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O Mobiliário urbano é um termo coletivo para equipamentos instalados nas cidades com o objetivo de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos. Descubra em que consiste e quais as vantagens para as marcas.
 

A cidade é o espaço onde vivemos e interagimos. Adaptável de acordo com os objetivos e orçamentos, o mobiliário urbano oferece cobertura máxima para as marcas em áreas urbanas com elevados níveis de repetição. Aliado ao mobiliário urbano está a comunicação exterior.  Descubra em que consiste esta forma de comunicação, quais as vantagens e como implementar.
 

O que é o mobiliário urbano?

O termo mobiliário urbano é uma definição abrangente que se aplica a diferentes equipamentos que tornam a vida mais prática nas cidades. De abrigos de autocarro a mupis e sanitários ou painéis de comunicação de grandes dimensões ou digitais nas principais artérias das cidades, o mobiliário urbano está um pouco por todo o lado.

Para os municípios e cidades, o mobiliário urbano é uma forma de prestar novos serviços gratuitos, comunicar mensagens importantes e promover a qualidade de vida dos cidadãos. É também o caminho para tornar os espaços mais sustentáveis e ecológicos, para citar apenas algumas das principais vantagens da comunicação OOH para as cidades.

Para as marcas, é o suporte por excelência para publicidade exterior e o mais antigo meio de massas. Com cobertura nacional e infinitas opções de segmentação, as marcas que escolhem a comunicação OOH em mobiliário urbano conseguem um impacto inigualável. Mas há muitas outras vantagens que vale a pena conhecer.

 

Qual a origem do mobiliário urbano?

 

O conceito de mobiliário urbano foi criado por Jean-Claude Decaux em 1964, como forma inovadora de prestar serviço público financiado por publicidade. A cidade de Lyon, em França, foi pioneira mundial ao receber os primeiros abrigos de passageiros, marcando o início de uma revolução na paisagem urbana. Nascia assim a JCDecaux, introduzindo um novo formato de publicidade conhecido como Mupis.

Estava dado o mote para uma nova época, onde as cidades se começavam a relacionar com os cidadãos de forma mais próxima, sustentada e comprometida com o bem-estar individual e coletivo. A expansão continuou, primeiro para Bruxelas e, em 1972, a JCDecaux instala o seu primeiro mobiliário urbano em Lisboa.

Desde então, passaram várias revoluções urbanas e técnicas que vieram dar um sentido cada vez mais personalizado e tecnológico ao mobiliário urbano. Com a chegada do digital, por exemplo, a publicidade exterior atingir níveis de flexibilidade e de impacto sem precedentes. Agora, todas as marcas podem implementar campanhas interativas, diferenciadoras e eficazes.

Porquê escolher comunicação em mobiliário urbano para comunicar?

Fazer compras, trabalhar, viajar, passear. É “lá fora” que a vida acontece. Por este motivo, o mobiliário urbano é a forma mais eficaz de impactar uma população abrangente e ativa, ideal para as marcas que procuram comunicar novos produtos ou serviços e acompanhar as suas audiências ao logo de todo o dia.

Estas são as principais vantagens de escolher o mobiliário urbano para comunicar.

1. O mobiliário urbano é segmentável

É fácil perceber porque é que a comunicação exterior através do mobiliário urbano é o principal meio de comunicação de massas, com capacidade para impactar milhares de pessoas todos os dias. As grandes dimensões, a qualidade dos painéis e a frequência de repetição asseguram isso mesmo. Menos conhecido é o seu potencial de segmentação.

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Com estes formatos publicitários é possível escolher as localizações e até adaptar as criatividades em função dos objetivos de cada marca. Por exemplo, as marcas que pretendem alcançar um público urbano com alto poder aquisitivo podem selecionar redes com as melhores localizações para esse efeito. Ou, em alternativa, optar por locais para impactar os consumidores nos momentos que antecedem a compra. Ou, ainda, selecionar as faces mais próximas dos locais onde o público-alvo trabalha, vive e se movimenta. Tudo depende dos objetivos de cada marca.

2. O mobiliário urbano acompanha os consumidores ao longo de todo o dia

A comunicação Out-of-Home (OOH) aplicada em mobiliário urbano é a forma mais rápida de gerar notoriedade e recordação, pois acompanha o utilizador ao longo de todo o dia - nas principais vias da cidade, nos centros comerciais, nos aeroportos e nas áreas de serviço.

Uma oportunidade para as marcas estabelecerem um relacionamento emocional de longo prazo, abrindo portas para uma verdadeira interação. As nossas soluções dão às marcas uma presença real no dia-a-dia dos consumidores ao fazerem parte da sua jornada desde o momento em que saem de casa até regressarem.
 

3. O mobiliário urbano é o formato de maior repetição

As nossas soluções de mobiliário urbano estão localizadas estrategicamente nas principais cidades do país, em múltiplos pontos de contacto, permitindo uma elevada repetição da mensagem das marcas com as suas audiências. Esta presença abrangente representa um enorme desafio a nível de sustentabilidade, qualidade e manutenção.

Por isso, trabalhamos com designers e arquitetos de renome mundial para conseguir uma imagem sofisticada e assegurar que os nossos formatos e a paisagem urbana convivem de forma harmoniosa. E insistimos em manter níveis de exigência elevados no que toca à manutenção e supervisão dos nossos serviços colocando sempre a qualidade em primeiro lugar.

4. O mobiliário urbano é para marcas de todos os tamanhos

Os Mupis e abrigos de autocarro são uma das soluções de mobiliário urbano mais familiares aos consumidores e às marcas. As suas dimensões standard, localizações premium e impacto visual tornam-no um presença bem-vinda nas cidades e uma forma prática para os consumidores de ficar a par das últimas novidades. Mas dentro do universo do mobiliário urbano, há muitas outras opções, de várias dimensões e para marcas de todos os tamanhos.

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Dos Grandes Formatos às estações de carregamento, em abrigos de autocarro ou aeroportos, há uma enorme diversidade de opções. O comércio local, por exemplo, é um dos principais beneficiados. Com estas soluções de comunicação, as marcas locais podem chegar a um público diretamente na sua zona de atuação, muito próximo do ponto de venda.

5. O mobiliário está sempre em evolução

O mobiliário urbano pode ser o mais antigo meio de comunicação para massas, com uma história que começou em 1964, mas não para de evoluir. Na JCDecaux, contamos com maisde145patentesligadas à inovação, e trabalhamos todos os dias para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Apostamos no baixo consumo, na autonomia energética e na utilização de produtos amigos do ambiente no processo de conceção, fabrico e manutenção dos nossos equipamentos. Motivos que levaram algumas das marcas mais inovadoras do mundo, da Amazon à Netflix, a escolher as nossas soluções para anunciar as suas inovações ao mundo.

Que tipos de mobiliário urbano existem?

Existem vários de tipos de mobiliário urbano que podem maximizar o alcance da sua comunicação. Destacamos os principais.

1. Mupis, no coração da cidade

Os mupis são um dos tipos de mobiliário urbano mais antigos e populares. Estas estruturas que tem a dimensão de 2m2, elegantes de alta visibilidade são um bom suporte para comunicar de forma criativa e envolvente, sem interferir no ambiente visual. São estrategicamente posicionados em áreas movimentadas, como avenidas principais, paragens de transportes públicos, de forma a garantir que as campanhas alcançam um elevado número de pessoas todos os dias. E as novas tecnologias, como os ecrãs digitais de alta-resolução (4k) da JCDecaux, podem transformar estes suportes em experiências interativas.

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2. Abrigos de passageiros, o potencial do tempo de espera

Nas últimas décadas, os abrigos de passageiros têm passado por uma grande evolução tecnológica. Deixaram de ser uma simples estruturas para proteger as pessoas das condições meteorológicas enquanto esperam pelo transporte público para se converterem numa plataforma dinâmica e estratégica de comunicação. Milhares de pessoas passam por estes pontos diariamente, o que os torna num bom local para implementar campanhas publicitárias de alto alcance.

Como implementar campanhas em mobiliário urbano

Implementar campanhas em mobiliário urbano é uma estratégia eficaz para alcançar um público mais amplo e diversificado. Estas são as principais etapas importantes a considerar ao planear campanhas em espaços públicos.

1. Defina os seus objetivos

Em primeiro lugar, determine claramente o que deseja alcançar com a campanha. Ao estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um prazo definido (conhecidos como objetivos SMART), as marcas podem direcionar as estratégias de maneira eficaz e focada. Este passo também é importante para medir o progresso da campanha. Estabelecer indicadores quantificáveis permite avaliar o sucesso de uma forma concreta.

2. Conheça o seu público-alvo

Conhecer o público-alvo é mais do que apenas entender quem são de um ponto de vista demográfico. É importante saber quais são as suas necessidades, desejos, comportamentos e aspirações, para que a campanha esteja em concordância com as suas emoções e valores. Em suma, que seja relevante.

Por exemplo, se o público-alvo é composto principalmente por jovens urbanos com preocupações de sustentabilidade, a campanha pode adotar uma abordagem moderna e irreverente, com uma linguagem e imagens adaptadas em conformidade. Isto pode significar a diferença entre uma mensagem que é ignorada e uma que é interiorizada. Não só garante que é vista, mas também verdadeiramente sentida e compreendida pelo público-alvo.

3. Escolha o mobiliário urbano adequado

A escolha do mobiliário urbano envolve mais do que selecionar os suportes de comunicação. Implica também entender como o design, a localização e a funcionalidade podem impactar a perceção da mensagem pelo público. Um mobiliário urbano bem escolhido torna-se também parte integrante da narrativa urbana, criando uma experiência envolvente e memorável. Este passo pode ser especialmente desafiante, mas a equipa JCDecaux está disponível para o aconselhar quanto às melhores opções disponíveis, de acordo com o seu objetivo.

4. Identifique locais estratégicos

Identificar locais estratégicos significa entender a dinâmica da comunidade local, os padrões de tráfego e os pontos de interação social. Onde é que as audiências passam mais tempo? Em estações de transporte público, áreas comerciais movimentadas ou locais de entretenimento? Estudar estes padrões ajuda a escolher os locais onde a campanha será mais notada e impactante. Além disso, a proximidade com outros pontos de referência é um fator crucial. Por exemplo, se a campanha visa consciencializar sobre uma questão de saúde, poderá ser vantajoso colocar anúncios perto de clínicas ou hospitais.

5. Crie uma mensagem impactante

Criar uma mensagem impactante e apostar num design especialmente criativo são peças-chave para cativar o público numa campanha de mobiliário urbano. É importante criar uma experiência memorável e emocional para - uma frase poderosa que faça com que as pessoas reflitam ou uma história cativante que crie uma ligação instantânea.

Além disso, a coesão entre a mensagem e o design é vital. O design deve complementar e amplificar o significado da mensagem, recorrendo, por exemplo, a cores vibrantes, tipografia inusitada ou ilustrações intrigantes.

6. Integre a última tecnologia

Integrar tecnologia em campanhas de mobiliário urbano pode transformar a forma como as pessoas interagem com as mensagens, tornando a experiência ainda mais envolvente, interativa e memorável.Por exemplo, poderá tirar partido da realidade aumentada, incentivando as pessoas a desbloquear conteúdos interativos, como vídeos, jogos ou informações adicionais. Desta forma, consegue converter a observação passiva de um anúncio numa experiência ativa e envolvente.

A interligação com mobile é outra forma poderosa de relação com o público. As campanhas podem promover a instalação de aplicações específicas que oferecem descontos ou informações adicionais quando estão próximas do local. Com a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial e 5G, as possibilidades são infinitas.

7. Meça os resultados

Medir os resultados é crucial para entender o impacto que a campanha teve. Por exemplo, uma das formas mais diretas é medir o número de interações com os elementos da campanha, como digitalizações de códigos QR, downloads de aplicações ou participação em promoções exclusivas vinculadas à campanha. Analisar estes dados fornece uma visão do envolvimento do cliente e do sucesso da campanha, e ajuda a perceber quais foram os aspetos mais atrativos para o público, o que ajuda a fundamentar futuras estratégias de marketing.

8. Seja socialmente responsável

Por fim, mas não menos importante, opte por parceiros socialmente responsáveis, que partilhem os seus valores de sustentabilidade. Certifique-se que têm políticas sólidas de responsabilidade ambiental, como utilização de materiais amigos do ambiente, práticas ativas de redução de desperdício ou utilização eficiente de energia.

Ao fazer isso, estará a promover uma cadeia de valor que se preocupa com o planeta e as pessoas. Ao destacar estas parcerias na sua comunicação, também poderá inspirar outras marcas a seguir o exemplo. Escolha a JCDecaux para contar com um forte compromisso com a sustentabilidade na implementação da sua próxima campanha em mobiliário urbano.

 

JCDecaux, o seu parceiro para campanhas em mobiliário urbano 

 

Na JCDecaux, trabalhamos todos os dias para melhorar a qualidade de vida nas cidades através de experiências de comunicação inovadoras. As nossas soluções de OOH são a referência em inovação, qualidade, estética e funcionalidade.

Entre em contacto com a nossa equipa de especialistas e comece hoje a desenhar a sua próxima campanha.

 

Publicado em Atualidade