As campanhas de publicidade Digital Out-of-Home (DOOH) dão às marcas a oportunidade de criarem mensagens mais direcionadas, personalizadas e feitas à medida das necessidades e desejos do consumidor. Descubra em que consistem e como usar na sua marca.
O que significa DOOH?
O Digital Out-of-Home (DOOH) nasceu da fusão entre a publicidade exterior tradicional e ecrãs digitais de última geração. Tal permite que algumas campanhas possam ser, facilmente, adaptadas e modificadas em tempo real. Ao contrário de publicidade OOH tradicional, em que a mensagem da campanha é criada e se mantém fixa até ao final da ação promocional, certas campanhas DOOH têm mais agilidade e podem oferecer uma experiência imersiva ao público-alvo.
O crescimento do mercado de publicidade DOOH é inegável: espera-se que os gastos globais com publicidade neste setor atinjam US$ 18 mil milhões até 2024 e, nos cinco anos seguintes (2024-2029), que cresça a uma taxa anual de 5%.
Quais são as vantagens do DOOH?
Alcance, segmentação e compra automatizada - estas são as principais vantagens de investir em publicidade DOOH.
1. Alcance do público-alvo
Segundo a Outdoor Adversiting Association of America (OAAA), cerca de 70% do tempo livre dos consumidores é passado na rua, em shoppings, aeroportos, entre outros locais. As campanhas DOOH constituem uma estratégia capaz de alcançar um vasto público-alvo.
2. Campanhas Dynamic
A publicidade DOOH pode ser segmentada para impactar diferentes audiências em momentos variados do dia ou até em função de certas variáveis. A Sagres, por exemplo, usou recentemente esta solução para comunicar o countdown até ao início dos jogos da Seleção Nacional no Euro 2024.
3. Programmatic DOOH
O Programmatic DOOH permite automatizar a compra de espaço publicitário em função de certas variáveis, como acontecimentos importantes, a hora do dia, ou até criatividades com uma performance acima da média.
Que tipos de DOOH existem?
A publicidade DOOH oferece uma variedade de formatos que podem ser utilizados de mnaneiras criativas para alcançar o público-alvo.
1. Anamórficos
Anamórficos são displays digitais que criam ilusões de profundidade e movimento, fazendo com que os objetos pareçam sair do ecrã. Por exemplo, uma campanha para o lançamento de um novo carro pode utilizar um display anamórfico numa praça central movimentada, fazendo com que pareça que o carro está a sair do ecrã e a entrar na rua.
2. Mupis Digitais
Os mupis digitais são um tipo de mobiliário urbano. São especialmente eficazes em áreas urbanas de alta circulação, como paragens de transportes públicos, centros comerciais, aeroportos e nas ruas principais. É o suporte de comunicação mais antigo do mundo e continua a ser um dos mais comuns.
3. Sky
Os painéis Sky representam uma das inovações mais recentes na publicidade digital outdoor. Têm dimensões maiores e resoluções superiores, pelo que podem ser vistos a grandes distâncias. Em Portugal, instalamos recentemente um painel de 8m² em Lisboa, na Avenida dos Estados Unidos da América e outros dois painéis na Praça de Espanha, criando um "Sky Gate" sobre uma das áreas mais movimentadas da cidade.
4. Land
Os painéis Land encontram-se em localizações imperdíveis que garantem um elevado impacto e uma frequência únicos para as marcas.
Como implementar uma campanha DOOH
Estes são os passos essenciais para implementar uma campanha DOOH.
1. Definição de objetivos
Determine o que deseja alcançar com a campanha. Os objetivos podem ser vários, como aumentar a visibilidade da marca, promover um produto específico, direcionar o tráfego para uma loja, entre outros.
2. Conhecer o público-alvo
Identifique quem é seu público-alvo com base em dados demográficos, comportamentais, geográficos e psicográficos. Use pesquisas de mercado e análise de dados para saber onde o seu público-alvo passa o tempo e quais são os seus hábitos de consumo de publicidade.
3. Escolher os locais e plataformas
Escolha os locais estratégicos onde é mais provável encontrar o seu público-alvo e decida que tipos de plataformas DOOH usar. Por exemplo, com a JCDecaux pode escolher comunicar nas principais ruas, centros comerciais, aeroportos ou estações de serviço.
4. Criar conteúdo impactante
Desenvolva conteúdo visualmente atrativo e relevante para o público-alvo, com elementos dinâmicos, como vídeos, animações e atualizações em tempo real. Certifique-se de que a mensagem é clara e concisa.
5. Planeamento de compra de meios
Determine o cronograma e a frequência das exibições, tendo em conta os horários de pico e padrões de tráfego. Considere a possibilidade de trabalhar DOOH Programática para automatizar a compra de espaço em função dos resultados obtidos em tempo (quase) real e maximizar resultados.
6. Monitorização e ajustes
Utilize ferramentas de monitorização para acompanhar o desempenho da campanha em tempo real. Ao trabalhar com a JCDecaux Portugal, estará sempre a par dos resultados da campanha e preparado para fazer ajustes no conteúdo ou no cronograma com base no feedback e nos dados de desempenho.
JCDecaux Portugal, líderes em DOOH
Somos pioneiros em comunicação DOOH ou Digital Out-of-Home. Ao longo dos anos, ajudamos centenas de marcas a sobressair com uma comunicação de criatividade e tecnologia. Contacte-nos hoje mesmo para garantir que a sua próxima campanha tem o máximo impacto.