Menu
O Digital Out OF Home (DOOH) permite criar campanhas mais eficientes e em tempo real. Saiba quais são as principais vantagens associadas a esta estratégia:
 
As campanhas de publicidade Digital Out-of-Home (DOOH) são definidas como canais de marketing promocional onde o conteúdo é exibido de forma dinâmica, através de equipamentos digitais, em espaços exteriores. O processo de digitalização tornou-se assim uma ferramenta essencial na formação de novas estratégias de marketing e publicidade, na medida em que permite estimular a interação e a atenção dos consumidores, fatores tão importantes numa era de assoberbamento de informação diária. O que prevalece e singra são métodos publicitários capazes de chamar a atenção de quem passa na rua, criando sentimentos positivos associados a essa experiência de consumo.

Assim, o DOOH dá a oportunidade às marcas de estabelecerem mensagens mais direcionadas, personalizadas e feitas à medida das necessidades e desejos do consumidor. Estima-se que, a nível global, as campanhas de DOOH registem um crescimento na ordem dos  19.2%. até final de 2021. Isto reflete um investimento por parte das empresas de cerca de 3.8 biliões até o ano de 2023.

  

O que é DOOH?

O Digital Out-of-Home (DOOH) é uma fusão entre o OOH offline e a introdução de elementos digitais. Ou seja, corresponde a um segmento de publicidade OOH capaz de distribuir conteúdo publicitário através de ecrãs digitais controlados de forma remota. Tal permite que as campanhas possam ser, facilmente, adaptadas e modificadas em tempo real.
Ao contrário de publicidade OOH tradicional, em que a mensagem da campanha é criada e se mantém fixa até ao final da ação promocional, as campanhas DOOH têm mais agilidade no período de tempo da campanha, podem recorrer a múltiplas animações de imagem e também oferecer uma experiência imersiva ao público-alvo.

Quais são as vantagens do DOOH?

1. Alcance do público-alvo

Segundo a Outdoor Adversiting Association of America (OAAA), cerca de 70% do tempo livre dos consumidores é passado na rua, em shoppings, aeroportos, entre outros locais. Este é um crescimento de 50% face ao registado nas últimas duas décadas.

Assim, é fundamental que os investimentos feitos em campanhas DOOH sejam cada vez maiores, na medida em que constituem uma estratégia capaz de alcançar um vasto público-alvo, sem ser percecionado como “spam” visual pelos consumidores.
 

2. Targetizado e não intrusivo

A crescente preocupação sobre os direitos de privacidade em anúncios online, motores de busca e redes sociais, deixou estas indústrias numa posição fragilizada e, consequentemente, os anunciantes procuram alternativas para as suas estratégias de marketing, sendo o (D)OOH um meio muito robusto e credível.

Em campanhas implementadas online (e.g. redes sociais) existe um rastreio de comportamentos de consumo, que forçam os utilizadores a ver um certo tipo de publicidade. Contrariamente, as campanhas (D)OOH assumem-se como menos invasivas, usando critérios de targetização relacionados com o meio envolvente, e não apenas sobre interesses pessoais rastreados via online.

Desta forma, não existe a ideia de transgressão pessoal associada, visto que a publicidade (D)OOH é baseada na localização, no tempo, na demografia, nos comportamentos de consumo e na georreferência detetada nos dispositivos móveis, como é o caso do GPS.
 

3. Programmatic DOOH

O Programmatic DOOH constitui um importante benefício, na medida em que através do recurso a softwares e de data em tempo-real, é possível targetizar os consumidores, adaptar o conteúdo transmitido por meio dos ecrãs digitais e automatizar métodos de compra.

O Programmatic DOOH oferece alcance e impacto, ao mesmo tempo que combina eficiência digital e métricas para a construção de uma imagem de marca sólida e forte.


4. Ponto de venda

As marcas podem usar campanhas DOOH perto de pontos de venda. Esta é uma vantagem que permite incentivar, de modo orgânico, os consumidores a dirigirem-se às lojas.

A dinâmica natural do DOOH encoraja uma atitude “aqui” e “agora” para o consumo. 


5. Disponibilidade de consumo

Em ambientes públicos, como é o caso de aeroportos e shoppings, onde as pessoas passam bastante tempo livre, é benéfico implementar campanhas DOOH que incluam partilha de informação, jogos, competições, entre outros tipos de estratégias interativas.

Ao criar-se uma interação entre a campanha DOOH e os consumidores já se está a contribuir para que um sentimento positivo, associado à marca, surja espontaneamente.

Logo, se na mente do consumidor a experiência de consumo for favorável e memorável, mais rapidamente o mesmo se recordará da marca; mais facilmente recomendará os seus produtos ou serviços; e maior será a probabilidade de conversão devido à campanha DOOH visualizada.

Como implementar uma campanha DOOH

Para se criar uma campanha DOOH, repleta de conteúdo relevante, tem de se pensar como a mensagem deverá chegar ao público alvo e como a mesma ficará integrada num determinado ambiente exterior, com recurso à implementação de tecnologia digital para o efeito.
 

1. Pensamento integrado

Campanhas DOOH de sucesso são aquelas que não perturbam o meio exterior, mas que funcionam como peças complementares à paisagem urbana e não se tornam dominantes ao olhar dos cidadãos.

As empresas devem implementar uma estratégia comunicacional que convide à interação, à partilha de notícias atuais e relevantes, bem como à condução de discussões online. Uma campanha DOOH não deve ser, simplesmente, a promoção de um produto, deve também estimular a imaginação e a curiosidade de quem o vê.
 

2. Localização e Horários

A mensagem publicitária de uma marca deve estar em localizações e durante horários estratégicos. Através de um estudo de mercado, em que se elabora uma análise aprofundada do público que mais interessa à marca, compreende-se detalhadamente quais são os espaços e períodos de tempo mais relevantes para as campanhas DOOH estarem em exibição.

A interpretação destes dados permite que a campanha DOOH esteja inteiramente redirecionada ao público alvo, e não a outro.

JCDecaux Portugal, o futuro da comunicação através da tecnologia digital

A JCDecaux Portugal detém um grande impacto nas cidades, centros comerciais, estações de comboio e aeroportos, bem como na perceção de consumo das populações. Através de canais digitais, capazes de mostrar conteúdos up to date e facilmente interativos, construímos um serviço smart com publicidade DOOH.

Somos pioneiros na forma como abordamos a tecnologia e a comunicação. Contacte-nos hoje mesmo.
 

Publicado em Tendências