As campanhas de publicidade Digital Out-of-Home (DOOH) dão às marcas a oportunidade de criarem mensagens mais direcionadas, personalizadas e feitas à medida das necessidades e desejos do consumidor. Descubra em que consistem e como usar na sua marca.
O que significa DOOH?
O Digital Out-of-Home (DOOH) nasceu da fusão entre a publicidade exterior tradicional e ecrãs digitais de última geração. Tal permite que algumas campanhas possam ser, facilmente, adaptadas e modificadas em tempo real. Ao contrário de publicidade OOH tradicional, em que a mensagem da campanha é criada e se mantém fixa até ao final da ação promocional, certas campanhas DOOH têm mais agilidade e podem oferecer uma experiência imersiva ao público-alvo.
O crescimento do mercado de publicidade DOOH é inegável: espera-se que os gastos globais com publicidade neste setor atinjam US$ 18 mil milhões até 2024 e, nos cinco anos seguintes (2024-2029), que cresça a uma taxa anual de 5%.
![Publicidade OOH Porto](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2024-07/89b0cbcb-d44b-420a-b4fa-3f07f2105100.png?VersionId=wZvZCtdvLkKl_tS_YPOa9b_oDwI5OzGH&itok=FlNHJ3ko)
Quais são as vantagens do DOOH?
Alcance, segmentação e compra automatizada - estas são as principais vantagens de investir em publicidade DOOH.
1. Alcance do público-alvo
Segundo a Outdoor Adversiting Association of America (OAAA), cerca de 70% do tempo livre dos consumidores é passado na rua, em shoppings, aeroportos, entre outros locais. As campanhas DOOH constituem uma estratégia capaz de alcançar um vasto público-alvo.
2. Campanhas Dynamic
A publicidade DOOH pode ser segmentada para impactar diferentes audiências em momentos variados do dia ou até em função de certas variáveis. A Sagres, por exemplo, usou recentemente esta solução para comunicar o countdown até ao início dos jogos da Seleção Nacional no Euro 2024.
![Sagres Dynamic](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2024-07/SAGRES-DYNAMIC-UEFA.jpg?VersionId=LS0yZzy1KcgVSEqciTMLzrlkESy_xjPU&itok=myoWKmhv)
3. Programmatic DOOH
O Programmatic DOOH permite automatizar a compra de espaço publicitário em função de certas variáveis, como acontecimentos importantes, a hora do dia, ou até criatividades com uma performance acima da média.
Que tipos de DOOH existem?
A publicidade DOOH oferece uma variedade de formatos que podem ser utilizados de mnaneiras criativas para alcançar o público-alvo.
1. Anamórficos
![Anamórfico Aeroporto](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2024-07/Imagem1.png?VersionId=_V9tShqO5JNXtGWzMr05HOhNE_v.p3oe&itok=smdQkswb)
Anamórficos são displays digitais que criam ilusões de profundidade e movimento, fazendo com que os objetos pareçam sair do ecrã. Por exemplo, uma campanha para o lançamento de um novo carro pode utilizar um display anamórfico numa praça central movimentada, fazendo com que pareça que o carro está a sair do ecrã e a entrar na rua.
2. Mupis Digitais
![publicidade-exterior-jcdecaux](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2023-09/MicrosoftTeams-image%20%2830%29.png?VersionId=vj0xZ5zOudWyVhZeKq_3N9rlwbsHvi6i&itok=0u00y3CS)
Os mupis digitais são um tipo de mobiliário urbano. São especialmente eficazes em áreas urbanas de alta circulação, como paragens de transportes públicos, centros comerciais, aeroportos e nas ruas principais. É o suporte de comunicação mais antigo do mundo e continua a ser um dos mais comuns.
3. Sky
![Digital Sky](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2024-07/JCDECAUXIDMMAY7_1.jpg?VersionId=fRhAeR6.aJg.xuEh7H56MWHxr_UjhYm4&itok=3JzePpCS)
Os painéis Sky representam uma das inovações mais recentes na publicidade digital outdoor. Têm dimensões maiores e resoluções superiores, pelo que podem ser vistos a grandes distâncias. Em Portugal, instalamos recentemente um painel de 8m² em Lisboa, na Avenida dos Estados Unidos da América e outros dois painéis na Praça de Espanha, criando um "Sky Gate" sobre uma das áreas mais movimentadas da cidade.
4. Land
![Land JCDecaux](https://d3k1k88y44k0jy.cloudfront.net/wwwjcdecauxpt/s3fs-public/styles/staggered_gallery/public/blocks/picture/2024-07/Lisboa_22m2_25%20Abril_Abril%202024.jpg?VersionId=ye7di5wcy03cEAwvidGXj9GZUsWtPa2q&itok=FUx01cMQ)
Os painéis Land encontram-se em localizações imperdíveis que garantem um elevado impacto e uma frequência únicos para as marcas.
Como implementar uma campanha DOOH
Estes são os passos essenciais para implementar uma campanha DOOH.
1. Definição de objetivos
Determine o que deseja alcançar com a campanha. Os objetivos podem ser vários, como aumentar a visibilidade da marca, promover um produto específico, direcionar o tráfego para uma loja, entre outros.
2. Conhecer o público-alvo
Identifique quem é seu público-alvo com base em dados demográficos, comportamentais, geográficos e psicográficos. Use pesquisas de mercado e análise de dados para saber onde o seu público-alvo passa o tempo e quais são os seus hábitos de consumo de publicidade.
3. Escolher os locais e plataformas
Escolha os locais estratégicos onde é mais provável encontrar o seu público-alvo e decida que tipos de plataformas DOOH usar. Por exemplo, com a JCDecaux pode escolher comunicar nas principais ruas, centros comerciais, aeroportos ou estações de serviço.
4. Criar conteúdo impactante
Desenvolva conteúdo visualmente atrativo e relevante para o público-alvo, com elementos dinâmicos, como vídeos, animações e atualizações em tempo real. Certifique-se de que a mensagem é clara e concisa.
5. Planeamento de compra de meios
Determine o cronograma e a frequência das exibições, tendo em conta os horários de pico e padrões de tráfego. Considere a possibilidade de trabalhar DOOH Programática para automatizar a compra de espaço em função dos resultados obtidos em tempo (quase) real e maximizar resultados.
6. Monitorização e ajustes
Utilize ferramentas de monitorização para acompanhar o desempenho da campanha em tempo real. Ao trabalhar com a JCDecaux Portugal, estará sempre a par dos resultados da campanha e preparado para fazer ajustes no conteúdo ou no cronograma com base no feedback e nos dados de desempenho.
JCDecaux Portugal, líderes em DOOH
Somos pioneiros em comunicação DOOH ou Digital Out-of-Home. Ao longo dos anos, ajudamos centenas de marcas a sobressair com uma comunicação de criatividade e tecnologia. Contacte-nos hoje mesmo para garantir que a sua próxima campanha tem o máximo impacto.