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Os outdoors digitais são uma das ferramentas mais importantes para gerar notoriedade e impacto. Descubra como.

As campanhas com outdoors digitais são sempre pensadas para serem disruptivas – afinal, trata-se de um formato de última geração desenhado para capturar a atenção. Descubra o que são, as suas vantagens, os diferentes tipos e como criar uma campanha adequada a estes equipamentos. 

O que são outdoors digitais

A definição de outdoors digitais é abrangente – inclui todos os suportes de publicidade exterior que tenham ecrãs digitais (em vez dos tradicionais cartazes impressos em papel). Estes painéis podem ter diferentes dimensões – desde um Mupi a um billboard com 8x3 metros, por exemplo. Geralmente, são colocados em locais muito movimentados, como avenidas principais, centros comerciais, aeroportos, têm alta definição e podem ser vistos a centenas metros. Podem apresentar vídeos de alta resolução (como imagens a 4K por exemplo) e até alternar a criatividade apresentada consoante a hora, o estado do tempo e até a localização. Tudo para criar campanhas mais envolventes.

Amoreiras LED

Quais as vantagens dos outdoors digitais

Do impacto nas vendas à flexibilidade, há muitas vantagens em integrar outdoors digitais nas suas campanhas.

Impacto nos resultados

Como não podia deixar de ser, a primeira vantagem dos outdoors digitais é o impacto nos resultados dos anunciantes. Basta ver o impacto que têm os outdoors digitais nas montras das lojas: 8 em cada 10 consumidores diz que são muito importantes na decisão de entrar numa loja que não conhecem. Para 19% dos consumidores, estas mensagens levaram mesmo a compras não planeadas.

Publicidade não intrusiva

Uma das grandes vantagens dos outdoors digitais é que conseguem resultados sem se tornarem um obstáculo. Pelo contrário, a maioria das pessoas recebe bem este formato precisamente porque não interrompem a experiência do utilizador nem interferem nas atividades quotidianas do público. Muitos optam até por interagir com estes ecrãs – outro dos grandes diferenciais face às campanhas tradicionais. O resultado é uma perceção mais positiva da marca, já que a publicidade é vista como uma parte natural do ambiente.

Apelo visual

Graças ao seu tamanho, brilho e impacto visual, os outdoors digitais destacam-se no ambiente urbano, e prendem imediatamente a atenção das pessoas que passam. Além disso, a possibilidade de integrar vídeos dinâmicos, animações vibrantes ou mensagens criativas torna a publicidade ainda mais surpreendente e impressionante, cuja presença é praticamente impossível de ignorar.

Atualização instantânea

Os outdoors digitais permitem atualizar o conteúdo de forma remota e instantânea, com apenas alguns cliques. Esta flexibilidade permite que as marcas respondam rapidamente a mudanças no mercado, eventos atuais ou tendências. Por exemplo, é possível refletir promoções sazonais ou exibir conteúdo dinâmico como vídeos, animações, sondagens e jogos.

Segmentação eficaz

Esta é uma das vantagens mais poderosas dos outdoors digitais. As marcas podem direcionar as suas mensagens para segmentos específicos da população e para momentos específicos do dia. Por exemplo, é possível apresentar que anúncios relacionados com café sejam exibidos durante a manhã e anúncios de jantar sejam mostrados à noite. Dito doutro modo, os outdoors digitais podem alcançar as pessoas certas, no momento certo e no lugar certo.

Interatividade envolvente

Os outdoors digitais dão uma nova dimensão à publicidade exterior, convertendo espectadores passivos em participantes ativos da experiência publicitária. Uma das formas mais comuns de interatividade em outdoors digitais é através de tecnologias como ecrãs sensíveis ao toque, para que as pessoas possam interagir diretamente com o conteúdo exibido, seja através de jogos, quizzes, ou até mesmo explorar informações adicionais sobre produtos ou serviços anunciados.

Além disso, algumas campanhas publicitárias exploram a interatividade através de sensores de movimento, que detetam a presença e os gestos de quem passa. Por exemplo, um outdoor pode reagir ao movimento das pessoas, exibindo mensagens personalizadas ou ativando efeitos visuais conforme a interação.

Impacto ambiental reduzido

Os outdoors digitais têm um impacto ambiental reduzido, uma vez que não requerem a produção contínua de novos materiais. Esta vantagem contribui para uma abordagem mais sustentável na publicidade ao ar livre, reduzindo o desperdício de recursos e promovendo a conservação do meio ambiente.

Que tipos de outdoors digitais existem

Existem vários tipos de outdoors digitais, desde os mais comuns às últimas novidades.

1. Mupis digitais

Beefeater

Os mupis digitais são um dos formatos mais universais. Utilizam ecrãs digitais para exibir anúncios e informações de uma forma dinâmica e atrativa, com funcionalidades interativas para o público interagir diretamente com o conteúdo.

São frequentemente instalados em áreas de grande circulação, como ruas movimentadas, praças, centros comerciais e aeroportos. Por exemplo, nas paragens de autocarros podem informar os passageiros sobre horários, direções e ofertas especiais, enquanto exibem publicidade relevante. Em eventos e feiras, podem orientar os participantes, divulgar horários de palestras e promover patrocinadores e expositores de forma dinâmica. As aplicações são praticamente infinitas.

 

2. Dynamic LightBox

Vodafone Publicidade

Os Dynamic LightBox são grandes painéis compostos por módulos de LEDs que formam um ecrã de alta-definição. O brilho intenso oferece uma excelente visibilidade e destaque.

Podem ser partilhados em praticamente qualquer tamanho ou forma, uma vez que são modulares. Esta versatilidade torna os Dynamic LightBox a opção de eleição para todos os tipos de publicidade.

 

3. Anamórficos

A animação anamórfica 3D é um formato que cria a ilusão de profundidade e tridimensionalidade num ecrã bidimensional. Utilizando princípios de perspetiva e distorção, esta técnica faz com que as imagens pareçam sair do ecrã ou moverem-se em três dimensões, quando vistas de um ângulo específico.

Os espetadores têm a impressão de que os objetos estão a flutuar ou a sair do ecrã. Foi precisamente o que aconteceu no projeto de lançamento do novo BMW i5, no Aeroporto de Lisboa. Os passageiros que passavam na zona de recolha de bagagens foram surpreendidos com um veículo que parecia ganhar vida a partir do ecrã. 

Queríamos que a comunicação transmitisse a mesma sensação que temos ao ver o carro na rua

Catarina Barata

Brand Communication Coordinator 

4. Sky

Os ecrãs sky são uma das formas mais eficientes de publicidade digital exterior, e tem sido a grande aposta das grandes marcas. Maiores e com maior resolução, são visíveis a centenas de metros. Estão disponíveis nos formatos de 2 e 6 m2, para garantir às marcas impacto e cobertura. Os formatos maiores, de 8, 15, 18, 25 e 37 m2 exponenciam ainda mais os efeitos desta forma de publicidade. 

Parque das Nações Publicidade

Em Lisboa,  foram instalados 2 na Praça de Espanha, que formam um efeito de Gate por cima de uma das áreas mais movimentadas da cidade.

Praça de Espanha JCDecaux

5. Land

Os outdoors digitais Land estão disponíveis em 12 e 22 m², estrategicamente posicionados em locais de grande visibilidade e tráfego para garantir um impacto forte e duradouro. Localizados em ruas movimentadas, áreas urbanas centrais ou estradas principais, asseguram uma alta abrangência diária, com excelente cobertura e frequência de visualização.
As grandes dimensões oferecem espaço suficiente para mensagens criativas, como imagens com pormenores marcantes. Ideal para empresas que querem maximizar a visibilidade e o impacto de suas campanhas publicitárias em áreas de grande circulação.

Land JCDecaux

Como criar uma campanha em outdoors digitais

Criar uma campanha em outdoors digitais envolve vários passos essenciais para ser eficaz.

1. Planeie e pesquise

O primeiro passo é determinar o que pretende alcançar: aumentar a notoriedade da marca, promover um produto específico, ou direcionar tráfego para uma loja física ou online? De seguida, escolha os locais estratégicos onde o outdoor digital terá maior impacto. Considere áreas de grande tráfego, como centros urbanos, avenidas movimentadas, centros comerciais, estações de transporte público, entre outros.

2. Segmentar o público-alvo

Quanto melhor conhecer o público que quer atingir, mais fácil será criar mensagens com as quais se identifique, bem como os locais e formatos adequados para os alcançar. Sabendo o que o público valoriza e o que o motiva, pode criar campanhas que realmente comunicam com as pessoas e geram resultados.

3. Escolha o formato e localizações

Considere os diferentes tipos de outdoors digitais e escolha os locais estratégicos para os instalar. Por exemplo, os mupis digitais são ótimos para mensagens curtas e impactantes, enquanto os formatos de maior dimensão permitem criar mensagens mais dinâmicas e interativas.

4. Crie mensagens com impacto

Aproveite todo o potencial tecnológico dos outdoors digitais e desenvolva mensagens criativas, com impacto e memoráveis. Adapte a mensagem ao contexto, integre outros canais na experiência e explore formas interativas de envolver o público. A nossa equipa de Criatividades Especiais da JCDecaux pode ajudá-lo a criar campanhas icónicas e inesquecíveis.

JCDecaux, o seu parceiro para outdoors digitais

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Publicado em Atualidade