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OOH, ou Out-of-home, é a escolha das marcas que querem criar impacto. Descubra as vantagens e como criar já a sua próxima campanha. 

A publicidade OOH, ou Out-Of-Home, permite que as marcas alcancem um grande número de pessoas, num curto espaço de tempo, e de formas criativas e impactantes . Descubra as vantagens da comunicação OOH, que tipos existem e como criar uma campanha memorável.

O que é o Out-Of-Home?

A comunicação Out-of-Home (OOH) é um termo abrangente que se refere a todas as formas de publicidade exterior. Permite captar a atenção de pessoas ao longo do seu dia-a-dia, seja nas compras, a ir para o trabalho ou enquanto viajam ou passeiam pelas cidades. 

Vantagens OOH

Apresenta-se nos mais variados meios, como na rua, em aeroportos, centros comerciais, em áreas de serviço e nos transportes públicos, e assume diferentes formas – dos tradicionais Mupis aos impressionantes Grandes Formatos ou abrigos de autocarro.

Vantagens do Out-Of-Home

O Out-of-home (OOH) oferece várias vantagens para as marcas. 

1. Alta visibilidade

Com cobertura nacional e infinitas opções de segmentação, as marcas que escolhem a comunicação OOH em mobiliário urbano através da JCDecaux conseguem um impacto inigualável. As grandes dimensões, a qualidade dos painéis e a frequência de repetição chegam a milhares de pessoas todos os dias.

2. Cobertura ampla

O OOH atinge uma audiência diversificada e abrange diferentes grupos demográficos e segmentos de mercado. Esta vantagem é particularmente útil para campanhas de branding que apostam no reconhecimento da marca para um público diversificado.

3. Frequência de exposição

A repetição frequente dos anúncios, especialmente em locais onde as pessoas passam com bastante regularidade, ajuda a reforçar e a internalizar a mensagem publicitária.

4. Segmentação geográfica

As campanhas OOH podem ser estrategicamente posicionadas em áreas específicas para atingir públicos-alvo também eles específicos, como bairros residenciais ou nas proximidades de pontos de venda. 

A publicidade OOH aumentar a relevância e eficácia da mensagem e, assim, garantir uma melhor rentabilização do investimento Andreia Paulo Marketing and Communication Director, JCDecaux Portugal

Por exemplo, as marcas que pretendem alcançar um público urbano com alto poder aquisitivo podem selecionar as melhores localizações para esse efeito. Ou, em alternativa, optar por locais para impactar os consumidores nos momentos que antecedem a compra. Ou, ainda, selecionar as faces mais próximas dos locais onde o público-alvo trabalha, vive e se movimenta. Tudo depende dos objetivos de cada marca.

5. Impacto visual impressionante

Os formatos grandes e criativos de OOH, como painéis e displays digitais, têm o poder de cativar instantaneamente a atenção do público, pelas dimensões imponentes e impacto visual. Ao ocupar espaços proeminentes, destacam-se na paisagem urbana como pontos de referência visuais. A combinação de criatividade e escala deste formato oferece às marcas uma oportunidade única de garantir que a mensagem é vista e interiorizada pelo público. 

6. Complemento de outros meios

O OOH pode ser integrado com outras formas de publicidade, como digital e impressa, para criar campanhas multicanal mais eficazes e coesas ao longo dos vários pontos de contacto com o público. 

7. Disponibilidade 24/7

A publicidade Out-of-home está sempre visível, 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que a torna na solução ideal para proporcionar uma presença constante da marca.

Que tipos de comunicação Out-Of-Home existem?

Este tipo de publicidade inclui uma variedade de formatos que são projetados para impactar as pessoas enquanto estão em ambientes públicos. Estes são os mais comuns.

1. Mupis

Mupis Publicidade

É o formato de comunicação mais antigo, mas cuja eficácia se mantém ao longo tempo. Acrónimo de Mobiliário Urbano Para Informação, tem a dimensão padrão de 1200 x 1750 mme pode contar com um sistema rotativo que permite comunicar várias campanhas ao mesmo tempo.

É um equipamento de comunicação de linhas apelativas, únicas, harmoniosas e funcionais. Na JCDecaux Portugal, os Mupis são um autêntico reflexo do espaço onde estão inseridos. A versatilidade dos Mupis torna-os especialmente adequados para comunicar mensagens muito diferentes – sempre com máximo impacto e atenção.
 

2. Billboards (Outdoors)

Billboards Outdoors

Os Billboards ou Outdoors são um suporte de OOH de grandes dimensões, tipicamente de 8x3 metros. São colocados em áreas urbanas altamente movimentadas, como avenidas, ruas principais ou nas proximidades de centros comerciais ou de outras zonas de grande passagem. O objetivo é chamar a atenção de quem passa, mesmo a grande distância.

O impacto é mesmo o benefício mais evidente - é impossível ignorar um painel de grandes dimensões quando está à nossa frente. Além disso, consegue alcançar muitas pessoas em pouco tempo. Sem esquecer que este tipo de OOH vai ter com o público, pelo que não requer uma escolha ativa das pessoas – sem ser, com isso, intrusivo.
 

3. Digital Out-Of-Home (DOOH)

Digital Out-Of-Home DOOH

É o formato de comunicação que alia tradição à inovação, cuja eficácia evolui com a tecnologia. No Digital Out-of-home, os ecrãs digitais podem ter diversos tamanhos e resoluções, e ser programados para exibir uma série de campanhas em ciclos rotativos, oferecendo dinamismo e versatilidade à comunicação.

A mensagem pode ser distribuída de forma remota e em tempo real, em função de variáveis como o momento do dia e até criar estratégias interativas e imersivas. Ideal para as marcas que competem com a concorrência pela atenção de potenciais consumidores.

 

Como criar campanhas OOH

Criar campanhas Out-of-home (OOH) eficazes requer planeamento estratégico, criatividade e uma compreensão clara do público-alvo.

1. Defina objetivos

Comece por determinar o objetivo da campanha. Pode ser aumentar o reconhecimento da marca, promover um produto específico, direcionar tráfego para uma loja física ou um website, entre outros. O objetivo deve ser específico e mensurável, como, por exemplo, aumentar o tráfego de loja em 15%.

2. Conheça o seu público

É importante conhecer o público para o qual se vai dirigir. Saiba quem são, onde estão, que hábitos têm e como se comportam. Em função disso, não se esqueça de escolher locais que sejam frequentados pelo seu público-alvo.

3. Escolha os locais e formatos

Selecione pontos estratégicos que garantam alta visibilidade e frequência de exposição ao seu público. Decida quais os formatos de OOH que farão parte da campanha. Cada um tem as suas próprias vantagens e podem ser escolhidos em função dos objetivos e do comportamento do público.

4. Desenvolva a criatividade

Apresente um design que seja especialmente visual e impactante. Use cores vibrantes, imagens grandes e tipografia clara e legível. A mensagem deve ser fácil de entender em poucos segundos, pelo que deve evitar excesso de texto e palavras complexas. Delegue a missão à equipa de Criatividades Especiais da JCDecaux, que vai além do óbvio para transformar o quotidiano em algo extraordinário.

5. Integre com outros canais

Tire partido da combinação com outros canais de marketing, como digital, redes sociais, rádio ou televisão. Não se esqueça de manter a mensagem consistente em todas as plataformas para reforçar o impacto.

6. Faça bom uso da tecnologia

Aproveite o potencial da tecnologia para criar conteúdo dinâmico e interativo. Tire partido da geolocalização e atualizações em tempo real para personalizar a experiência. Pode ainda incluir QR Codes que direcionam para websites ou ofertas especiais.

Lego, Beefeater e Doutor Finanças: 3 casos de sucesso com publicidade OOH

Recentemente, três marcas destacaram-se com campanhas OOH inovadoras e eficazes: LEGO, Beefeater e Doutor Finanças. Cada uma utilizou a publicidade OOH de maneiras criativas e estratégicas, alcançando resultados impressionantes.

A LEGO transformou espaços urbanos em mundos de imaginação

Campanha de publicidade

A LEGO conseguiu capturar a atenção de milhares de visitantes nos Armazéns do Chiado em Lisboa com uma campanha OOH vibrante e interativa. As escadas rolantes, fachadas e áreas comuns decoradas com figuras e cenários LEGO criaram uma experiência imersiva que encantou adultos e crianças, transformando o espaço comercial num verdadeiro mundo de criatividade e diversão.

A Beefeater refrescou as principais avenidas com publicidade Out-Of-Home

Publicidade Out-Of-Home

A Beefeater inovou com uma campanha OOH destacou a marca e envolveu os consumidores de maneira única. Utilizando paragens de autocarro em Lisboa, a Beefeater criou uma criatividade que refletia a essência cosmopolita e vibrante da marca.

O Doutor Finanças chegou a novos públicos com comunicação OOH

Comunicação OOH

O Doutor Finanças, marca exclusivamente online, apostou numa campanha OOH estratégica para aumentar a sua notoriedade e atrair novos clientes. Utilizando campanhas de autocarro completamente decoradas em locais de alto tráfego, conseguiram comunicar de forma clara e eficaz os seus serviços financeiros. A simplicidade da mensagem e a localização estratégica dos anúncios foram alguns dos segredos do sucesso.

 

JCDecaux, soluções OOH ou Out-of-home com alto impacto

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Publicado em Atualidade