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Mupis, Billboards, Seniores, Empenas e muito mais. Descubra o que são outdoors publicitários e porque são a escolha das marcas mais inovadoras.

Os outdoors publicitários são uma excelente forma de transmitir uma mensagem impactante a um novo público. Instalados nas áreas de maior movimento, como abrigos de autocarro ou nas proximidades das principais zonas comerciais, garantem alcance e memorização. Mais: podem ser personalizados para segmentar demografias específicas, tornando-os uma ferramenta essencial para o marketing de qualquer empresa. Descubra o que são outdoors publicitários e porque são a escolha de marcas inovadoras.

O que são outdoors publicitários?

De forma simples, outdoors publicitários são sinónimo de comunicação exterior com impacto. São soluções de grandes ou pequenas dimensões, que podem ir desde os tradicionais (mas sempre presentes) Mupis e billboards aos novos formatos Digitais. Sem esquecer, claro, as empenas, o formato de maior notoriedade nas cidades.

MUPI – acrónimo de Mobiliário Urbano Para Informação - é o tipo de mobiliário urbano mais comum em todo o mundo e o mais antigo, cujo suporte tem a dimensão padrão de 1200 x 1750 mm (2m2). Os billboards, painéis publicitários de grandes dimensões, normalmente de 8x3 metros, têm área de comunicação maior que dá espaço para explorar a criatividade, e surpreender os consumidores com imagens disruptivas.

As empenas são outro tipo de outdoor publicitário muito procurado pelas grandes marcas. Ocupam a totalidade das laterais de prédios e edifícios - o tipo de publicidade exterior que mais chama à atenção nas cidades. A grande dimensão e a alta visibilidade estão na base deste impacto único que se destaca na paisagem urbana

Outdoors publicitários digitais: o que são?

Os outdoors publicitários digitais são formas avançadas de publicidade exterior que utilizam tecnologias digitais para exibir anúncios em painéis de grande dimensão, localizados em locais públicos. Também conhecidos como Digital Out-of-Home (DOOH), permitem distribuir conteúdo publicitário de forma remota e em tempo-real. As principais vantagens são o maior alcance, a possibilidade de transmitir várias criatividades em função de variáveis como o momento do dia, e até criar estratégias interativas.

Entre os painéis digitais, há um que está rapidamente a tornar-se incontornável: os LEDs de grande formato, a última tendência de comunicação exterior. Com elevada resolução e preparados para ambientes muito movimentados, mesmo a uma grande distância, são uma excelente escolha. Permitem comunicar nas ruas mais concorridas, nas principais avenidas e junto dos maiores Centros Comerciais ou até nas zonas de chegadas e partidas dos aeroportos.

Outdoors Publicitários


Porque é que os outdoors publicitários são a escolha de marcas disruptivas?

Impacto, relevância, dimensão. São vários os fatores que levam marcas inovadoras, incluindo algumas dos principais players de tecnologia, ecommerce e entretenimento (entre muitos outros) a escolher estas soluções. Mas cada marca tem os seus próprios objetivos.

Na JCDecaux Portugal, dedicamos 50 anos a aperfeiçoar esta forma de comunicaçãoOut-of-Home para ajudar os nossos parceiros nas suas iniciativas de publicidade exterior. As grandes dimensões, a qualidade dos painéis e a frequência de repetição chegam a milhares de pessoas todos os dias. 

Outra das grandes vantagens são as inúmeras opções de segmentação. Por exemplo, as marcas que pretendem alcançar um público justamente antes de tomar uma decisão de compra podem escolher as localizações nas proximidades de artérias comerciais ou nos maiores e principais Shoppings do país. Se, por outro lado, o objetivo for aumentar o brand awareness, é possível selecionar as faces mais próximas dos locais onde o público-alvo trabalha, vive e se movimenta. Não é por acaso que os outdoors publicitários são a escolha das marcas para transmitir uma mensagem importante, como um lançamento ou um evento.
 

Como utilizar outdoors publicitários para a sua marca

Os outdoors publicitários são uma excelente forma de aumentar a visibilidade das marcas e alcançar grandes públicos - desde que sejam utilizados corretamente. Veja como o fazer.


1. Defina objetivos 

Aumentar o brand awareness, promover um produto específico ou anunciar uma promoção especial? Qual é o principal objetivo da campanha? A resposta a estas questões vai ajudar a escolher a mensagem e os locais adequados. Por exemplo, se desejar promover uma nova linha de roupa desportiva, e aumentar as vendas entre os jovens adultos ativos, talvez a comunicação nos principais centros comerciais do país seja a melhor escolha. Já se o objetivo for apresentar uma novidade a um público internacional, as campanhas em aeroportos serão mais eficazes.


2. Escolha locais estratégicos

Com base nos objetivos e audiências que deseja impactar, selecione áreas com grande tráfego de pessoas e veículos, como áreas comerciais, centros urbanos, estradas movimentadas, entre outras. 


3. Exiba um design com impacto

O design deve favorecer mensagens claras e diretas, com textos curtos, imagens ou vídeos impactantes, e cores que chamem a atenção e que contrastem bem entre si. Opte por imagens e vídeos de alta resolução e elementos gráficos que se destaquem. Sem esquecer tipos de letra que sejam legíveis à distância. 


4. Integre com outras campanhas

Utilize os mesmos elementos visuais e mensagens noutras campanhas publicitárias (online e offline) para reforçar a consistência de marca. Por exemplo, na promoção de uma campanha de saldos de estação, utilize as mesmas imagens e mensagens nos outdoors, redes sociais e anúncios online, para que o público reconheça imediatamente a marca e a mensagem.


5. Acompanhe os resultados 

Use ferramentas como códigos QR, URLs personalizados ou outras formas de contacto específicas para medir o impacto da campanha. Por exemplo, um outdoor que promova um novo restaurante pode incluir um código QR que direciona para uma página de reservas online e monitoriza quantas reservas vieram através desse código. 


6. Recorra a profissionais 

Conte com especialistas em outdoors publicitários para tirar o máximo partido da comunicação e do investimento. A JCDecaux tem trabalhado ao lado de grande marcas nacionais e internacional, com publicidades criativas de alto impacto. Desde a conceção, execução, design, instalação e monitorização, tratamos de tudo para que a sua campanha exceda as expectativas. 
 

5 exemplos de marcas inovadoras que escolheram Outdoors Publicitários

Moda, entretenimento, imobiliário, e muitos outros. Os outdoors publicitários são a escolha de marcas em diferentes áreas de atividade com um objetivo comum: estabelecer uma relação de longo prazo com a audiência. Estes são 5 exemplos que se destacaram este ano junto dos portugueses.

1. Century 21, a maior campanha OOH de sempre

Para a Century 21, que criou a maior campanha Out-of-Home (OOH) nacional alguma vez implementada pela JCDecaux Portugal, o objetivo era aproximar a marca das pessoas, mobilizando a rede de agentes e potenciando as suas atividades e relações locais.

Ricardo Sousa, CEO CENTURY Iberia 21, explica: “Estamos a iniciar uma mudança de ciclo no mercado imobiliário e o mercado residencial em particular é cada vez mais hiper local, as dinâmicas são cada vez mais de bairro e cada bairro tem uma dinâmica muito própria.” Com 86% de cobertura nacional, a campanha da rede imobiliária contou com mais de 5.600 faces em MUPIs e abrigos, 185 Seniores e um vasto portfólio digital, nos principais Centros Comerciais, Aeroportos e ruas do país. 

2. Betano, impacto em momentos chave

Para a Betano, que já habituou os portugueses a apostas vencedoras no que toca à comunicação, o desafio era celebrar o regresso em grande do desporto nacional após o verão. A escolha deveu-se ao impacto dos outdoors publicitários em localizações de elevado tráfego.

Afinal, estes suportes são visíveis a centenas de metros, desde vários ângulos. Uma visibilidade testada pelas ferramentas desenvolvidas in-house pela JCDecaux, como o Creaction e o Creative Heatmap, para verificar os pontos da criatividade que mais prendem o olhar.

betano e jcdecaux aeroporto

3. Schweppes, o cocktail para uma comunicação de sucesso

A Schweppes surpreendeu com alguns dos painéis publicitários mais refrescantes do verão em localizações escolhidas a dedo nas principais avenidas de Lisboa. Os Outdoors Publicitários foram uma escolha óbvia devido à combinação única de grandes formatos e criatividades pensadas para maximizar o alcance. Este foi o cocktail que assinalou o lançamento de uma nova linha de produtos da marca.

4. HBO Max, comunicação em modo Max

A HBO Max é conhecida pelas grandes séries, como Game of Thrones, Euphoria e Succession, entre muitas outras. No momento de escolher um parceiro para comunicar todos estes conteúdos, a fasquia não podia ser mais elevada. Só havia um formato possível: Outdoors Publicitários de grandes dimensões, especificamente billboards e empenas ao longo de dezenas de metros de passeio numa das campanhas mais impactantes do ano. A dimensão Max desta comunicação permitiu comunicar os últimos sucessos de forma irresistível.

5. Dior, um luxo de outdoors publicitários

marca de luxo Dior escolheu os nossos Outdoors Publicitários digitais pela agilidade durante a campanha, pela possibilidade de recorrer a múltiplas criatividades e também para oferecer uma experiência mais imersiva ao público-alvo. Com o objetivo de influenciar o público-alvo nos instantes que precedem as decisões de compra foram escolhidos os principais Centros Comerciais do país, onde os produtos da marca estão à venda. Desta forma, quem passava não podia deixar de reparar na campanha digital em formato vídeo, e no sentimento de luxo e exclusividade.

Os outdoors publicitários são soluções de comunicação impactantes e versáteis, adaptáveis às necessidades e objetivos de cada marca, seja qual for a sua dimensão, setor ou objetivos.

Entre em contacto com a nossa equipa para saber como podemos ajudar a criar experiências únicas.

Publicado em Tendências