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De norte a sul do país e em formatos muito diversificados, abril foi um mês recheado de campanhas outdoor inesquecíveis. Estas foram as 5 melhores.
 

Todos os meses, fazemos o resumo das melhores campanhas que fizeram parte da vida dos portugueses. Em abril, os destaques foram para 5 iniciativas muito diferentes, da moda à cultura.
Originais, impactantes e icónicas, estas campanhas passaram a integrar o imaginário dos consumidores e elevaram as marcas a um novo patamar de visibilidade e notoriedade. Descubra quais foram e o que as tornou tão especiais.


1. Benetton, a colecionar campanhas icónicas

 

  • Desafio: apresentar a nova coleção da marca
  • Onde: Distritos de Lisboa e Porto
  • Formatos: mupis e abrigos de autocarro
  • Setor: moda


A Benetton é muito mais do que uma referência no mundo da moda. Tem um longo passado de campanhas de comunicação icónicas, que destacaram a marca como uma das mais disruptivas no setor. Por isso, quando chegou o momento de comunicar a próxima coleção, a fasquia não podia ser mais elevada.


As localizações foram selecionadas a dedo para incluir apenas os locais de maior visibilidade, nas principais artérias de Lisboa e Porto. Os formatos selecionados – mupis e abrigos de autocarro – fizeram o resto. Com esta combinação única de localização e formato, milhares de portugueses ficaram a conhecer a nova imagem da Benetton, cuidadosamente otimizada pelas nossas ferramentas para maximizar o impacto.

2. Dior, um luxo de comunicação

  • Desafio: celebrar o Dia da Mãe
  • Onde: Centros Comerciais de norte a sul do país
  • Formatos: Digital
  • Setor: moda


A chegada do Dia da Mãe é uma altura de particular importância para as marcas do mundo da moda. Com a concorrência a competir pela atenção de potenciais consumidores, a equipa de comunicação da Dior percebeu rapidamente que precisava de um novo conceito, uma forma de se destacar.

O timing é importante em todas as campanhas, e esta não foi exceção. O objetivo era impactar o público-alvo nos instantes que precedem as decisões de compra e, para isso, escolhemos os principais Centros Comerciais do país, onde os produtos da marca estão à venda. Desta forma, quem procurava um presente para esta data tão especial não pode deixar de reparar na campanha digital em formato vídeo, e no sentimento de luxo e exclusividade que caracteriza a Dior.

3. La Collection, o futuro a aterrar em Portugal

  • Desafio: gerar buzz para uma exposição baseada em NFT
  • Onde: Aeroporto de Lisboa
  • Formato: Digital
  • Setor: cultura, tecnologia


Os NFT ou Non Fungible Tokens são certificados digitais de autenticidade, utilizados para provar a posse de ativos digitais, como obras de arte. Uma das mais importantes inovações da internet nos últimos anos, estão a transformar vários setores de atividade, da cultura à banca.

Em abril, a LaCollection.io surpreendeu os passageiros no aeroporto de Lisboa com uma exposição muito especial, baseada inteiramente em NFT. Dias antes da abertura, quem aterrava em Portugal era assim convidado a ver o futuro em primeira mão.

O formato escolhido? Uma das posições de maior impacto no aeroporto mais movimentado do país, uma enorme coluna LED impossível de ignorar na zona das chegadas do Aeroporto de Lisboa. E a sua marca, como vai comunicar o próximo lançamento?

4. Caudalie, comunicação que não envelhece

 

  • Desafio: comunicar novo lançamento junto dos pontos de venda
  • Onde: Distritos de Lisboa e Porto
  • Formato: mobiliário urbano
  • Setor: cultura, tecnologia


O mobiliário urbano é o suporte por excelência para a publicidade exterior e o mais antigo meio de massas. A comunicação nestes formatos é difícil de ignorar, mas o que muitas vezes passa despercebido é a capacidade de segmentação desta solução. Por exemplo, é possível escolher localizações nas proximidades dos pontos de venda, para assim influenciar os consumidores antes de fazerem compras.

A Caudalie, uma das maiores marcas de cosmética antienvelhecimento em Portugal, não hesitou em escolher este formato para a sua última campanha. Desta forma, consegui comunicar com o seu público-alvo em Lisboa e no Porto, nas imediações das lojas que vendem os seus produtos. O resultado foi uma das campanhas mais eficazes de abril, e que fez parte da vida de muitos portugueses.


5. Nespresso, comunicação cheia de energia

 

  • Desafio: comunicar novo lançamento junto dos pontos de consumo
  • Onde: Centros Comerciais
  • Formato: Criatividades especiais
  • Setor: alimentar


É impossível pensar em comunicação Nespresso e não recordar a mítica campanha com George Clooney. Mas a marca não parou após o sucesso planetário da frase “What Else?” e continua a encontrar formas de surpreender os clientes, todos os dias. Nesta campanha muito especial, a Nespresso escolheu os principais Centros Comercias do país para comunicar um novo lançamento a quem passava a caminho das compras.

Para além das localizações, também os formatos merecem destaque. Nas empenas e escadas rolantes dos Centros, era impossível não reparar nos enormes painéis da marca, fruto da equipa de Criatividades Especiais da JCDecaux. Com estas soluções, há mais energia na comunicação Out-of-Home. 

Estas foram as 5 melhores campanhas de abril. Houve muitas outras e cada uma foi única. Acompanharam milhares de portugueses, todos os dias, nas compras, nas viagens para o trabalho, nos passeios com os amigos – numa palavra, na vida. Afinal, que outro formato de comunicação tem tanta proximidade? Imagine o que uma destas campanhas podia fazer pela sua marca. Entre em contacto com a nossa equipa.
 

Publicado em Atualidade