinema. Quem visita os centros comerciais tem tempo e disposição para “ouvir” as propostas das marcas – o que representa uma oportunidade única.

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É o que mais destaca Cristina Santos, Diretora Executiva da Sonae Sierra para a Península Ibérica e Membro da Comissão Executiva. “As soluções de comunicação da JCDecaux permitem dar aos nossos lojistas e visitantes uma experiência diferenciadora e enriquecedora. O mundo da publicidade está em constante evolução e, com a JCDecaux como parceira, a Sonae Sierra irá disponibilizar novas soluções que permitirão o acesso a uma visita mais interativa e digitalizada nos seus centros comerciais”.

2. A comunicação nos centros comerciais está cada vez mais digital e segmentada

 

É provável que já tenha reparado. Quando visita um centro comercial é recebido por ecrãs de elevada resolução, com vídeos de grande qualidade , localizados em pontos de acesso estratégicos. Estes ecrãs de última geração constituem uma plataforma de comunicação que oferece cobertura, dinamismo e flexibilidade, para campanhas poderosas e contextualizadas em ambientes qualitativos de elevado tráfego.

Esta revolução na comunicação em centros comerciais tem um nome: chama-se Digital Out-of-Home e permite uma visibilidade incomparável. Mais: representa um novo nível de segmentação contextual, com mensagens relevantes orientadas por dados em momentos decisivos na jornada do consumidor. Por exemplo, pode apresentar uma mensagem de manhã,  mais energética, e outra à noite, mais relaxante. Pode escolher cores, criatividades e locais em função do dia, da hora, da audiência e até da meteorologia. É a nova geração de comunicação em centros comerciais a funcionar e é uma realidade nos mais de 300 ecrãs digitais JCDecaux. 

3. Os centros comerciais são especialmente relevantes em alturas de pico de vendas

 

A comunicação em centros comerciais é a forma mais direta de influenciar o consumidor nos momentos que antecedem a compra. Esta capacidade é especialmente relevante em momentos de pico de vendas, como a Black Friday, Cyber Monday ou Natal. Nestas alturas, com a concorrência ao rubro, a comunicação é tão importante como os descontos, a gama e o atendimento. Afinal, de que servem grandes promoções se os consumidores não percebem a proposta de valor ou se nem se aperceberem que existem as campanhas?

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Para isso, são necessárias localizações impactantes que ajudem a comunicar com uma audiência com elevada intenção de compra. Foi precisamente isso que fez a Coca Cola, numa das campanhas mais recentes em Portugal. Escolhemos suportes diversificados, como um stand personalizado, escadas rolantes, elevadores e portas de acesso, que decoramos na totalidade com as cores da marca. A isso aliamos criatividades fortes e otimizadas, que realçavam a proposta de valor. Como não reparar?

 

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4. Os consumidores recebem bem a comunicação nos centros comerciais

 

Nos centros comerciais, os consumidores são mais recetivos à publicidade, com elevados tempos de exposição à comunicação. Mais de 70% afirma lembrar-se da publicidade com a qual contactou nos centros comerciais. Com um tráfego médio de cerca de 300.000 clientes por dia, os nossos digitais em centros comerciais são ideais para marcas que procuram ligar-se e influenciar as suas audiências imediatamente antes do ato de compra.

Para Philippe Infante, Diretor-Geral da JCDecaux em Portugal, esta é mesmo uma das grandes tendências. “Num momento em que os consumidores são mais conectados, a publicidade exterior permite às marcas comunicar de forma mais flexível, relevante e eficaz. Nesse sentido, temos vindo a valorizar os nossos ativos com soluções digitais que acrescentam dinamismo e elasticidade na apresentação de conteúdos, mas também maior eficiência na relação com as audiências”. Não admira que 9 em cada 10 consumidores admita ter visto publicidade Out-of-Home na meia hora imediatamente antes de fazer compras. Na comunicação, como em muitas outras áreas, o timing é tudo, e um ingrediente chave numa campanha de sucesso. 

A comunicação nos centros comerciais permite que as marcas adaptem as mensagens ao público e ao ambiente, e que influenciem as decisões dos consumidores nos instantes que antecedem a compra. Ao todo, a JCDecaux disponibiliza mais 300 ecrãs digitais, criatividades especiais em 35 centros comerciais e também equipamentos em papel, dentro e nas áreas envolventes dos centros comerciais. Invista em publicidade junto do ponto de venda com o apoio personalizado de uma equipa experiente. Descubra todas as vantagens, aqui.

 

Publicado em Atualidade