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A taxa de conversão é um dos KPI mais importantes para avaliar a eficácia das campanhas. Descubra como medir e melhorar.

A taxa de conversão é um dos indicadores mais importantes para aferir a eficácia das ações de marketing, sejam campanhas inovadoras de publicidade exterior, ou em qualquer outro meio. Descubra em que consiste este KPI de marketing incontornável, como medir e porque é tão importante.

O que é a taxa de conversão?

A taxa de conversão é um KPI de marketing usado para avaliar o desempenho de uma ação. É geralmente utilizado em para medir o sucesso de vários tipos de campanhas, quantificando, através de uma percentagem, o número de pessoas que concluíram uma ação desejada.

Esta ação pode ser muito variada, desde um clique num botão, inscrição numa newsletter, preenchimento de um formulário, download de uma app ou a conclusão de uma compra. Cada campanha tem o seu próprio objetivo, e a taxa de conversão mede o respetivo sucesso, através da percentagem de pessoas que realizaram a ação pretendida na campanha.

Desta forma, a taxa de conversão é indispensável para saber se um investimento numa campanha está ou não a trazer os resultados esperados. Conhecendo este indicador, é possível saber o que pode ser melhorado para reduzir os custos de aquisição de clientes e, também, para obter mais valor daqueles que já são fiéis à marca.

Como calcular a taxa de conversão?

A taxa de conversão é calculada a partir do número total de pessoas que são impactados por uma campanha, dividido pelo número de utilizadores que concluíram a ação pretendida nessa campanha.

A fórmula pode ser apresentada da seguinte forma:

Taxa de conversão = [Utilizadores que concluíram a ação pretendida] ÷ [Utilizadores impactados pela campanha] x 100

Por exemplo, se uma loja receber 2.000 visitantes por mês e se, desses visitantes, 100 pessoas concluírem uma compra, a taxa de conversão será de 5%. A taxa média de conversão para lojas online, por exemplo, é de 3.7%, o que significa que nem 4 em cada 100 visitantes finaliza uma compra. Comparar a taxa de conversão de cada negócio com o benchmark por indústria e por tipo de canal é essencial para saber como uma empresa se posiciona relativamente à concorrência e identificar oportunidades.

Quais as limitações da taxa de conversão?

Apesar da importância da taxa de conversão para qualquer tipo de negócio, esta métrica apresenta algumas limitações.

Em primeiro lugar, a taxa de conversão, por si só, não fornece todas as informações para melhorar as campanhas. É necessário ir além do cálculo da taxa de conversão e saber o que está a impedir que o potencial cliente de concluir as ações desejadas, para tomar medidas em conformidade.

Além disso, os clientes cada vez mais utilizam vários canais em simultâneo antes de concluir a ação pretendida numa determinada campanha. Uma interação que começa num dispositivo móvel pode, por exemplo, terminar na loja física. E mesmo assim, muitas vezes o cliente faz várias visitas antes de realizar a conversão, o que limita o valor interpretativo da taxa de conversão.

Como melhorar a taxa de conversão?

Apesar destas limitações, a taxa de conversão não deixa de ser uma ferramenta poderosa que deve ser acompanhada em permanência. Siga estas dicas para melhorar este indicador.

1. Defina claramente a ação pretendida – e remova obstáculos

O primeiro passo para melhorar a taxa de conversão é definir claramente a ação que pretende que as pessoas tomem – seja uma venda, uma subscrição ou qualquer outra. Depois, mapeie os passos necessários para chegar até esse ponto, identifique potenciais obstáculos ou pontos que podem tornar o desfecho esperado mais difícil. Procure eliminá-los, reduzindo o número de passos necessários ou simplificando o fluxo. De preferência, procure que seja possível chegar à ação num só passo – como através do scan de um QR code visível diretamente na criatividade. Assim, garante que não prejudica a taxa de conversão porque o processo é demasiado complexo.

2. Crie um sentido de urgência

Esta é uma das técnicas mais antigas para aumentar a taxa de conversão e por bons motivos. Quando as condições vantajosas de um produto estão circunscritas no tempo, o cliente será motivado a comprar para aproveitar os benefícios. Assim, forneça cupões ou códigos de desconto por tempo limitado. Também pode exibir o nível de stock dos produtos para mostrar a escassez e, assim, aproveitar o FOMO (Fear of Missing Out).

3. Garanta que a mensagem tem leitura

Um dos problemas que mais prejudica a taxa de conversão é também um dos mais simples de corrigir: mensagens com falta de leitura. Em média, o ser humano gasta menos de 3 segundos para perceber a criatividade de uma campanha pelo que a utilização de tipos de letra, cores, imagens ou sentidos de leitura demasiado complexos pode deitar a perder o investimento realizado. É precisamente por este motivo que a JCDecaux investe na criação de ferramentas disruptivas que permitem testar, avaliar e melhorar a legibilidade das campanhas antes de serem implementadas. É o caso do Creative Heatmap, que identifica os pontos de uma dada criatividade que mais chamam a atenção, e o Creaction, que gera uma simulação 3D da campanha na cidade. Tudo para garantir a taxa de conversão desejada da campanha.

4. Crie experiências marcantes com publicidade exterior

Para melhorar a taxa de conversão é necessário investir em campanhas de grande impacto, como é o caso da publicidade exterior. Mesmo as grandes marcas digitais apostam neste tipo de ações para aumentar a sua quota de mercado. Na JCDecaux Portugal, a área de Creative Solutions desenvolve campanhas marcantes, totalmente personalizadas aos objetivos de cada marca e que potenciam a conversão.

Concluindo, estas são algumas das formas mais eficazes de aumentar a taxa de conversão. Contacte-nos para saber como a publicidade exterior pode impactar os resultados da sua marca.

Publicado em Tendências