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Descubra tudo sobre publicidade programática, a nova solução que otimiza as campanhas em tempo (quase) real para conseguir resultados sem precedentes.

Sabia que é possível ajustar as criatividades, localizações e faces das campanhas out-of-home com base nos resultados alcançados e em tempo (quase) real? É o que pode fazer com a publicidade programática. Descubra quais as vantagens e como funciona.

O que é a publicidade programática?

A publicidade programática é uma forma inovadora de comprar publicidade exterior, com base em impressões/impactos através de um processo automatizado quase em tempo real. Em 2023, o investimento das empresas em publicidade programática ultrapassou os 135 mil milhões de dólares e estima-se que atinja 180 mil milhões de dólares em 2025.

 

[Fonte: Emarketer]

[Fonte: Emarketer]

 

A JCDecaux foi pioneira na criação de uma plataforma que simplifica a compra de publicidade programática aplicada a campanhas outdoor. Através da nossa plataforma exclusiva, os anunciantes podem automatizar a compra, a seleção dos locais e das criatividades da publicidade exterior.

Por exemplo, se uma criatividade gera muitas impressões, a nossa plataforma pode reforçar automaticamente a sua visibilidade noutros locais e horários. O nosso algoritmo tem em conta variáveis como o ângulo, distância, tempo, velocidade média, iluminação e outros fatores para avaliar o número de impressões e otimizar a campanha.

A nossa solução de publicidade programática cobre suportes digitais nas principais ruas, aeroportos e centros comerciais do país. Tudo isto numa plataforma que permite acompanhar o desempenho da campanha num único local em tempo (quase) real.

Quais as vantagens?

A publicidade programática representa a mais recente evolução tecnológica na forma de gerir anúncios.

1. Ativação rápida e maior flexibilidade de compra

O processo de compra e programação de anúncios é feito por meio de uma plataforma digital, tal como acontece com a compra de publicidade nas plataformas da Google ou Meta. Depois de definidos os parâmetros para determinar o alcance da campanha, é possível introduzir e alterar as criatividades, ambientes (centros comerciais, aeroportos, ruas, ...), os horários e as localizações.

2. Alto nível de segmentação

A publicidade programática utiliza uma abordagem orientada por dados e ajusta as criatividades, localizações e faces das campanhas com base nos resultados alcançados e em tempo (quase) real. As mensagens são acionadas com base no comportamento do consumidor e nos padrões de mobilidade da audiência.

3. Elevado nível de eficácia e precisão

Se uma campanha criativa está a gerar muitas impressões num local específico, é possível automaticamente reforçar essa visibilidade. Isto permite elevar a eficácia da campanha a um outro nível, concentrando-se nas áreas e momentos em que apresenta maior sucesso, maximizando assim o impacto e a exposição da mensagem publicitária.

4. Evolução contínua

Variáveis como ângulo, distância, tempo, velocidade média, iluminação e outros fatores são tido em conta para avaliar o número de impressões e otimizar continuamente a campanha. Dito doutro modo, a estratégia de publicidade é ajustada dinamicamente com base na análise de várias condições, garantindo que a mensagem é entregue de maneira mais eficaz e impactante, em diferentes contextos e momentos específicos.

Como funciona a publicidade programática

A publicidade programática envolve diferentes plataformas e ecossistemas mas, de forma simples, o funcionamento pode ser explicado em poucos passos.

1. Defina um orçamento

Tal como acontece nas campanhas digitais, o primeiro passo é a definição de um orçamento para a campanha. Este montante pode ser ajustado em qualquer momento. A JCDecaux permite comprar com base em visualizações reais, para garantir que paga apenas por resultados concretos.

2. Crie e organize materiais da campanha

Depois de criadas e testadas as criatividades os anunciantes carregam os seus materiais de campanha, como imagens e texto, na nossa plataforma. Experimente diferentes tipos de anúncios – uma das grandes vantagens da publicidade programática. Use vídeos interativos, com criatividades ligeiramente diferentes para criar uma experiência mais envolvente e impactar diferentes públicos. Outra dica a ter em conta: mantenha todos os seus anúncios organizados na plataforma. Assim, é possível escolher automaticamente os anúncios que melhor funcionam. A nossa plataforma pode otimizar suas campanhas e dar prioridade aos anúncios que geram melhores resultados.

3. Segmente a audiência

Nessa mesma plataforma, os anunciantes podem definir quem querem alcançar. Por exemplo, é possível criar segmentos de público semelhantes aos seus melhores clientes para aumentar as probabilidades de interação e conversão.

Por exemplo, use a publicidade programática para exibir um anúncio orientado ao momento do dia, local, clima e outras variáveis importantes para o seu público-alvo. Vá além dos dados demográficos e conheça o que está a preocupar os seus clientes, o que eles procuram e precisam e responda com a sua campanha às necessidades dos consumidores.

4. Escolha os ambientes da campanha

A nossa solução encontra os melhores locais e momentos para exibir os anúncios, tanto dentro da nossa rede de suportes, como na dos nossos parceiros. Estes suportes podem estar localizados em Centros Comerciais, Aeroportos, ou nas principais avenidas, e ter diferentes tamanhos, em função dos requisitos da campanha. Uma vez confirmada a campanha, a compra é feita de forma automática em grande escala.

5. Acompanhe os resultados

Com a campanha em curso, os anunciantes podem acompanhar dados em tempo quase real sobre a campanha. Desta forma, podem avaliar no momento o que está a funcionar – os locais, horas do dia e até criatividades com maior e menor impacto. Depois de reunir estes dados, é mais fácil extrair insights e reagir antes do final da campanha.

Tendências emergentes na publicidade programática

À medida que a tecnologia e o comportamento do consumidor evoluem, surgem novas tendências de publicidade programática. 

1. Publicidade programática em áudio

A publicidade em áudio está a tornar-se num canal de grande impacto. Agora, as marcas conseguem introduzir anúncios com áudio personalizado nas campanhas outdoor, ajustados aos seus dados demográficos, interesses e hábitos de escuta.

2. Privacidade em primeiro lugar

Com as crescentes preocupações em torno da privacidade de dados, tanto os consumidores como os reguladores estão a exigir maior transparência no uso de dados pessoais. A publicidade programática está a adaptar-se a estas exigências e a mover-se para soluções que priorizam a privacidade. Por exemplo, em vez de usar dados pessoais, a segmentação contextual mostra anúncios com base no conteúdo que o utilizador está a consumir no momento.

3. Otimização de anúncios em tempo real 

Esta já era uma das principais vantagens da publicidade programática, mas continua a evoluir. As ferramentas de geração automática e otimização de criativos de anúncios com base nos dados e comportamentos dos utilizadores serão cada vez mais sofisticadas.

5. Segmentação hiperlocal

A publicidade programática OOH permite a colocação de anúncios em tempo real em ecrãs digitais em locais públicos, com a capacidade de segmentar audiências específicas e localizações geográficas. Uma das principais tendências para os próximos anos serão os anúncios em localizações geográficas específicas, como centros urbanos, aeroportos ou centros comerciais. Os anúncios OOH programáticos podem ser atualizados para refletir outras condicionantes locais, como mudanças nas condições meteorológicas, eventos ou tráfego.

6. Integração cross-device

E se uma campanha OOH pudesse ter continuidade no smartphone ou vice-versa? Nos próximos anos, e graças às campanhas programáticas de última geração, é possível que assim seja. As campanhas OOH podem integrar canais físicos e digitais, criando uma experiência omnicanal coesa.

7. Transparência e segurança de marca

O papel da publicidade programática vai além da automatização da produção – pode também ser muito útil para garantir a transparência e a segurança da marca. Por exemplo, pode reduzir o risco de erros na criação dos criativos, assegurar que os anúncios são colocados em ambientes apropriados e seguros, e ainda assegurar métricas mais fidedignas.

8. 5G

A chegada das redes 5G está pronta para revolucionar a publicidade programática, com transmissão de dados mais rápida, conteúdos de maior qualidade e capacidades em tempo real mais avançadas. Isto vai permitir experiências publicitárias mais imersivas, por exemplo, com soluções de Realidade Aumentada e Realidade Virtual nas campanhas programáticas.

JCDecaux, líderes em publicidade programática

Entre em contacto com a equipa de especialistas da JCDecaux e descubra até onde pode ir com a publicidade programática e comece já a criar a sua próxima campanha.

Publicado em Atualidade