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O Digital Out Of Home (DOOH) permite criar campanhas mais eficientes e adaptadas em tempo real. Saiba quais são as principais vantagens e como usar para a sua marca.

As campanhas de publicidade Digital Out-of-Home (DOOH) dão às marcas a oportunidade de criarem mensagens mais direcionadas, personalizadas e feitas à medida das necessidades e desejos do consumidor. Descubra em que consistem e como usar na sua marca.

O que significa DOOH?

O Digital Out-of-Home (DOOH) nasceu da fusão entre a publicidade exterior tradicional e ecrãs digitais de última geração. Tal permite que algumas campanhas possam ser, facilmente, adaptadas e modificadas em tempo real. Ao contrário de publicidade OOH tradicional, em que a mensagem da campanha é criada e se mantém fixa até ao final da ação promocional, certas campanhas DOOH têm mais agilidade e podem oferecer uma experiência imersiva ao público-alvo.

O crescimento do mercado de publicidade DOOH é inegável: espera-se que os gastos globais com publicidade neste setor atinjam US$ 18 mil milhões até 2024 e, nos cinco anos seguintes (2024-2029), que cresça a uma taxa anual de 5%.

Publicidade OOH Porto

Quais são as vantagens do DOOH?

Alcance, segmentação e compra automatizada - estas são as principais vantagens de investir em publicidade DOOH.

1. Alcance do público-alvo

Segundo a Outdoor Adversiting Association of America (OAAA), cerca de 70% do tempo livre dos consumidores é passado na rua, em shoppings, aeroportos, entre outros locais. As campanhas DOOH constituem uma estratégia capaz de alcançar um vasto público-alvo.

2. Campanhas Dynamic

A publicidade DOOH pode ser segmentada para impactar diferentes audiências em momentos variados do dia ou até em função de certas variáveis. A Sagres, por exemplo, usou recentemente esta solução para comunicar o countdown até ao início dos jogos da Seleção Nacional no Euro 2024.

Sagres Dynamic

3. Programmatic DOOH

O Programmatic DOOH permite automatizar a compra de espaço publicitário em função de certas variáveis, como acontecimentos importantes, a hora do dia, ou até criatividades com uma performance acima da média. 

Que tipos de DOOH existem?

A publicidade DOOH oferece uma variedade de formatos que podem ser utilizados de mnaneiras criativas para alcançar o público-alvo.

1. Anamórficos

Anamórfico Aeroporto

Anamórficos são displays digitais que criam ilusões de profundidade e movimento, fazendo com que os objetos pareçam sair do ecrã. Por exemplo, uma campanha para o lançamento de um novo carro pode utilizar um display anamórfico numa praça central movimentada, fazendo com que pareça que o carro está a sair do ecrã e a entrar na rua.
 

2. Mupis Digitais

publicidade-exterior-jcdecaux

Os mupis digitais são um tipo de mobiliário urbano. São especialmente eficazes em áreas urbanas de alta circulação, como paragens de transportes públicos, centros comerciais, aeroportos e nas ruas principais. É o suporte de comunicação mais antigo do mundo e continua a ser um dos mais comuns. 

3. Sky 

Digital Sky

Os painéis Sky representam uma das inovações mais recentes na publicidade digital outdoor. Têm dimensões maiores e resoluções superiores, pelo que podem ser vistos a grandes distâncias. Em Portugal, instalamos recentemente um painel de 8m² em Lisboa, na Avenida dos Estados Unidos da América e outros dois painéis na Praça de Espanha, criando um "Sky Gate" sobre uma das áreas mais movimentadas da cidade.

4. Land

Land JCDecaux

Os painéis Land encontram-se em localizações imperdíveis que garantem um elevado impacto e uma frequência únicos para as marcas.

Como implementar uma campanha DOOH

Estes são os passos essenciais para implementar uma campanha DOOH.

1. Definição de objetivos

Determine o que deseja alcançar com a campanha. Os objetivos podem ser vários, como aumentar a visibilidade da marca, promover um produto específico, direcionar o tráfego para uma loja, entre outros.

2. Conhecer o público-alvo

Identifique quem é seu público-alvo com base em dados demográficos, comportamentais, geográficos e psicográficos. Use pesquisas de mercado e análise de dados para saber onde o seu público-alvo passa o tempo e quais são os seus hábitos de consumo de publicidade.

3. Escolher os locais e plataformas

Escolha os locais estratégicos onde é mais provável encontrar o seu público-alvo e decida que tipos de plataformas DOOH usar. Por exemplo, com a JCDecaux pode escolher comunicar nas principais ruas, centros comerciais, aeroportos ou estações de serviço.

4. Criar conteúdo impactante

Desenvolva conteúdo visualmente atrativo e relevante para o público-alvo, com elementos dinâmicos, como vídeos, animações e atualizações em tempo real. Certifique-se de que a mensagem é clara e concisa.

5. Planeamento de compra de meios

Determine o cronograma e a frequência das exibições, tendo em conta os horários de pico e padrões de tráfego. Considere a possibilidade de trabalhar DOOH Programática para automatizar a compra de espaço em função dos resultados obtidos em tempo (quase) real e maximizar resultados.

6. Monitorização e ajustes

Utilize ferramentas de monitorização para acompanhar o desempenho da campanha em tempo real. Ao trabalhar com a JCDecaux Portugal, estará sempre a par dos resultados da campanha e preparado para fazer ajustes no conteúdo ou no cronograma com base no feedback e nos dados de desempenho.

JCDecaux Portugal, líderes em DOOH

Somos pioneiros em comunicação DOOH ou Digital Out-of-Home. Ao longo dos anos, ajudamos centenas de marcas a sobressair com uma comunicação de criatividade e tecnologia. Contacte-nos hoje mesmo para garantir que a sua próxima campanha tem o máximo impacto.

 

Publicado em Tendências