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Dia 25 e 28 de novembro, milhões de consumidores celebram o Black Friday e a Cyber Monday 2022 em todo o mundo. Veja como preparar a comunicação da sua marca.

Novembro é um grande mês para compras – desde que as marcas estejam preparadas. Descubra o que são a Black Friday e a Cyber Monday 2022, porque são importantes e como preparar o seu negócio.

O que são a Black Friday e a Cyber Monday 2022 e porque são importantes?

 

A Black Friday e a Cyber Monday são dois grandes dias de compras do ano e ocorrem sempre na última sexta-feira de novembro e na segunda-feira seguinte, respetivamente. Este ano, a Black Friday é a 25 de novembro e a Cyber Monday a 28 de novembro.

A proximidade das datas não é coincidência: entusiasmados com o volume de negócio gerado pelo retalho tradicional durante o Black Friday, os comerciantes apressaram-se a trazer o conceito para o digital, o que fez nascer a Cyber Monday.

dados blackfriday outdoor jcdecaux publicidade exterior

Nesta altura, e para impulsionar as vendas, os consumidores esperam descontos e promoções. Cerca de 59% das pessoas adiam ou antecipam as compras para coincidir com estas datas e o consumidor médio aloca um orçamento de 281 euros à Black Friday e Cyber Monday. Mas esta altura não é apenas importante para vender – é também crucial para alcançar um público maior e gerar reconhecimento para a marca.

Há bons motivos para apostar em dias como estes para crescer. Nos últimos cinco anos, o custo de aquisição de novos clientes aumentou mais de 50%. O que significa que as marcas têm de investir 1.5 vezes mais para conseguir um cliente do mesmo valor do que há 5 cinco anos atrás, em parte devido ao aumento da concorrência online. Como tal, para aproveitar a Black Friday e a Cyber ​​Monday ao máximo, as empresas precisam de estar preparadas.

 

7 boas práticas para comunicar na Black Friday e Cyber Monday 2022

Na Black Friday e Cyber Monday 2022, a comunicação é tão importante como os descontos, a gama e o atendimento. Afinal, de que servem grandes promoções se os consumidores não percebem a proposta de valor? Descubra como participar nestas datas de forma eficaz.

1. Aposte na publicidade exterior

A publicidade exterior continua a ser uma das formas mais diretas de comunicar com um elevado número de audiências, num curto espaço de tempo. Numa altura como a Black Friday e Cyber Monday em que cada minuto conta, é particularmente relevante.

Para esta edição da Black Friday, a JCDecaux Portugal construiu uma proposta à medida para permitir às marcas alcançarem os seus objetivos nos dias de vendas mais importantes do ano. Há duas opções disponíveis, dependendo da finalidade da campanha: awareness e conversão.

JCDecaux black friday outdoor

Para a rede de awareness, foram selecionadas 150 faces em seniores e 1.500 faces em Mupis. Tudo para gerar o máximo impacto em localizações de alta visibilidade selecionadas estrategicamente. Por outro lado, se o objetivo for conversão, a escolha recai sobre as faces junto a pontos de venda, como centros comerciais, onde 35% das pessoas afirma fazer as suas compras nestes dias. Mais: inclui também as chegadas dos aeroportos mais movimentados do país, como Porto e Lisboa.

Para saber mais, descarregue a apresentação das campanhas, aqui.  

 

2. Escolha os produtos a comunicar

Sabia que 7 em cada 10 compradores não têm certeza do que comprar nestas datas? E que a maioria dos consumidores espera encontrar descontos entre 25-50%? Por isso é essencial que selecione alguns produtos chave aos quais dar destaque (e descontos). A primeira etapa é analisar os dados de vendas do ano anterior para identificar o que funcionou melhor. Depois, cruze essa informação com a concorrência e utilize as informações para otimizar a seleção.

No que toca à comunicação, dê prioridade aos artigos com maior potencial de cativar os consumidores. Estes são os Key Value Item (KVI), artigos que influenciam a perceção de preço dos clientes. Simplificando, os KVIs são os produtos cujos preços são mais frequentemente comparados pelos consumidores. Por exemplo, para uma loja de tecnologia, um iPhone 14 seria um KVI – algo que os consumidores facilmente identificam e comparam. Defina alguns KVI para promoção e comunique-os.

Para além disso, antecipe as oportunidades de cross-selling e up-selling nos artigos com maior desconto. Se vai colocar um produto à venda com uma promoção elevada, garanta que a sua loja sugere os produtos certos para os clientes continuem a comprar. Os descontos devem estar claramente visíveis na loja, site e em locais de destaque.

 

3. Crie um sentido de urgência

Gerar um sentimento de escassez é uma regra de ouro bem conhecida de qualquer comerciante. Em momentos como o Black Friday e a Cyber Monday, é especialmente importante. Na comunicação, lembre às pessoas que têm apenas uma determinada janela para obter os melhores descontos. Se o produto é de uma marca conhecida, coloque o nome numa posição de destaque – funciona para dar credibilidade à loja, para beneficiar o ranking nas pesquisas do Google e gerar mais pesquisas e vendas.

A nível digital, selecione as palavras-chave a utilizar, relacionadas com a data, e coloque-as no título e descrições dos produtos. Faça uma verificação rápida às categorias e listagens de produtos para garantir que estão atualizadas. Não há nada pior do que anunciar um produto que não pode entregar. Pode ainda criar vários alertas no site: cronómetros em contagem decrescente, mensagens com o stock disponível, notificações de cada vez que alguém faz uma compra – relembre os visitantes de que o tempo está a passar e que as suas campanhas de Black Friday não duram para sempre.

 

4. Comunique as vantagens da sua loja

As vendas não se fazem só de produtos e descontos – também dependem do comerciante. Para isso, é necessário comunicar de forma clara as vantagens da marca. Seja porque tem uma grande diversidade de produtos, um checkout muito conveniente ou aceita vários meios de pagamento, deve comunicar as suas vantagens competitivas.

A comunicação focada no produto e no preço tem pernas curtas, isto é, não ficará na memória após a Black Friday. Em vez disso, aposte em vantagens que surpreendem os clientes – devoluções alargadas, envios gratuitos, entrega imediata (via parceiros de entrega), excelente atendimento. E comunique esse diferencial!

black friday centros comerciais jcdecaux

5. Otimize a presença digital

As redes sociais e o site são essenciais para dar a sua conhecer as promoções da Black Friday e Cyber Monday. Neste período, registam-se picos de acesso, comparativamente a um fim-de-semana médio.

Por isso, garanta que os perfis estão atualizados, de preferência com uma imagem própria para o evento que destaque os descontos. Verifique se os links para a sua loja online estão a funcionar e dê destaque aos produtos com maior desconto. Escolha imagens com boa qualidade e comece a comunicar cedo – de preferência nas duas a três semanas que antecedem a Black Friday.

O mesmo se aplica ao email marketing. Para muitas pessoas, este continua a ser um dos meios preferenciais para obter informações sobre descontos e promoções. Por isso, procure soluções de email padronizadas e que já estejam preparadas para funcionar em vários dispositivos. Comece pelo menos uma semana antes da Cyber Monday a realizar envios e escolha com cuidado as melhores imagens e descontos para colocar na newsletter.

 

6. Defina e comunique a política de devoluções e entregas

Sabia que as entregas gratuitas são o principal incentivo às compras online para 9 em 10 clientes? Durante a Black Friday, muitos comerciantes oferecem entregas gratuitas, ainda que só a partir de um certo valor. Se optar por esta abordagem, a decisão deve estar refletida no preço praticado e ser claramente comunicada, principalmente se a política de envios gratuitos na Black Friday for distinta da que pratica no resto do ano. O mesmo se aplica às devoluções.

7. Crie uma excelente experiência pós-venda

Este ano, a experiência pós-venda será um fator (ainda mais) diferenciador. Com tantas marcas a competir, os clientes vão ter tendência a ver no processo pós-venda algo que distingue as empresas focadas na sua experiência global.

Prepara algo que o destaque. Pode ser algo tão simples quanto enviar uma mensagem de agradecimento num MUPI, ou uma opção de maior complexidade como um programa de fidelização com descontos em compras adicionais e conteúdos de valor acrescentado.

 

JCDecaux, ao seu lado por uma Black Friday e Cyber Monday inigualáveis

Para o comércio nacional, o melhor do ano ainda está por vir. Siga estas dicas para preparar a comunicação de Black Friday e Cyber Monday. Este ano, conte com o aconselhamento especializado de quem está habituado a surpreender.

 

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Publicado em Atualidade